Thread? sim, thread

Todos os anos, o Chancellor of the Exchequer (ministro da economia inglês) anuncia o orçamento anual britânico à porta de sua casa, na Downing street n° 11, cercado de repórteres e fotógrafos. O "evento" dá início à intenso debate ao longo da semana.
+
No Reino Unido, a autorização do congresso para realização da despesa pública acontece desde 1689. No Brasil, só passamos a ter um ente responsável pela administração financeira do governo em 1986, sendo que no início, era responsável pela auditoria da própria administração..
+
O ente em questão é a Secretária do Tesouro Nacional (STN), que até sua criação, sequer tínhamos controle dos haveres mobiliários da União (ativos vinculados em ações e títulos). Somente em 2001 que a STN passou a publicar os planos de financiamento da dívida pública.
+
Quanto à Autoridade Monetária, o BC, durante muito tempo de autoridade não tinha nada. Apesar de criado em 64, só foi se parecer com o que entendemos por bancos central em 94! Durante boa parte de sua história tbm atuou como banco de fomento, administrando crédito seletivo +
por decisão política do Executivo. Sequer tinha controle da emissão monetária, uma vez que o Banco do Brasil, por meio da conta movimento, não ficava sujeita à restrição de liquidez como outros bancos, podendo financiar seus empréstimos, em última análise, por expansão da Base.
+
Quantos aos bancos estaduais, por vezes exigências de política monetária eram ignoradas por influência de força política do governador do estado, que no limite, ocasionava na expansão da base pra acomodar a dívida estadual. Problemas somente corrigidos após o plano real
+
Mais recentemente tivemos um avanço pela Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em 2000 e que deveria garantir maior rigidez nas despesas e do endividamento. O desfecho sabemos qual foi...
+
Moral da história: se ver alguém menosprezando as tentativas de dar sentido às nossas contas públicas, dá-lhe logo um soco na boca do estomago pra ficar esperto.

Estamos caminhando à passos de tartaruga.. que parece estar presa no transito.. dirigindo um Corsa..
+
Sim, o gasto público é um problema, e só passamos a ter algum controle sobre ele na nossa história recente, e ainda temos muita pra aperfeiçoar. Fingir que não há nada de errado com a administração das contas públicas, pedindo mais gastos sem contrapartida, é um desserviço.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Angelo V. Souza

Angelo V. Souza Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!