E o racismo estrutural mais uma vez deixa sua marca na vida de um dos nossos. Até quando veremos jovens negros sendo presos injustamente?
Como diz Amiri em Mandume do @emicida: "Olha pra onde os do gueto vão" glo.bo/3jSDNS0🧶👇🏿
Racistas sendo racistas desde sempre! A história do nosso país evidência o quanto o racismo está entranhado no nosso cotidiano e não seria diferente no judiciário.
Lembram daquele caso da sentença em que, na justificativa de sua condenação, a juíza pontuava “em razão de sua raça”? Então, o caso deste jovem é mais um que dentro da nossa história ajuda a compreender a criminalização do corpo preto, bem como os desdobramentos dessa correlação.
O Brasil - desde os tempos de colônia - tratou de forma desigual todos aqueles que não estavam inseridos no contexto ideal pregado. Com isso, negros, índios, mestiços e mulheres sempre foram postos à margem.
Quando temos o processo de transição do Império para a República a coisa só piora. Pois temos o início do movimento de criminalização da pobreza e por óbvio, dos pretos.
Dessa maneira, pobres e pretos passam a ser perigosos, dando origem e manutenção aos sistemas de controle e moralização destes corpos.
As legislações em questão servem como exemplo do mecanismo de controle dos excluídos: seja por meio do recrudescimento de leis penais, do aumento violência policial (que mata nossos jovens diariamente no Rio de Janeiro), ou de casos como este.
O debate sobre encarceramento em massa do povo preto precisa ser feito com frequência. O processo de criminalização de corpos pretos é uma política que precisa ser combatida.
Força Luiz Carlos! ✊🏿 #VidasNegrasImportam#JusticaProLuiz
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🚨Pessoal, a reforma tributária é um TREMENDO avanço pra agenda urbana brasileira! COMO os urbanistas não estão falando sobre isso? Alô, alô! Segue o fio. 👉🏿🧶
A proposta prorroga até 2032 a desvinculação de 30% das receitas municipais e amplia as possibilidades de aplicação de receita da COSIP, contribuição destinada exclusivamente ao custeio do serviço de iluminação pública;
Fim do imposto de transmissão causa mortis e doação, facilitando a regularização fundiária de unidades arquitetônicas em centros históricos para fins públicos e sociais;
Dentro do avião, saindo de Sharm El Sheikh para o Cairo. Vou compartilhar com vocês todas as minhas impressões dessa COP27, mas preciso falar algo: FUI VIOLENTADA nessa cidade e isso se deve AO DITADOR Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, que promove violência em seu país.
Fui sozinha num comércio local e não cedi ao assédio que sofri numa loja, e foi isso que o sujeito fez no meu braço direito. Consegui fugir e a autoridade policial local fez pouco caso!
Este país sofreu um golpe militar e há 8 anos é governado por um ditador que retira direito das mulheres, reprime imprensa e promove ódio de gênero. O estupro da "garota de Farshout" de 2019 fez acender a discussão sobre um regime machista, ditatorial e cruel.
O Canecão é do Rio e vai voltar! Hoje o Conselho Universitário da UFRJ aprovou a cessão do terreno que foi tema de debate na @camarario. E, com ele, teremos também mais espaços públicos, novo prédio acadêmico e incentivo à permanência estudantil na UFRJ!
Depois de muito diálogo e aprovação do projeto que alterou parâmetros urbanísticos na @camarario e trouxe segurança para cessão, a UFRJ aprovou no CONSUNI com ampla maioria projeto de valorização do patrimônio que vai trazer de volta o canecão.
Além do novo equipamento cultural, a UFRJ vai ter em contrapartida um novo prédio acadêmico com 80 salas de aulas e um Restaurante Universitário com capacidade de 2000 refeições por dia, fortalecendo a permanência universitária e melhorando a vida dos estudantes da PV!
Por que precisamos revogar a Lei da Alienação Parental no Brasil?
A Lei nº 12.318 de 2010, que sofreu pequenas alterações neste ano no governo Bolsonaro, tornou-se assunto na última semana devido ao apelo enviado por peritos da ONU para o recém eleito presidente Lula. 👇🏿🧶
O conceito de alienação parental surge no final da década de 80, a partir do médico militar Richard Gardner - acusado de pedofilia e abuso sexual de menores. A teoria de Gardner patologiza crianças e violenta e criminaliza mulheres, em prol da defesa absurda de homens pedófilos.
Gardner afirmava que a "Síndrome da Alienação Parental" funcionaria como um distúrbio no qual a criança desenvolve repúdio de um de seus pais a partir da manipulação do outro progenitor ou de algum dos seus parentes. Um "distúrbio" com interesses cruéis.
A fala de Lula na #COP27 nos coloca novamente no cenário internacional de combate ás mudanças climáticas. Reforça os compromissos do país nessa pauta e reforça a importância d luta contra a crise ambiental andar de mãos dadas com a luta contra a fome e as desigualdades sociais.👇🏿
+ tão mais acirradas em paises em desenvolvimento. @LulaOficial Reforçou a grandiosidade de preservamos a Amazônia em todo o seu bioma. É possível sermos um grande produtor de alimento sem bater recorde de desmatamento, como vínhamos fazendo nos últimos anos +
por conta do total desprezo de Bolsonaro pela vida. Retomaremos o diálogo com o restante do mundo, com nossos companheiros da América Latina, por exemplo, para juntos fortalecermos o posicionamento da região. #COP27
Daonde saiu tanto dinheiro de Bolsonaro no segundo turno? O candidato à reeleição “arrecadou” mais de 60 milhões desde 10 de dezembro. Foi vaquinha? Não! Os doadores estão declarados na justiça e são empresários, sejam ligados a grandes marcas, ao agro e a igrejas.Segue a lista👇🏿
Salim Mattar – Localiza
Antônio Cláudio Brandão Resende - Localiza
Flávio Brandão Resende - Localiza
Fabiano Campos Zettel - Advogado (Magalhães & Zettel, BH e SP) e pastor na Igreja Bola de Neve
Luciano Hang - Havan
Jorge Eduardo Beira - Ypê (produtos de limpeza) e Oikos
Ana Maria Veroneze Beira - Ypê
Antonio Ricardo Beira - Ypê
Waldir Beira Junior - Ypê
Darsi Fritzen - pecuarista (PI)