Falso Nove Profile picture
Sep 16, 2020 12 tweets 5 min read Read on X
Temos notado severas críticas a Dome após derrota do Flamengo, para o Ceará. Certamente é um resultado que o clube não planejava, mas, após quatro vitórias seguidas, o clube tem a melhor forma das últimas 5 rodadas. E a evolução apresentada nas vitórias? Foi esquecida? Segue o 🧵
Neste fio, iremos tentar desmistificar a “péssima atuação” apontada, assim como a nova enxurrada de críticas ao “Jogo Posicional” (críticas estas que sumiram nas rodadas anteriores, como se não estivesse sendo aplicada a metodologia). Lembremos do duelo contra o Santos:
Abaixo, veja escalação da equipe nos dois encontros e repare que formação e estratégia são bastante semelhantes. Em ambas as partidas, por diferentes motivos, Dome organizou a equipe para marcar embaixo e jogar com amplitude ofensiva. O que efetivamente ocorreu ➡️
No triunfo diante do Santos, a primeira etapa foi difícil. O Peixe pressionava a equipe rubro-negra, chegando a marcar duas vezes e ter seus tentos (bem) anulados, por detalhes. Veja os números daquela primeira etapa, segundo o @SofaScoreBR ➡️
Observados os números acima, concluímos que o Santos teve mais a bola, trocou mais passes, enquanto Flamengo era perigoso em contra-ataques. Veja a análise em vídeo, que fizemos sobre aquela primeira etapa. As dificuldades defensivas foram muitas! ➡️
Voltemos ao duelo contra o Ceará, na capital cearense, no Pior Gramado da Série A (superando o do Maracanã). A estratégia foi semelhante, no entanto, melhor entrosado e mais seguro defensivamente, o @Flamengo dominou as ações, produzindo chances de gol, conforme números abaixo➡️
Tendo mais a bola e trocando 300 passes nos primeiros 45 minutos, o Rubro-Negro fazia, sim, uma boa partida tática, ainda que muito desfalcado e com atuações individuais muito abaixo do comum, especialmente de seu principal artilheiro. Veja nossa análise de vídeo sobre a peleja➡️
A história da segunda etapa, todos conhecemos. César, voltando, ainda sem ritmo, não saiu em bola (muito bem) alçada no centro da pequena área (ali é do goleiro). O segundo gol, em nova falha do goleiro, desmoronou a equipe carioca, que não teve reação➡️
Em sua análise pós partida, @teofb observou com competência, um assunto que os torcedores consumam “esquecer”: o Futebol é condicionado pelos eventos que ocorrem no decorrer das partidas. Assim como uma expulsão modifica a história de um jogo, o Gol condiciona seu contexto➡️
Lembram da defesa de Diego Alves em cima da linha, no primeiro tempo de Flamengo 5 x 0 Grêmio? Qual era a história da partida até ali? Se saísse aquele gol o jogo acabaria 5x1? Provavelmente não. ➡️
Por fim, nosso desejo é provocar sua reflexão nos seguintes aspectos:
- O Flamengo jogou pior do que na partida contra o Santos?
- Observando as primeiras etapas, qual era o rumo de cada partida?
- Em qual dos dois vídeos vemos mais indícios de um time treinado?
➡️
A análise do torcedor, “contaminada” pela paixão, distorce os acontecimentos. O mesmo não pode ocorrer com os analistas, treinadores e dirigentes. No nosso entendimento, o resultado negativo em Fortaleza se deve especialmente às fracas atuações individuais e, claro, aos gols!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Falso Nove

Falso Nove Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FalsoNove2

Sep 22, 2023
O torcedor se preocupar com saídas de ídolos veteranos para rivais, é algo absolutamente compreensível e normal.

Quem está lá dentro, porém, precisa compreender a correta importância que isso tem dentro do seu planejamento estratégico.

Vamos falar sobre isso com calma?
🧵 Image
(📸Thiago Ribeiro /AGIF)

Caso você tenha decidido seguir na leitura do fio, considere de partida que eu não sou contra as renovações. Apenas estou aqui querendo provocar discussões sobre a priorização das mesmas, de uma forma mais técnica.

Segue➡️
O Flamengo possui um faturamento de R$ 1.2 BI, o garante a fatia de cerca de 16% do que faturam os 20 clubes de maior faturamento do BR.

O Fluminense, por exemplo, fatura cerca de 29% do que os rubro-negros faturam!

