O câncer do Santa Cruz! Segue o fio pra entender o que é a Comissão Patrimonial e por que ela deve ser extinta.
1) Ontem, foi descoberto que a Comissão Patrimonial estava alugando o único campo do C.T Ninho das Cobras, construído com o dinheiro e esforço da torcida, pra peladas (!). Muitas críticas foram feitas por parte da torcida, que pede a extinção do poder. Por quê? Segue!
2) A Comissão Patrimonial é um dos 5 poderes independentes do Santa. Criada em 1970, é responsável por cuidar de toda a parte patrimonial do clube (o estádio do Arruda, C.T, sede e área da piscina). De acordo com os próprios dirigentes, é um órgão que só a Cobra Coral possui.
3) Tem renda própria, que vem de aluguel e venda dos ingressos do setor de cadeiras, vendas de títulos patrimoniais, aluguel e venda de ingressos de camarotes. Gere cerca de 20 funcionários, que recebem salários em dia e, às vezes, até de forma adiantada.
4) Como expliquei nessa thread (⬇️), a pluralidade de poderes complica d+ a gestão, causando conflitos que poderiam ser evitados. A Patrimonial, como poder independente, contribui c/ isso. Na maioria dos clubes, o que existe é uma diretoria patrimonial, subordinada ao Executivo.
Um exemplo claro disso aconteceu ontem. Enquanto um setor do Executivo tentava se modernizar e lançar um projeto novo, a Patrimonial alugava o C.T pra peladas e passava a imagem de um clube amador. Essa ruptura não pode acontecer, todos do clube precisam andar juntos pra frente.
7) Outras ideias brilhantes da Patrimonial foram a venda de ovos, bolo de rolo e show de Zé Lezin para arrecadar fundos pra construção do C.T (sim, isso tudo foi ideia da Comissão), ao invés de ajudar e financiar, por exemplo, o grupo @TricoloresdoCT.
8) Além disso, a Comissão não cumpre sua função. E perceber isso é fácil, basta passar na frente do Arruda ou entrar nos banheiros do estádio. Pra se ter uma ideia, nem a pintura das arquibancadas e reforma do gramado foi bancada pelo poder, e sim pelo Executivo.
9) Com a reforma do estatuto, o poder seria transformado em uma diretoria patrimonial, subordinada ao Poder Executivo, como acontece na maioria dos clubes. Foi o que explicou @mariodegodoy, ex-presidente da Comissão de Reforma do Estatuto, em entrevista ao Jornal do Commercio:
"A ideia é transformar a Comissão Patrimonial em uma diretoria do Executivo. Se a preocupação é manter o patrimônio e ter recursos, isso será respeitado. Como diretor, ele será subordinado ao presidente.

(+)
Agora essa diretoria terá um orçamento próprio, que consiste no aluguel de cadeiras, camarotes, entre outras fontes. Essas receitas irão todas para o departamento. Assim, acabando o conflito entre os poderes e harmonizando as gestões."
10) Já passou da hora do Santa Cruz se modernizar. A ideia de que, por existir apenas aqui, o atual modelo de gestão é a identidade do clube é falsa. A nossa identidade é a venda de ovos, a Série C, um estádio abandonado e apenas sócios ricos com direito a voto? NÃO!
11) Aprovar o estatuto é o primeiro passo para a modernização e democratização do Santa Cruz. Não podemos mais aceitar ideias ultrapassadas e dirigentes que se acham donos do clube. O Santa Cruz é e sempre vai ser do povo!

(+)
12) Hoje (14/09), às 19h, vamos subir a #AprovaOEstatuto e tentar entrar nos TT’s de Pernambuco, pra cobrar dos que estão lá dentro e alcançar mais torcedores. Pra entender mais sobre a reforma, leia essa thread:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Tricolor do Arruda, #AprovaOEstatuto!

Tricolor do Arruda, #AprovaOEstatuto! Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @tdoarruda

14 Jun
Uma das threads mais importantes sobre o Santa Cruz Futebol Clube.
Segue o fio pra entender tudo sobre a reforma do estatuto e como funciona a política do Santa!
1) No estatuto, está o conjunto de regras que a gestão (presidente, dirigentes, etc.) precisa seguir. O estatuto atual do Santa é completamente ultrapassado, com medidas que não existem em nenhum outro clube no Brasil.

(+)
É, com certeza, responsável pelo Santa estar onde está hoje: na Série C, com o menor número de sócios em Pernambuco e perdendo cada vez mais torcedores.
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!