My Authors
Read all threads
Em artigo para a revista Foreign Policy, Ivan Krastev explica q os populistas transformaram "democracias de cidadãos" em "democracias de torcedores". Para figuras como Bolsonaro, cada cidadão q se converte em torcedor representa uma vitória, mesmo q a pessoa torça contra ele.👇🧵
Enquanto um cidadão considera que apontar e corrigir os erros de seu próprio partido seria um sinal de lealdade aos seus ideais, o apoio dos torcedores é absoluto, inabalável e irrefletido.
A presença de torcedores inebriados e desprovidos de senso crítico é um ingrediente fundamental para que os populistas transformem a política em um jogo de lealdades. Nessa competição, não há espaço para nuances, apenas para um sentimento de “nós contra eles”.
Esse ambiente de fla-flu encerra o debate sério. O que importa é que o seu lado ganhe. É como em uma final de campeonato, onde um torcedor jamais criticaria o árbitro por tomar uma decisão errada, desde que ela favorecesse seu próprio time.
Nas "democracias de torcedores", a política propriamente dita cede lugar a um senso de identidade e pertencimento. O senso crítico é substituído por uma filiação permanente e quase religiosa. Aqueles que se recusam a aplaudir os aliados são vistos como traidores.
Ainda q haja ótimos motivos para q um cidadão desconfie de Bolsonaro, sua atitude ñ é a mesma de um torcedor. Na visão deste último, seria necessário demonizar os eleitores do presidente e rejeitar de antemão qq proposta do governo, além de se recusar a enxergar erros da oposição
Esse comportamento é um baita favor aos populistas, q precisam manter o clima de confronto de torcidas. Se vc jamais tomaria um café com um bolsonarista e cortou relações com os amigos que votaram no presidente, então acabou se transformando sem saber na maior arma de Bolsonaro.
Para manter seus apoiadores, tudo o que o presidente precisa é que o Brasil continue sendo uma democracia de torcedores.
Aqueles que se negam categoricamente a lidar com bolsonaristas e fazem vista grossa aos erros da oposição acabam permitindo que o outro lado também mantenha seu apoio ao presidente de forma acrítica. Afinal, torcedor não abandona seu time, mesmo quando ele joga mal.
O maior pesadelo de Bolsonaro é ter que disputar uma eleição em uma democracia de cidadãos, onde não haja torcidas, apenas pessoas avaliando propostas políticas concretas. Nesse jogo, Bolsonaro não teria a menor chance.
Abaixo o link para o artigo do Krastev. É uma resenha do novo livro da @anneapplebaum sobre ameaças autoritárias. O livro é sensacional e espero que alguma editora brasileira possa publicá-lo em português.
foreignpolicy.com/2020/08/15/the…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Oliver Stuenkel 🇧🇷

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!