1/N) O que importa é o Equity Risk Premium (ERP). Mas todo mundo só fala de P/E (price/earnings ou P/L, preço sobre lucro).

Podemos calcular o ERP como o Earnings Yield (o inverso do P/E) menos o juro real de longo prazo.
2/N) Usamos juros reais pois empresas têm receitas atreladas à inflação, portanto o juro nominal não é o relevante nesta história.

Historicamente ERP de 5% diz que ações estão baratas. 3% é ERP de bolha. Passamos por alguns ciclos no Brasil e no mundo. Agora vejam as 3 tabelas.
3/N) Fiz ERP de 3% (caro), 4% (médio) e 5% (muito barato). Então devemos buscar o juro real e P/E equivalente para tal ERP.
4/N) Entre 2009 e 2015 tivemos diversos momentos que a bolsa brasileira negociava próximo de 12x lucro, mesmo com juro real de 6%, fazendo que o Equity Risk Premium implícito fosse de aproximadamente 2,33%. Atualmente temos juro real de 10 anos oscilando entre 3% (pré Covid) e..
5/N) 4,5% (stress), tendo estabilizado próximo de 3,5%. Portanto um IBOVESPA médio negociaria em um P/E de 13,33x e o barato seria 11,76x conforme tabela.

Nos EUA o juro real de 10 anos rodava próximo de zero, chegou até um pouco acima de 1% em 2018, mas atualmente está em -1%.
6/N) S&P médio deveria negociar em 33,33x lucro e barato a 25,00x.
Pré Covid-19 o S&P negociava entre 18 e 20x lucro, com juro real próximo de 0%, portanto ERP era um dos mais altos (5,00-5,55%) e ações descontadas.
7/N) Mesmo em um cenário que o juro real das TIPS fosse para 1%, e o P/E ficasse estável, teríamos ERP entre 4 e 4,55%.
treasury.gov/resource-cente…
anbima.com.br/pt_br/informar…
8/N) A conclusão parece bastante óbvia - nenhuma recomendação aqui. Apenas minha opinião.

Normalizando lucros em 2021-2022, as bolsas têm bastante espaço para andar e ainda sobra espaço para uma (improvável) alta de juros reais.

#buythedip #thereisnoalternative #fintwitt

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Thiago Elmôr

Thiago Elmôr Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @thiago_elmor

22 Jun
1) Muita gente diz por aí que tudo estava caro antes do Corona e segue tão ou mais caro agora. Como sempre digo, a variável mais importante é a taxa de desconto. Com um juro real de 7-8% no fim de 2015/ínicio de 2016 tudo ficava caro. Com um juro real de 2-4% melhora bem.
2) O “There is no alternative” ou T.I.N.A. que vemos por aí vem da visão que há cada vez menos juro real em títulos soberanos no mundo e, portanto, os investidores precisam buscar ativos com retornos reais como ações e imóveis.
Seria razoável esperarmos uma valorização dos...
3) ativos conforme as taxas longas caiam. Essa valorização das ações e imóveis deveria ser dada pela mudança do valor presente devido à mudança de taxas, + o retorno acima da taxa de desconto no período e, por último, VPL de uma mudança na percepção de risco (uso CDS de 5/10y)..
Read 9 tweets
30 Mar
1) Nessas horas aparecem os profetas do apocalipse – “vende tudo”, “vai pra zero”, “tem muito mais pra cair”. Se em 2021 vivermos a versão “baseado em fatos (reais)” do The Walking Dead eles estarão corretos e aí teremos problemas maiores que o retorno dos investimentos (cont)
2) Fora isso, o fundamento vai prevalecer em pouco tempo após o fim do lockdown.

Será que nunca mais iremos aos shows das bandas gringas nos estádios pois ficaremos assistindo LIVEs infinitas do Gusttavo Lima no YouTube, não andaremos de Uber, ou faremos uma viagem com aquele
3) pacote de aluguel de carro + hotel + passagem por R$Y.YYY em 12x sem juros?

Vamos falar em intervalo só para passar ordem de grandeza e ver como temos gordura (usando média de 2020/2021 já com queda de lucros médio de 12%):
- IBOV 9,5-10,5x P/E
- Utilities 9-10x P/E
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!