My Authors
Read all threads
Tretas da MPB, capítulo 7:
Rita Lee x Os Mutantes (Thread)
Voltamos devido a pedidos de continuarmos semanalmente com essas threads que contam um pouco dos bastidores das maiores estrelas da música brasileira. Nesse episódio vamos contar sobre uma briga que já havíamos citado no capítulo 3 “Elis Regina x Rita Lee”
Demos uma pausa nas produções dessas threads para podermos ficar também em outros projetos, e podemos prometer que vem muita coisa legal por aí, iremos anunciar as novidades aos poucos. No nosso fixado tem uma thread com nossas postagens/projetos, venha conhecer melhor ❤️🎶
Os Mutantes são um grupo brasileiro de rock, formado em 1966. Seus fundadores foram Arnaldo Baptista, que começou no baixo e depois assumiu o piano e os teclados; seu irmão Sérgio Dias, guitarrista e violonista; e Rita Lee Jones, que tocava flauta, harpa e percussão.
Os Mutantes estrearam em outubro de 1966, num programa de televisão. No ano seguinte, chamados pelo maestro Rogério Duprat, participaram da apresentação da música “Domingo no parque”, de Gilberto Gil, no III Festival de MPB da TV Record, em São Paulo
Em 1968, o grupo participou do disco Tropicália ou Panis et circensis, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa e Nara Leão, além dos poetas Capinan e Torquato Neto. Com arranjos musicais de Duprat, é o disco-manifesto do movimento artístico chamado tropicalismo
No mesmo ano, eles gravaram seu primeiro disco LP, Os Mutantes, com arranjos de Duprat e a participação de Jorge Ben (em “A Minha Menina”). O som apresentava muita irreverência e criatividade, típicas do tropicalismo, além da influência marcante dos Beatles.
Em 1969, com o baterista Ronaldo Dias Leme, o Dinho, integrado à formação da banda, os Mutantes lançaram o disco Mutantes, com mais músicas dos seus integrantes (como “Dom Quixote”, “Caminhante noturno”, “Rita Lee”), além da criativa versão para “Banho de lua”.
Em 1970, gravaram A Divina Comédia ou Ando meio desligado se aproximando do rock mais puro, começando a se dissociar do tropicalismo. Esse disco trouxe músicas como “Ando meio desligado” e “Desculpe, babe”, contando com a participação do baixista Liminha, que entrou para a banda.
Em 1971, o LP Jardim elétrico abriu as portas para novas influências, misturando rock com soul e funk com música latina. Destaque para o sucesso “Top top” e para “It’s very nice pra chuchu”, “Virgínia” e “El Justiciero”.
Em 1972, a banda gravou Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets, que seguiu a trilha do anterior. É desse disco a clássica “Balada do louco”, assim como a vibrante “Posso perder minha mulher, minha mãe, desde que eu tenha o rock and roll”.
No mesmo ano, Rita Lee deixou a banda, numa polêmica que se arrasta até os dias atuais. O último registro do grupo com Rita é Hoje é o primeiro dia do resto de sua vida. Mas, em vez de creditar o álbum à banda, a gravadora lançou-o como o primeiro disco solo de Rita
Mas o que teria acontecido para a Rita deixar a banda? Ela foi demitida ou ela se demitiu? Afinal, ela era casada com um dos integrantes da banda (Arnaldo Baptista), o que havia acontecido que resultou no desligamento de Rita Lee dos Mutantes?
Anos após a saída dos Mutantes, Rita Lee comentou sobre como foi essa saída do grupo:
Monja Coen comentou um pouco em 2014 como era o relacionamento de seu primo, Arnaldo Baptista e Rita Lee
Trecho do Documentário “Luz, Câmera, Canção!” do Canal Brasil, onde Sérgio Dias e Arnaldo Baptista falam um pouco sobre a saída de Rita Lee e a relação deles
Arnaldo Baptista comenta um pouco sobre o episódio em que ele pulou da janela do 4º andar e quase morreu
Rita Lee comenta sobre o final “trágico e injusto” dos Mutantes e conta que não voltaria a viver os Mutantes
Continuação:
Rita Lee comenta o incidente que quase custou a vida de Arnaldo Baptista, e um pouco de como era sua relação com ele
É uma pena que a maior banda de Rock do Brasil tenha tido esse “final” trágico. O bom é que podemos sempre ouvir as obras primas que eles nos deixaram. Para encerrar vamos deixar aqui 3 dos maiores sucessos dos Mutantes:

Os Mutantes - Bat-Macumba
Os Mutantes - Ando Meio Desligado
Os Mutantes - Panis et Circenses
Queremos agradecer a todos os elogios e sugestões que estamos recebendo de vocês, isso torna tudo mais gratificante, afinal, procuramos sempre trazer o melhor pra vocês ❤️
Aqui abaixo uma thread com todos os capítulos:
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with (G)old MPB

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!