Isabela Kalil Profile picture
Sep 4, 2020 4 tweets 1 min read Read on X
David Graeber nos deixou hoje. Seu trabalho marca minha trajetória de forma dupla: acadêmica e política. Em 2011, fui estudar nos EUA, em Nova Iorque, e a coisa mais importante que aprendi foi na rua e não na sala de aula. Graeber foi um dos idealizadores do Occupy Wall Street +
No Occupy Wall Street fiz minha primeira pesquisa sobre o Twitter e protestos de rua. A experiência mudou minha forma de ver a política, a academia e a antropologia. Passei a admirar os professores que, assim como Graeber, davam aula na rua. Essa era a academia que eu queria +
Com o tempo, vi o Occupy perder sua força e entendi que a potência das ruas pode tomar outros caminhos inesperados e se tornar algo conservador. Movimentos como o Occupy foram a primavera, e, no fundo, minha agenda de pesquisa é entender como a primavera se torna inverno +
Do professor Graeber nos fica a lição de que a antropologia tem muito a dialogar com a economia e tem muito a dizer sobre o capitalismo. Mas também a de que é possível se manter primavera por dentro, mesmo quando enfrentamos o inverno

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Isabela Kalil

Isabela Kalil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @kalil_isabela

Jan 9, 2023
🧵 Segue o fio sobre os "patriotas":

Os atos ocorridos em Brasília são mais uma etapa do processo de radicalização da extrema direita no Brasil. Nos últimos dois anos, bolsonaristas têm realizado exercícios constantes e coordenados de mobilização de insurgência. (+)
O marco deste processo ocorreu em março de 2020, quando Jair Bolsonaro e seus apoiadores passaram a atacar os governadores e o Supremo Tribunal Federal, em atos que passaram a ser chamados de “manifestações antidemocráticas”. (+)
Nos últimos dois anos, as motociatas foram o exercício para a mobilizações de insurgência. Com essa guinada em direção à radicalização, o bolsonarismo deixou para trás a agenda que o elegeu. (+)
Read 10 tweets
Nov 3, 2022
Como Bolsonaro perdeu o controle da sua base? Na verdade, logo no início de seu governo já começou um movimento de insatisfeitos com Jair pq ele não estava entregado o radicalismo que havia prometido. Nesta entrevista de 2019 pro @valoreconomico eu falei sobre isso 👇🏻 (+)
Em 2019, me lembro de estar em uma manifestação pelo fechamento do STF e ouvir: "nós apoiamos uma ideia e não uma pessoa". Já era uma ref. de que se Jair não apoiasse o fechamento da Corte, eles prosseguiram sozinhos (+)
Em 2020, houve outra crise entre Jair e sua base mais radicalizada, após um chamado para a invasão do Congresso. Quem embarcou nessa acabou com tornozeleira eletrônica e sem o apoio de Jair (+)
Read 8 tweets
Oct 3, 2022
Sabe o que tem em comum nas pesquisas etnográficas sobre bolsonarismo? A ideia de que existe um bolsonarismo maior que Bolsonaro. Segue o fio: (+)
1. Pode parecer vago falar em "bolsonarismo maior que Bolsonaro", mas a evidência está na nova configuração do Senado com os ex-ministros: Pontes, Moro, Damares Alves, Tereza Cristina, Pazuello e Marinho. De 17 ministros de B., 9 foram eleitos e 4 ainda podem se eleger (+)
2. O bolsonarismo apareceu primeiro nas etnografias pq foi ganhando espaço de baixo pra cima. Tomou as câmaras municipais e aí parecia só uma coisa local, depois a Câmara, mas parecia só uma excentricidade. Já está na Suprema Corte e agora ganha mais espaço no Senado (+)
Read 6 tweets
Sep 8, 2021
Minha análise
sobre as manifestações saiu na capa do @Estadao de hoje 👇

O extremismo estratégico para inviabilizar a eleição

Bolsonaro passou a dispensar o apoio dos segmentos mais moderados, se afastando do 'cidadão de bem' para se aproximar do 'patriota' (+)
Ao realizar pesquisas com apoiadores de Bolsonaro, identificamos 16 perfis de eleitores, todos atravessados pela ideia de “cidadão de bem”. A noção de "cidadão de bem" atraiu potenciais eleitores a partir do repúdio à corrupção, seja moral ou política. (+)
Em 2020, Bolsonaro passou a dispensar o apoio dos segmentos mais moderados, se afastando do “cidadão de bem” para se aproximar do “patriota”. O “patriota” é aquele capaz de “dar a vida pelo País”. (+)
Read 9 tweets
Jun 9, 2021
NOVA PESQUISA 📌

Publicamos um artigo sobre #TeoriasConspiratorias da #ExtremaDireita na pandemia.
Analisamos como Bolsonaro transformou teorias conspiratorias sobre vacinas em discurso oficial do Estado e em políticas públicas, no primeiro ano da pandemia.

Segue o fio 🧵
Analisamos as narrativas mobilizadas por Bolsonaro e seus apoiadores, entre março e dezembro de 2020. Entre essas narrativas, se sobressai a mobilização do medo de uma "conspiração comunista". Ao longo do tempo isso foi se alterando (±)
Mapeamos dois momentos no compartilhamento de teorias conspiratórias, rumores e fake news. De março a junho, o foco foi a origem do vírus culpando a China pela pandemia. O conjunto de narrativas mobilizam a categoria de "vírus chinês" (+)
Read 20 tweets
Mar 25, 2021
Algumas pessoas passaram a me seguir agora e pediram referências das minhas pesquisas sobre extrema direita:

Comecei pesquisar extrema direita (protestos de rua e mobilização na internet) nos Estados Unidos, em 2011 (+)
Passei a acompanhar jovens bolsonaristas em 2011. Não concordo com as análises de que a direita contemporânea nasceu em 2013. Nesse texto analiso o que considero ser chave que é o Plano Nacional de Direitos Humanos (+) epoca.globo.com/isabela-kalil/…
A pesquisa sobre os 16 perfis dos eleitores de Bolsonaro é a síntese de vários anos de etnografia a partir da noção de caleidoscópio: cada segmento de apoiador tem uma imagem diferente de Bolsonaro bit.ly/16perfis (+)
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(