O Brasil está lotado de casos como o da menina de 10 anos. Em pesquisa de campo para mapear a circulação da ideologia de gênero no Brasil encontrei portas de banheiro masculinos em cidades do interior em que eram escritos como ocorriam estupros de menores em casa. (1) ImageImageImage
Durante o trabalho de campo ouvi sobre os ciclos de estupro, quando o pai ou padrasto estupra a filha ou enteada, a engravida e passa a estuprar a criança nascida da relação. Em geral vizinhos e familiares sabem e o silêncio é difícil de romper. (2)
Em várias cidades em que os ciclos de estupro ocorrem também são pautados projetos de lei municipais de supressão do debate de gênero nas escolas e pressão de pais sobre professores e diretores. O problema sempre está fora do núcleo familiar, nunca dentro. (3)
Na linguagem da id. de gênero, estupro, homossexualidade, transexualidade e aborto pertencem ao mesmo domínio do diabólico. Por isso os movimentos LGBT e feministas são tratados no registro da conspiração, de portadores uma ideologia que atenta às leis da natureza. (4)
A ideologia de gênero tem sido uma das ferramentas mais bem sucedidas da direita no Brasil. Ao disputar o gênero e a sexualidade no campo da política, oferece uma compreensão útil para valorar um mundo em transformação em que feminismo e lutas LGBT pautam direitos sociais (5)
Mesmo conquistas insuficientes sobre gênero e sexualidade são utilizadas como evidência de que o Estado foi contaminado pela id de gênero. A pesquisa da @kalil_isabela tem apontado esse deslocamento do Estado para a família na administração das ações desenvolvidas por Damares.
Essa interpretação não se coloca contrária aos direitos, mas a favor de direitos para sujeitos específicos. Muitos se levantaram para dizer que defendiam “as duas vidas” no caso da menina, enquanto a esquerda estaria defendendo a “vida de uma criança e a morte de outra” (5)
O que a campanha de abstinência sexual p/ jovens, peça chave da atuação da Damares, tem a contribuir com uma menina de 10 anos estuprada pelo padrasto? Relativizar a responsabilidade do padrasto atribuindo uma influência diabólica a ele e questionar responsabilidade da vítima (6)
Mas, sobretudo, consegue manter as dinâmicas de abuso contra menores de idade e mulheres e a exclusão e a violência contra jovens LGBTI, no domínio do privado, sem interferência do Estado. Não há cortina de fumaça alguma nisso, é uma política de governo em curso. (7)
A @jamoteka tem demonstrado na pesquisa dela a trajetória da Damares no ativismo de desmonte das garantias relacionadas a gênero e sexualidade. A articulação antigenero no Brasil não começou com Bolsonaro e tem sido tarefa de pesquisadores/as investigar esse vasto ecossistema (8)
Damares é uma vitrine importante dessas ideias, mas há canais de youtube, editoras, rádios e canais de televisão evangélicos, documentos e produção de teoria teleológica pela Igreja Católica, instituições transnacionais, campanhas e eventos (9)
Não é burrice, não é fé cega, não é a influência do zap apenas. Essas explicações não ajudam a entender porque parcelas inteiras da população participam e mantêm estruturas de violência enquanto atribuem a culpa da desordem do mundo ao diabo, à esquerda, aos LGBT, ao kit gay (10)
São fenômenos que despertam engajamento político e afetivo, um sentimento de luta justa, um combate moral em prol do “bem”, sensação de pertença, ferramentas de compreensão de mundo. Enfrentar as campanhas pró-vida e antigenero passa por entender seu alcance e mecanismos (11)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Lucas Bulgarelli

Lucas Bulgarelli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(