My Authors
Read all threads
Nas #Eleicoes2020 no Brasil, mais do que nunca, votar em mulheres não vai ser o suficiente! Quer saber o porquê? Segue o fio 👇
Primeiro, um pouco de contexto: 1 - Mulheres ocupam apenas 25% das cadeiras nos parlamentos em todo o mundo. No Brasil, a situação é um pouco pior: são a maioria do eleitorado (52%), mas ocupam apenas 15% das vagas no Congresso Nacional.
2 - Nas Câmaras municipais, as vereadoras são menos de 14%. Em 25% das cidades, nenhuma mulher foi eleita para o Legislativo. Em governos estaduais, a presença de mulheres é de míseros 3% – Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte, é a única governadora atualmente eleita.
3 - No ranking da representatividade feminina na política, divulgado em 2019 pela União Interparlamentar Internacional (UIP), o Brasil estampa a constrangedora 133º posição numa lista que contempla 192 nações.
4 - De acordo com a pesquisa Prefeitas Brasileiras, do @IAlziras, nas últimas eleições municipais (2016), 649 mulheres foram eleitas prefeitas num universo de 5.568 municípios – e apenas dez mulheres negras.
5 - E a mesma disparidade foi vista no número de candidatas. Em 75% dos municípios, apenas homens concorreram ao cargo.
E qual o motivo dessa discrepância? Primeiro, mulheres crescem escutando que esse não é o lugar delas. A sociedade sempre afirmou, e segue repetindo, que política é coisa de homem. 🤮
No que diz respeito à política, as barreiras são imensas para as brasileiras logo na entrada. A primeira delas é a falta de senso de pertencimento. Estudo da @elasnopoderbr apontou que o maior motivo de muitas nunca terem se candidatado é considerarem que “não têm perfil”.
As que juntam coragem para erguer a cabeça e os punhos vão se deparar com obstáculo atrás de obstáculo: 1 - Para começar, as mulheres têm menos tempo livre para a prática política em si – trabalham em média dez horas semanais a mais que homens em afazeres domésticos (PNAD/IBGE)
2 - Depois, dentro dos próprios partidos, a violência de gênero é rotineira e tratado com conivência. Para saber mais sobre a #ViolênciaPolíticadeGênero, vale assistir ao episódio 2 da nossa série #Eleitas:
3 - E existe ainda uma imensa desigualdade de recursos, tanto provenientes de doações quanto do fundo eleitoral: um levantamento da FGV mostrou que mulheres gastaram quatro vezes menos que homens nas eleições de 2018.
Não bastasse esse contexto, 2020 ainda trouxe uma pandemia, que alterou a vida de bilhões de pessoas e vai alterar a realidade das eleições. Mas, assim como o vírus não atinge a todos da mesma maneira, também não afetará todas as campanhas por igual:
Com os filhos fora das escolas e a multiplicação das funções domésticas, surgiu uma espécie de nova jornada, sobreposta ao trabalho e aos estudos.
E as campanhas, migrando para o meio digital, podem ficar ainda mais caras – sim, mais caras. Isso porque, para fazer com que conteúdos cheguem longe, é necessário investir em produção e publicidade nas redes sociais, algo muito custoso.
E a já mencionada falta de pertencimento se junta agora à falta de perspectiva. Continuamente desencorajadas, as mulheres se tornam mais propensas a abandonar suas candidaturas.
Existe saída? Não há dúvida! O caminho vai ser suado, mas várias iniciativas já estão em curso para tentar superar os entraves e apoiar candidaturas com novos perfis, corpos e propostas. Como nosso projeto Im.pulsa, em parceria com @elasnopoderbr impulsa.voto
Quer saber mais? Confira o artigo que @gabijuns, do #InstitutoUpdate, publicou em parceria com a @_isabelarahal, do #ElasNoPoder, na @MarieClaireBR: revistamarieclaire.globo.com/Mulheres-do-Mu…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Instituto Update

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!