A república de 1946-1964 - Dutra, Getúlio II, JK, Jango - não é mais aquela. Você aí achando que esse período havia sido democrático, e interrompido pela ditadura. Não é o que os estudiosos da democracia acham hoje. Acham que era um regime híbrido de autocracia com democracia.
O gráfico segue as categorias poliárquicas do Dahl. A Era Vargas é uma autocracia plena de participação restrita ou sem participação; a República de 46 era um híbrido de autocracia com democracia, com maior participação mas precariedade de direitos civis e políticos.
O regime/ditadura militar é uma autocracia moderada, e democracia MESMO - em azul - é só da Nova República para frente.
Moral da história: pare de falar que em 1934 e 1946 houve "redemocratização". Desde quando a República Velha era democrática? Se a democratização como PROCESSO começa em 1946, DEMOCRACIA, mesmo, é fenômeno recente, de 1985 para frente. Tempo de DEMOCRATIZAÇÃO.
Espero que você tenha aproveitado a tal democracia, porque parece que está acabando. De acordo com os estudiosos, de democracia "plena", já viramos "precária" de 2016 para cá, e piorou desde que o atual presidente foi alçado ao Planalto.
Não fique triste. Quem sabe daqui a alguns anos não poderá voltará falar que viveu para ver uma "redemocratização"?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Christian Lynch

Christian Lynch Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @CECLynch

30 Sep
Vou fazer aqui um fio didático distingindo quem foi LIBERAL e quem foi NEOLIBERAL, já que ninguém está conseguindo entender a distinção
Rui Barbosa: LIBERAL Image
Campos Sales: NEOLIBERAL avant lá lettre (spenceriano) Image
Read 14 tweets
26 Sep
A edição do Meio está hoje particularmente saborosa discutindo a situação delicada da democracia americana. O Wanderley Guilherme já dizia que não havia nada que impedisse um dia a democracia dos EUA de virar autoritária. Ele estava certo.👇 @canalmeio canalmeio.com.br/notas/os-eua-f…
A matéria do Meio fala do tapetão em que a política americana se transformou graças ao golpismo republicano. Querem indicar o novo ministro do STF lá às carreiras, diante da possibilidade do Trump ser derrotado e dos democratas recuperarem maioria no Senado.
A estratégia dos republicanos é a mesma dos conservadores da segunda metade do século 19: impedir o avanço da agenda progressista pelo congresso controlando o STF deles. O ativismo começou assim: conservador. A Suprema anulava todas leis sociais das assembleias legislativas.
Read 7 tweets
25 Sep
Quando a pandemia começou com sua gestão catastrófica, ouvi amigos e colegas, todos qualificados, que a mortandade seria fatal também para o governo dele. Eu temi que não, porque sabia que a cultura brasileira sempre foi sabidamente insolidária e aqui sempre se morreu como mosca.
O governo fez a opção populista pela morte, que é a tradição do país desigual de origem escravista, predatória, ao passo que a oposição tentou tratar do assunto como se estivéssemos na Europa, onde cada vida vale muito.
Eu imaginei que o resultado seria um meio termo: todo mundo tratando a pandemia como se estivesse na Europa por dois meses, e depois todo mundo voltava a se comportar como no Brasil mesmo: cada um por si
Read 5 tweets
21 Sep
RETÓRICA LIBERTÁRIA OU NEOLIBERAIS.

1) TUDO TEM QUE PIORAR ANTES DE MELHORAR: Não existe ajuste econômico sem sofrimento ou uma piora nas condições de vida dos pobres num primeiro momento, portanto
2) SE ESTÁ PIORANDO É PORQUE ESTÁ DANDO CERTO: A austeridade está destruíndo atividades econômicas inúteis e modernizando a economia, que ressurgirá como uma planta mais forte depois
3) PROBLEMAS RESULTANTES DA GESTÃO É CULPA DE QUEM VEIO ANTES mesmo que seja quarenta anos antes, como os desenvolvimentistas no Brasil;
Read 6 tweets
20 Sep
TESTE DE LIBERALISMO. Se você acha que todos aqueles que não concordam com você são "esquerdistas", esteja certo de pelo menos uma coisa: você NÃO É LIBERAL.
Liberais estão no meio e zelam para que haja um terreno comum onde conservadores, liberais e socialistas, desde que democratas, possam competir pelo poder.
Se você acha que quem discorda de você é inimigo, você não preenche um requisito essencial do liberalismo, que é a tolerância de quem está no centro, zelando pelo jogo à esquerda e à direita. Você deve ser neoliberal ou libertário, ou conservador simplesmente.
Read 4 tweets
19 Sep
Há gente aqui simpática ao Novo que, soube, se queixou do meu tuíte sobre a tradição libertária no Brasil, me chamando de esquerdista etc. Eu quero é até me REFUTEM, porque eu vou postar aqui e agora as citações do Alberto Sales, do Murtinho, do Gudin e do Campos.
"A restauração da ordem, eis a grave questão suprema para todos aqueles que se dizem amigos da ordem e do progresso e que fazem o máximo empenho em salvar da ruína que as ameaças, as brilhantes conquistas da civilização"
"Esse ponto de apoio não pode ser, no momento angustioso em que nos achamos, senão o governo. O que é preciso, portanto, é restaurar de um modo completo, com todo o seu prestígio e força, a autoridade política, único centro de resistência que ainda resta, contra a onda invasora
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!