My Authors
Read all threads
O PAPEL DE GILMAR. 1. Para muitos, a ação do ministro Gilmar Mendes parece errática. Ela não é, todavia. Ela é coerente. Seu papel tem sido o de defender de forma intransigente o establishment político de centro-direita que domina o Congresso Nacional.
2. Quando o governo do Lula e da Dilma lhe parece querer corromper o sistema político para favorecer a perpetuação da situação petista, ele apoia de modo intransigente todas as ações que levem à sua remoção do poder, desde pelo menos o mensalão.
3. Quando a Lava Jato, porém, avança sobre os políticos do establishment de centro-direita, como PMDB, PSDB e Temer, ele se posiciona no sentido de estrangular aquela operação. O ápice dessa defesa foi absolver Temer no julgamento da chapa eleitoral no TSE
4. Quando Bolsonaro ameaçava, até outro dia, fechar o STF por um golpe de Estado, incentivando manifestações nesse sentido, Gilmar botou a boca no trombone. Live e entrevista todo esculhambando o presidente e dizendo que o exército não era sua milícia particular.
5. Agora que Bolsonaro parece renunciar ao golpismo e aceitar o sistema, se acertou com as forças do establishment de centro direita no Congresso, Gilmar passa a tratá-lo com o carinho desvelado que dedica àqueles, mantendo o Queiroz em prisão domiciliar.
6. As decisões do ministro Gilmar em matéria política são todas orientadas tendo em mente, portanto, nos últimos 15 anos, pela defesa do status quo do establishment político-partidário parlamentar de centro-direita.
7. Gilmar pensa muito provavelmente que o funcionamento regular do sistema constitucional, do ponto de vista político empírico, depende da conservação do establishment político, visto por ele como sua pedra angular.
8. O resultado de sua ação é uma faca de dois gumes. Ele garante a estabilidade sistêmica contra a esquerda e à direita radical, mas sempre extrapolando ostensivamente a dimensão de imparcialidade de que as decisões judiciais devem de revestir pelo menos na aparência.
9. O ministro Gilmar pode ser criticado por seu viés abertamente anti-petista, e pelo modo ostensivo como manifesta em seus julgamentos suas preferências ou visões políticas. Só não pode ser criticado como incoerente. Coerência política, há. Jurídica, já não sei.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Christian Lynch

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!