My Authors
Read all threads
Teto de gastos - a armadilha da flexibilização

Camaradas, a EC-95, conhecida como PEC da MORTE ou teto de gastos é uma aberração jurídica e econômica, além de ser antidemocrática. Mas é outra coisa também: é INSUSTENTÁVEL. E quem desenhou o projeto sabia disso +
a ideia que já circula em vários meios da burguesia de "flexibilizar o teto" é uma armadilha. E as esquerdas precisam ficar atentas a isso. Muitos já estão falando em retirar o investimento do teto e deixar apenas custeio. Em 2018 eu gravei um vídeo chamando debatendo essa ideia+
chamado "As ideias perigosas de Ciro Gomes". Muita gente ficou puta por causa do vídeo. O que defendi, e sustento, é que falar de limite de custeio e deixar investimento livre, é uma armadilha neoliberal. Por qual motivo? Bem, todo investimento VIRA CUSTEIO. Acompanhe +
quando eu faço um investimento de construção de um hospital, escola, universidade ou hidroelétrica, ao fim da obra, esses equipamentos vão precisar de PESSOAL para funcionar. Hospital, escola, universidade e afins precisa de gente, funcionários.
Logo, a cada investimento que eu faço, potencializo o montante necessário para o custeio. Quanto mais investimento, maior será a demanda de gasto com pessoal e outras formas de custeio (hospital, por exemplo, não funciona sem equipamentos de variados tipos).
se, porém, o investimento é livre ou com menos amarras e o custeio fica amarrado, como gerir o resultado dos investimentos? Simples, entrega para a iniciativa privada. Aqui entra o famoso: investimento público, lucro privado. E muito lucro!
Quando o governo FHC proibiu concurso público para atividades meio, ele criou um mercado bilionário para empresas de terceirização. Uma faxineira da UFPE recebe em média um salário mínimo e custa 3 ou 4 salários para os cofres públicos. Um negócio ótimo para a empresa, não é?!
A ideia de "flexibilizar o teto" tirando investimentos é potencializar essa lógica em nível assustador. Agora ao invés de abrir mercado privado nas atividades meio ou gestão, por que não criar mercado privado para tudo nos equipamentos públicos? Essa é a lógica.
Fazer com que cada investimento público seja, automaticamente, um nicho de lucro para as empresas privadas. Note também que o debate sobre flexibilizar investimentos no teto de gastos vem junto com a ideia de "contrarreforma administrativa". O sentido é óbvio.
Não tem nada de progressista tirar investimento do teto de gastos. Precisamos, isso sim, defender o fim dessa aberração jurídica e econômica. Qualquer pessoa que defender tirar só investimento, pode fazer até discurso de esquerda, mas opera numa lógica NEOLIBERAL!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Jones Manoel

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!