My Authors
Read all threads
É verdade que o serviço público pode e tem que melhorar, mas esse não é o objetivo da reforma administrativa do Bolsonaro. Siga o fio e entenda o que está em jogo.
A proposta de Bolsonaro atinge funcionários que garantem serviços públicos essenciais à sociedade. A maioria trabalha muito e ganha pouco, como professores e profissionais da Saúde. Isso afeta não só os trabalhadores, mas toda população que depende da Educação e Saúde pública.
Bolsonaro não mexeu nos privilégios da elite dos servidores, como militares, juízes, magistrados e procuradores. Ou seja, a reforma não vai economizar gastos porque não atinge quem ganha mais. Muito pelo contrário: quem pagará a conta é quem ganha menos.
Essa reforma autoriza Bolsonaro a acabar com órgãos públicos por decreto. Atualmente isso tem que passar por uma votação no Congresso. Já imaginou o Ibama, responsável pela fiscalização ambiental, ser extinto com apenas uma canetada do presidente? Pois isso pode acontecer.
A reforma também acaba com a estabilidade do servidor. O que isso significa? O governo poderá demitir quem ele quiser. Por exemplo, contrariou os interesses do governo? Tchau. Já pensou o ministro Salles ter o poder de demitir fiscais? É isso que ele quer: passar a boiada.
Se lembram do fiscal do Ibama que multou Bolsonaro por pesca ilegal em 2012? Em 2019, quando Bolsonaro virou presidente, ele mandou demiti-lo do cargo de chefia. Sem a estabilidade do servidor, o fiscal perderia o seu emprego de vez. Percebem o perigo disso?
Servidores com experiência e formação pra exercer o cargo podem ser substituídos por funcionários de confiança do prefeito, do governador e do presidente. O que pode acontecer? Mais Queiroz e Guardiões do Crivella na administração pública. Você acha correto?
A reforma dá poderes imperiais à caneta de Bolsonaro, permitindo extinguir órgãos e cargos públicos por decreto. Isso é GRAVE e as consequências podem ser muito perigosas e trágicas ao país. Vai ficar muito mais fácil para o governo passar a boiada na área ambiental.
Bolsonaro não quer cortar gastos com a administração pública. Sua proposta atinge servidores que ganham salários baixos, que podem correr o risco de serem demitidos se não concordarem com o governo. E nós conhecemos Bolsonaro há anos. Sabemos como ele persegue seus adversários.
Eu e bancada do @psolnacamara vamos lutar para barrar esse absurdo no Congresso. A reforma administrativa de Bolsonaro é nada mais que o desmonte do Estado e irá prejudicar quem mais precisa do serviço público: a população mais pobre.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Keep Current with Marcelo Freixo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!