My Authors
Read all threads
1. Esse artigo do Hazony é essencial para compreender o que está ocorrendo na política mundial, e o que irá ocorrer em seguida. Vou resumir o principal numa thread:
2. A democracia liberal, de ideiais iluministas, é historicamente muito vulnerável ao marxismo. Oq o marxismo faz é atuar na clave do opressor e oprimido, sempre. Tudo ele vê sob essa ótica. E sempre haverá pessoas nessas condições em qualquer sociedade.
3. Além disso, a democracia liberal considera uma serie de conceitos como auto evidentes (homem, mulher, justo, igual, liberdade, etc) porém eles só fazem sentido num contexto de tradição cultural mantida. É o senso comum.
4. O marxismo ataca esse senso comum e procura ressignificar tudo na clave do opressor e oprimido.
5. Os movimentos Black Lives Matter, Woke, esquerda identitária e etc (como suas versões brasileiras) são apenas aplicações atualizadas do pensamento marxista, com novos termos e expressões. Os valores são clássicos do velho marxismo.
6. A esquerda democrática é sempre a porta de entrada do marxismo, pq ela busca acomodar a matriz de pensamento marxista. Com isso, vai sempre cedendo espaço. Veja como funciona a “dança” da esquerda (tucana p ex) com o marxismo (PT p ex):
7. - Esquerda diz que todos serão livres (constituição de 1988).
- marxistas apontam injustiças e desigualdades no modelo, e pedem mais direitos.
- esquerda reconhece essas desigualdades, fica envergonhada e concede mais direitos.
- repita a sequência até exaurir o modelo
8. A democracia parte do princípio q ambos lados consideram o outro como legítimo, e aceitam q assuma o poder ao vencer eleições. So q esse é um dos pilares culturais q os marxistas buscam destruir. Pra eles, nao há “legitimidade”. Isso seria apenas uma forma de se exercer poder
9. O modo de conquista marxista tem funcionado: deslegitimizar o adversário. E o adversário é o conservador, que está sendo ressignificado para racista, ditador, opressor. Sem o adversário legítimo, acaba-se a democracia.
10. O autor conclui q a esquerda democrática só tem uma alternativa se não quiser virar serva dos marxistas e sumir: se aliar taticamente com a direita buscando manter a alternância democrática.
11. Agora meus comentários pessoais: O texto é essencial, muito bom mesmo, mas a conclusão é apenas pensamento positivo. A esquerda “moderada” sempre cedeu espaço e vai continuar cedendo à sua ala radical. É pra isso que os moderados servem na verdade.
12. Está claro q a democracia como conceito está chegando ao fim. No mundo todo. Resta saber quem irá dominar quem.
13. Se tudo seguir como está, sem reação, a resposta está clara. Temos que nos libertar da prisão mental q a esquerda nos impôs. Eles perverteram instituições e leis que tínhamos como “sagradas”. Só que sagrado é Deus, e só. Lembrem. Se não agirmos agora, será tarde
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Victor S. Metta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!