Tudo isso qualifica o Flamengo na posição de "PRICE MAKER"➡️
Read 26 tweets
Aug 26, 2023
Não conseguirei fazer vídeo pré-jogo, então vamos de fio para tentar explorar como o Flamengo deve jogar diante do Internacional, em seu segundo desafio no returno.

A formação aparenta ser um 4-2-3-1, mas creio que não será bem assim!
🧵
De acordo com a matéria do ótimo Fred, o Fla vai a campo com Cunha, Wesley, Fabrício, Léo e Ayrton; Pulgar, Maia, Arrascaeta, LA, BH e Gabi.

Os volantes aliados a presença de Ayrton indicam que haverá forte presença do lateral esquerdo no ataque.
(Desconsidere a numeração)
➡️ Image
Maia desde Dorival, passando por VP, se acostumou a executar este papel de cobertura defensiva ao lateral esquerdo.

Por ter seu pé dominante canhoto, boa energia na marcação e recomposição e gostar de enxergar o jogo de frente, aquele tem sido o melhor contexto pro camisa 8.
➡️

Read 12 tweets
Mar 8, 2023
O trabalho de Vitor Pereira está no início e eu respeito quem o acha ruim, ou até quem já deseja a sua saída. Eu já falei bastante a respeito.
Não queria a saída de Dorival, assim como não concordo com eventual saída de VP agora.

Dito isso, é INCRÍVEL a BLITZ que está rolando🧵
Certas críticas, especialmente vindo do elenco de seu clube anterior, são condizentes com várias passagens da carreira do técnico.
Antes mesmo de sua apresentação, ao publicar análise, falei dos não raros desentendimentos com atletas ao longo de sua carreira.
➡️
No entanto, críticas a métodos, ou voltadas a conhecimento técnico ou tático do treinador, não pude notar até hoje.
Inclusive após ter estudado seus times, é possível identificar um estilo bastante claro, o que obviamente requer treinamento e métodos.
➡️
Read 9 tweets
Jan 30, 2023
Palavrinhas rápidas após assistir o jogo e ler a temperatura desta rede.

Primeiro tempo pavoroso e a marcação ainda carecendo de ajustes (natural pela fase do trabalho).

O que me incomoda em certa medida é o clamor por um “substituto de João Gomes!”

🧵
Essa ideia de substituto para João Gomes leva em conta o modelo de jogo de 2022 com o famigerado losango, e utilização de “médios” à frente do volante único para cobrir muito campo, num sistema que praticamente defendia com apenas sete homens.
➡️
De fato, pra aquela ideia de jogo, João é perfeito (Éverton Ribeiro silenciosamente TAMBÉM cobriu MUITO campo e auxiliou demais defensivamente do outro lado).
Inclusive seus cartões frequentes eram oriundos de uma exposição gigantesca gerada contra ele, pelo sistema.
➡️
Read 10 tweets
Dec 6, 2022
Em 1882, Machado de Assis publicou uma novela que pode nos ensinar lições importantes ao mundo atual.

O ALIENISTA era um psiquiatra chamado Dr. Simão Bacamarte, que construiu um manicômio em Itaguaí para internar todos os loucos da cidade!
🧵
Doutor Simão vai se tornando mais obcecado pelo estudo das mentes humanas ao longo da trama, e vai se tornando um verdadeiro juiz do comportamento humano.

E aí começa a julgar como loucas, pessoas que emprestavam dinheiro à amigos e não tinham coragem de cobrar, por exemplo!➡️
A sua avaliação acaba se tornando mais e mais rígida, ao ponto de internar na Casa Verde (nome de seu manicômio) Dona Evarista, que passou a noite em claro por não saber qual roupa usar na festa do dia seguinte...➡️
Read 8 tweets
Nov 26, 2022
Neymar está fora da fase de grupos da Copa do Mundo e conforme se aproximam os próximos desafios, paira a dúvida sobre quem será o seu substituto.

Dessa forma, decidi fazer uma análise abordando as opções que Tite tem para substituí-lo.

Adianto que não são poucas!
Vem no 🧵
Pra começar, vamos lembrar como funciona o sistema de jogo do Brasil.
É uma equipe que atua em um 4-1-4-1 e com bola progride com um 3-2-5 e finaliza em um 2-3-5.

Essa estrutura NÃO deve mudar, independente de quem será o escolhido de Tite.
➡️
As transições defensivas sim, estas certamente mudarão!
Neymar, como principal jogador da seleção brasileira, era priorizado taticamente no sentido de sempre ser um dos atletas que "sobra" nas linhas de marcação.

E isso exigia deslocamentos até maiores de seus companheiros.
➡️
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(