#1 Bem na fronteira do #Paraguai com o #Brasil, um grupo terrorista tem expandido suas ações e emparedado o governo local. Imitando as #Farc, da #Colombia, o Exército do Povo Paraguaio (#EPP) mistura o marxismo com elementos das insurgências latino-americanas e terrorismo.
#2 O resultado: um grupo violento que desde 2010 já cometeu 77 atentados e passou a controlar áreas do território, justamente onde há intensa produção de maconha que é traficada par Brasil e Argentina.
#3 Na semana passada, o EPP deu um novo golpe. Sequestrou o ex-vice presidente do Paraguai Óscar Denis. A ação é considerada uma retaliação à ação policial que resultou na morte de duas crianças — provavelmente filhas de lideranças da organização — em um dos acampamentos do #EPP.
#4 O EPP exige em troca de Denis, a libertação de dois de seus membros presos e 2 milhões de dólares em alimentos para serem entregues nas áreas onde o grupo atua. As cestas básicas do EPP são um recurso que a organização usa para comprar a simpatia dos camponeses.
#5 Repetindo o modelo das #FARC, o EPP se sustenta com tráfico de drogas, extorsão e sequestros. A tática de usar o assistencialismo como ferramenta de recrutamento e convencimento da população interiorana mostra como o EPP tem se esforçado para garantir o controle territorial.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leonardo Coutinho

Leonardo Coutinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lcoutinho

22 Sep
#1 O senador Telmário Mota não gostou da presença do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Roraima, seu estado. O Parlamentar organizou protestos nas ruas de Boa Vista e se baseia em uma fake news - que Pompeo teria dito que "tiraria Maduro"...
www12.senado.leg.br/radio/1/conexa… Image
#2 ... para convocar o ministro das Relações do #Brasil para explicar o que Pompeu fazia no Brasil. Para Telmário, o americano veio provocar os venezuelanos. Ah! Para quem nunca ouvir falar, o senador Telmário é o mais radiante. O outro é o ditador @NicolasMaduro. Image
#3 A sessão de fotos foi produzida em 2019. Telmario foi à #Venezuela, em viagem paga pelo regime de Maduro, para construir uma solução para abertura da fronteira com o #Brasil. Telmário se queixa do extremismo do Itamaraty que tem prejudicado as atividades entre os dois países. Image
Read 5 tweets
11 Sep
#1 Em 2001, os #EUA foram alvo do maior atentado terrorista da história. Extremistas liderados por Osama bin Laden – lançaram aviões contra as torres do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, na capital Washington. Um terceiro avião caiu na Pensilvânia.
#2 Bin Laden queria fazer uma reengenharia do mundo. Mostrar que a maior potência militar e econômica do planeta era vulnerável e, portanto, o Ocidente também. Seus jihadistas não mataram apenas as 2.977 vítimas dos atentados de #11deSetembro de 2001. Iniciaram uma era de horror.
#3 Os homens da al-Qaeda deram início a uma nova onda de terrorismo sectário de redesenhou o mapa da violência política. E por mais irônico que possa parecer #11desetembro foi o gatilho para uma onda violência sectária na qual as maiores vítimas ainda são os próprios muçulmanos.
Read 10 tweets
6 Sep
Matando um pouco da saudade de casa.
#7deSetembro 🇧🇷 Image
Agora é pra valer!
#Brasil. Image
Pena que a carne é australiana. Mas o sal é do Rio Grande do Norte. 🇧🇷 Image
Read 4 tweets
27 Aug
#1 Os documentos abaixo fazem parte do processo contra os policiais acusados de matar #GeorgeFloyd. Trata-se de um memorando relatando a conversa entre o procurador e o legista, em 1/6/20. As autoridades discutiam o resultado de um exame toxicológico entregue a eles um dia antes.
#2 O legista reconhece que a vítima tinha níveis letais de fentanil no sangue. Floyd estava morrendo de overdose. A frase final do memo é instigante: "Se Floyd tivesse sido encontrado morto e não houvesse outros fatores contribuintes, concluiria que foi uma morte por overdose".
#3 A imagem do policial que manteve o seu joelho sobre o pescoço de Floyd por 8 minutos é poderosa. Ela vem acompanhada do angustiante "Não consigo respirar". O laudo, entretanto, não descreve o que poderia ser um efeito físico da pressão do joelho sobre o pescoço de Floyd.
Read 8 tweets
13 Aug
.@evoespueblo é um golpista por natureza. Liderou a violência que derrubou Gonzalo Sánchez de Lozada (2003). Na presidência de 2006 a 2019, mudou as regras em seu favor e fraudou eleição. Fugiu do país em meio aos protestos populares e agora seus cocaleiros falam em guerra civil.
Armados, os comandados de @evoespueblo, que está entocado na #Argentina, travaram a #Bolivia. Ignoram os riscos da #COVID19 e ampliam o impacto da pandemia, já que nem oxigênio para suprir a demanda dos hospitais eles deixam passar.
O que Morales quer não tem nada a ver com eleição. Mesmo na presidência da #Bolivia, ele nunca deixou de liderar as cooperativas produtoras de coca -- que proveem o insumo para o tráfico. Fora do governo a vida ficou mais difícil. Com as restrições sanitárias, insuportável.
Read 4 tweets
28 Jul
#1 Os arquivos localizados no computador do ex-comandante das #FARC, Raul Reyes, morto em um bombardeio em 2008, têm muito a nos ensinar sobre o #ForoDeSaoPaulo. Conto aqui algumas coisas bem interessantes sobre eles.
#2 O brasileiro Marco Aurélio Garcia, que morreu em 2017, era considerado pelas #FARC um inimigo. Pois é os terroristas colombianos odiavam o assessor de @LulaOficial. Marco Aurélio queria as FARC fora do #ForoDeSaoPaulo. Ele as via como um peso e risco de imagem.
#3 As #FARC, então, foram bater nas portas de Fidel Castro para neutralizar os planos de Marco Aurélio Garcia. Os e-mails deixam claro que Fidel fora atendido, mas As FARC tinham penetração zero nos primeiros momentos do governo petista.
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!