A infestação de pernilongos em São Paulo. Segue o fio.
1/ Junto com o calor fora de época, os mosquitos invadiram SP. A prefeitura fica enxugando gelo, ao invés de agir preventivamente. E o problema vai além de picadas e noites sem dormir.
2/ Nas duas primeiras semanas de setembro, a prefeitura recebeu o dobro de reclamações sobre os insetos do que em todo o mês de agosto. Moradores fizeram mutirões de ligações pro 156. Dizem quem nunca tinham visto uma infestação dessas e que os mosquitos estão mais resistentes.
3/ Um abaixo assinado já reuniu mais de 30 mil assinaturas e solicita que a prefeitura tome providências urgentes. Está difícil encontrar inseticida nos supermercados de SP.
4/ Os bairros mais atingidos são aqueles que ficam nas proximidades dos rios Pinheiros e Tietê. Alguns sofrem com os mosquitos o ano todo, mas agora a situação está ainda pior.
5/ Enquanto o aedes aegypti se prolifera em águas limpas, o pernilongo comum se adapta a águas poluídas. O aedes transmite dengue, zika e chikungunya. O pernilongo comum não transmite essas doenças, mas pode ser vetor de elefantíase.
6/ Os biólogos explicam que a infestação acontece porque o mosquito encontrou as condições ideais pra se reproduzir rapidamente. Grande quantidade de esgoto, falta de chuva e aumento da temperatura contribuem pra acelerar o desenvolvimento dos insetos.
7/ Fossas, calhas entupidas, galerias de água pluvial entupidas, piscinões, calçadas quebradas e entulho a céu aberto permitem o acúmulo de água parada e pioram a situação. Faltam ações de zeladoria nos parques, praças e córregos.
8/ O pouco que a prefeitura faz não resolve o problema nem quando não existe infestação. Que dirá agora!
9/ Ao invés de ações paliativas, precisamos de investimentos em saneamento básico e educação ambiental. Precisamos de continuidade nas ações. Precisamos de subprefeituras que dialoguem com os moradores.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Guilherme Boulos

Guilherme Boulos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @GuilhermeBoulos

22 Sep
1/ A luta dos sem-teto cura?
No meu mestrado, confirmei que sim. Segue o fio! Image
2/ Em 2014, iniciei meu mestrado no Instituto de Psiquiatria da USP com o professor Francisco Lotufo Neto. O título da dissertação foi Estudo sobre a variação de sintomas depressivos relacionada à participação coletiva em ocupações de sem-teto em São Paulo.
3/ "Antes de chegar aqui na ocupação, eu estava na cama." "A luta fez com que eu parasse de tomar remédio." Decidi fazer a pesquisa depois de 20 anos atuando com os sem-teto e ouvindo relatos como esses.
Read 9 tweets
19 Sep
Hoje estive no ato em defesa do Hospital Sorocabana. Image
O Hospital Sorocabana, que fica na Lapa, zona Oeste de SP, está fechado desde 2010. A Prefeitura alega que por problemas de estrutura, mas a razão é sempre a mesma: a gestão privada abandonou o hospital!
O hospital inteiro fica fechado, e só o térreo e mezanino estavam em funcionamento com uma AMA até o início da pandemia. Depois, abriram 33 leitos de enfermaria para COVID, nenhum deles de UTI! É muito pouco!
Read 4 tweets
18 Sep
Entrei com representação no Ministério Público pra impedir a privatização dos CEUs em SP. Educação não combina com privatização. Segue o fio pra entender porque.
1/ A prefeitura de SP quer fazer na educação o que já faz na saúde. E sabemos que não funciona. Ou seja, entregar os serviços que deveriam ser públicos pra organizações sociais, as famosas OSs.
2/ As OSs são entidades privadas que não deveriam ter fins lucrativos. Só que não é bem assim que muitas delas trabalham. Basta jogar "organização social" no Google pra ver a quantidade de escândalos e desvios de dinheiro.
Read 12 tweets
17 Sep
A triste novela da duplicação da Estrada M'Boi Mirim. Segue o fio. Image
1/ Os moradores da Zona Sul de São Paulo vivem um verdadeiro drama. Há pelo menos 10 anos, eles exigem a duplicação da M'Boi Mirim, uma das avenidas com maior problema de trânsito na região.
2/ Mas nesse tempo todo o obra não chegou nem na metade. A estrada é uma importante ligação com a região central. Só no Jardim ngela, são 300 mil pessoas que dependem dela. Ao todo são 600 mil moradores na região.
Read 10 tweets
17 Sep
As queimadas no Pantanal não são apenas uma tragédia. Elas também são criminosas. Segue o fio pra entender porque fazendeiros, Salles e Bolsonaro são culpados.
1/ Dados do Ibama mostram que a área queimada no Pantanal é de mais de 2 milhões de hectares. Isso representa quase 10 vezes o tamanho das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro juntas.
2/ As queimadas já consumiram 15% do maior bioma úmido do mundo e a tendência é piorar. Setembro é o mês com a média mais alta de focos – as chuvas costumam chegar na segunda metade de outubro.
Read 9 tweets
16 Sep
1/ A vida de meio milhão de pessoas depende desse único entroncamento entre avenidas em SP.
2/ Ontem estive no maior distrito de SP. O Grajaú é o bairro mais populosos de São Paulo. São mais de 400 mil pessoas que vivem em uma das regiões mais afastadas do centro. Dependendo da região, você gasta 3 horas até o centro, mesmo sem trânsito!
3/ A av. Dona Belmira e a Teotônio Vilela ficam congestionadas em qualquer hora do dia e vivem cheias de buracos. Há uma promessa de uma Ponte Graúna-Gaivotas desde 2008, que diminuiria uns 45 minutos do trajeto diário, mas que nunca saiu do papel.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!