Como livres trocas ajudam mais os pobres do que um estado assistencialista-THREAD
Atualmente em meio a um debate é muito comum você ouvir frases como: “o capitalismo cria desigualdade” ou "você só apóia o capitalismo porque é rico!”ou “o capitalismo desfavorece os pobres.” ou então uma muito famosa “o capitalismo cria monopólios.”
E se eu dissesse que esse sistema tão odiado, na verdade expõe todas as empresas, sejam elas grandes médias ou pequenas, ajuda mais os pobres do que o próprio estado, além de ser totalmente submisso às vontades dos consumidores,você acreditaria?
Vamos começar lembrando que você só tem valor quando resolve algo para outras pessoas, com esse conceito podemos chegar a conclusão de que uma empresa só tem valor, ou seja, só tem lucro e funcionabilidade quando atende aos pedidos dos consumidores.
Com o argumento anterior avanço dizendo, o consumidor procura sempre melhorar sua qualidade de vida e com isso busca produtos inovadores com um preço acessível o que leva aos empresários estarem sempre buscando uma nova forma de agradar seu público competindo com outras empresas.
Essa competição leva os preços a diminuírem, pois se existe algo e você tem a opção de pagar mais barato pelo mesmo, logicamente escolherá o mais barato.
Mas se o estado interfere nessa lógica natural do mercado baixando os preços para supostamente“ajudar os mais pobres”, na realidade estarão apenas atrapalhando!!
Tabelar o preço de algo é totalmente errado, o preço não é algo que você possa alterar numa canetada, mas sim um cálculo, o resultado de um processo de produção e mexer nisso desregula a economia, afasta investidores e cria monopólios.
Desregula a economia pois os preços não vão ser o espelho da real demanda e oferta, afasta investidores pois ninguém quer incentivar uma produção sem lucros, e por fim cria monopólios pois só as empresas gigantes terão (ou não) capacidade de produzir.
Vou fazer uma analogia para você entender o livre mercado. Alguém precisa regar, ou plantar mais árvores artificialmente para a Floresta Amazônica se manter viva? Obviamente que não!
Logo podemos concluir que para a economia funcionar corretamente não precisamos que o estado fique alterando a ordem natural do mercado.
Mas como os pobres ficam nisso?
Empresas grandes, além de fazerem muitas campanhas de doação isso com dinheiro legítimo, que não veio do bolso do povo por meio de roubo(imposto) atuam numa logica de mercado, diferentemente das empresas estatais.
Quando os preços não são alterados a tendência natural deles é diminuir por muitos motivos, um deles é a concorrência.
Quando não existem impostos sob os produtos, os mesmos ficam mais baratos.
Logo, um livre mercado sem a existência de um estado é muito mais benéfico para os pobres em um longo prazo.
Só o que falta para as pessoas perceberem isso é entenderem que o estado não é um super herói que tem o poder de fazer qualquer coisa, o estado é um agente coercitivo, que só acaba com a produção e gera pobreza.
colegas, essa é a minha primeira thread aceito todas as críticas e agradeço se leu até aqui 🤝❤️

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with smilinguido ancap

smilinguido ancap Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @chrisnocontextt

18 Sep
Holocausto – Thread

⚠️⚠️ imagens fortes ⚠️⚠️
Como muitos sabem o Holocausto ocorreu nos anos de 1941 até 1945 durante a Segunda Guerra Mundial e matou milhões de judeus. O termo holocausto vem do grego ‘holos’ todo e ‘kausto’ queimado, no hebraico significa “a catástrofe”
Quando Hitler assume o poder em 1933 seus decretos anti-semitas já começam. Como sabemos ele acreditava na superioridade da raça alemã, os arianos, e todos que não fossem arianos deveriam morrer pois “sujavam” a raça perfeita ariana.
Read 27 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!