As máscaras NÃO induzem produção de anticorpos. O jornalismo científico precisa parar com machetes sensacionalistas como essa. Isso NÃO ajuda a ciência. Segue o fio sobre o estudo citado, bem mais interessante do que a chamada abaixo.
O estudo do NEJM mostra que máscaras protegem o usuário e podem potencialmente reduzir a carga viral a qual ele/ela possam se expor. Exposição a uma carga viral mais baixa está associada a casos mais leves de COVID-19.
nejm.org/doi/full/10.10…
O título do paper cita “variolação”. O que é isso? Em 1796, o médico inglês Edward Jenner observou que leiteiras infectadas com a versão mais branda da varíola presente em vacas não se infectavam com a variante humana do vírus. Com base nessa observação, Jenner expôs (segue)...
Um menino de 8 anos ao vírus bovino. Em seguida, o menino foi exposto ao vírus letal da varíola major mais de uma vez. Ele jamais contraiu a doença. Jenner denominou o método “vacinação”, do latim “vaccinae”, que significa “da vaca”.
history.com/this-day-in-hi…
Esse episódio histórico marca o início da imunização e os primórdios da imunologia. A “variolação” do menino após a exposição ao vírus bovino o protegeu por toda a vida.
As máscaras, ao reduzir em potencial a carga viral dos que a utilizam e entram em contato com gente contaminada, podem produzir um tipo de “variolação”: A versão mais branda da COVID-19 induziria a resposta imune, protegendo essas pessoas das variantes mais agressivas.
Para uma análise minuciosa dos tipos de máscaras e do grau de proteção que elas conferem, vejam o excelente fio do @obscovid19br. (@vitormori, se quiser cole aqui!).
Em resumo: USEM MÁSCARAS. E partam sempre do princípio de que qualquer pessoa ao seu redor pode estar infectada.
Importante: A articulista, Ana Botallo, é excelente. A escorregada foi da @folha ao preferir o "clickbait" à chamada correta.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Monica de Bolle, PhD 🥝🍉🥦

Monica de Bolle, PhD 🥝🍉🥦 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @bollemdb

17 Sep
As evidências de que o SARS-CoV-2 têm consequências neurológicas -- algumas graves -- são crescentes. Segue o fio com links para os artigos.
Esse artigo publicado no Lancet expõe o que se sabe sobre diferentes neutopatias associadas ao vírus:
thelancet.com/journals/laneu…
Esse artigo traz um bom resumo da literatura:
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
Read 11 tweets
17 Aug
Vendo o Brasil de longe — falo de perspectiva, não de distância — ficam mais evidentes os anacronismos.

1. O teto de gastos não é garantia nem de responsabilidade nem de segurança fiscal. O Brasil precisa de regras? Sim. Segue
Mas essas regras podem e devem ser desenhadas de modo aprimorado sem esquecer que o país atravessa uma pandemia.

Defender a modificação do teto não é populismo, menos ainda dar cheque em branco a Bolsonaro como andam insinuando. Segue
2. O auxílio emergencial mostrou como o Brasil é pobre. Mesmo quem não é “pobre” é POBRE. Precisamos dar conta disso de alguma forma, pois do contrário não haverá crescimento sustentável e inclusivo. Sobretudo na pandemia e “depois” dela.
Read 5 tweets
8 Aug
Vamos pensar? Modelos dos anos 70 não funcionam mais. Recomendações que dávamos quando estava no FMI nos anos 2000 já não funcionam e o FMI mudou. Lá no PIIE estamos contestando e repensando desde 2008 (segue +)
Rethinking Macroeconomic Policy é a conferência que fazemos a cada dois anos lá, no berço do Consenso de Washigton. Recomendo que deem uma olhadela no site. Aliás, defesa de “ortodoxia” é passé no debate de política macroeconômica há anos. (Segue +)
Quanto ao meu artigo da Época, referia-me explicitamente à macroeconomia neoclássica, essa que ruiu em 2008. Ainda vive no Brasil por que, bem cada um que tire suas conclusões. (Segue +)
Read 6 tweets
7 Jul
COVID é uma doença SISTÊMICA, não uma infecção pulmonar como a gripe ou as doenças causadas por outros vírus respiratórios. Isso não está recebendo a devida atenção.

Como SISTÊMICA? Aqui uma breve explicação: (Fio)

@dogarrett
1.O vírus entra pelas vias repiratórias superiores, parasita as células que revestem o nariz, a garganta, e se replica.

2.Fragmentos virais vão para os pulmões. MAS, eles também entram na circulação ao se prender no endotélio, isto é, nas paredes das veias capilares.
3.COVID , portanto, não é uma síndrome pulmonar/respiratória, mas uma “doença” VASCULAR. Quando o vírus entra na circulação, ele trafega pelo corpo inteiro. Desse modo, pode danificar tecidos, orgãos, funções celulares.
Read 6 tweets
5 Jul
Francamente? As respostas a essas perguntas pouco importam. O grande problema no Brasil não é por que as pessoas saem de casa, mas por que não se preocupam com o próximo.

A epidemia toca numa lacuna do comportamento brasileiro: o espírito coletivo.

+
As pessoas saem porque não estão pensando em quem elas podem vir a infectar, caso se contaminem. Subestimam o risco para os outros porque “os outros” são desconhecidos. Jamais saberão ao certo se foram responsáveis pela contaminação de alguém, a não ser que seja na família.

+
Sei de caso de uma pessoa com COVID confirmado que pegou um avião. O vídeo do @MarceloAdnet sobre os “Lebloners” é melhor ilustração do desprezo pelo coletivo. Mas, há outros exemplos anteriores à pandemia.

+
Read 7 tweets
28 Jun
Sobre o uso de máscaras (fio): @dogarrett

1.A atmosfera contém aproximadamente 78% de nitrogênio e 21% de oxigênio. O nível de dióxido de carbono, CO2, é irrisório.
2. Nós inspiramos, portanto, essencialmente nitrogênio e oxigênio.

3. Metabolizamos uma porção de coisas e expelimos CO2, o produto residual de determinados processos metabólicos.
4. Esse CO2, pelas leis da termodinâmica, se dissipa rapidamente na atmosfera para manter as proporções constantes de oxigênio e nitrogênio.

5. Há uma campanha falaciosa sobre o uso de máscara dizendo que ao usá-la, inspiramos "nosso CO2".
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!