Neste dia em 1939, p/espanto do mundo, Stalin invadiu a Polônia, um país que desde o início de Set/39 estava sendo atacado pela Alemanha de Hitler.
Foi o resultado do pacto secreto Molotov-Ribbentrop através do qual Hitler dividiu a Polônia c/Stalin, recebendo em troca a garantia de que os soviéticos não atacariam os alemães na guerra que Hitler estava planejando travar contra a França e a Inglaterra.
Enfrentando 2 grandes exércitos ao mesmo tempo, a Polônia não conseguiu resistir, no entanto, o governo polonês nunca se rendeu, c/líderes políticos e muitos militares rumando p/o exílio em Londres de onde continuaram lutando durante toda a guerra.
É por isso que na Polônia, um país que sofreu muito debaixo do nazismo e que também sofreu muito debaixo do comunismo, as manifestações são assim:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hoje no Mundo Militar

Hoje no Mundo Militar Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hoje_no

28 Sep
1/ Armênia x Azerbaijão - Quem está certo? Ambos foram vítimas da União Soviética que implementou nos seus países-satélite a estratégia "dividir p/conquistar e controlar".
2/ Moscou sabia que Nagorno-Karabakh tinha uma população de maioria armênia mas mesmo assim deu o controle de toda aquela região para o Azerbaijão. O resultado não poderia ser outro: atritos e escaramuças entre os dois países durante décadas!
3/ Os soviéticos usaram isso a seu favor, ora favorecendo a Armênia, ora favorecendo o Azerbaijão, conseguindo manter os 2 países enfraquecidos e em estado de "quase guerra", obrigados a recorrer à Moscou p/resolver os seus problemas. Ficaram 100% dependentes da Rússia.
Read 7 tweets
25 Sep
1/ As tensões em Seattle não param de aumentar e tudo está prestes a explodir após um juri popular ter decidido não acusar de homicídio os policiais envolvidos no assassinato de Breonna Taylor. Quer entender esse caso? Segue o fio!
2/ Desde 2019 a polícia de Louisville investigava 3 indivíduos por tráfico de drogas, c/a justiça garantindo no dia 13 de março de 2020 um mandado de busca e apreensão do tipo "no-knock" (que não exige o prévio anúncio), mas que minutos antes foi alterado p/ "knock and announce".
3/ No dia 13 de março a polícia executou o mandado e, de acordo c/a versão da polícia, gritaram "Police!" e arrombaram a porta do apartamento de Breonna Taylor e do seu namorado, Kenneth Walker, um dos alvos da investigação.
Read 8 tweets
21 Sep
"Num buraco no chão vivia um hobbit." Neste dia em 1937 foi publicado The Hobbit de J.R.R. Tolkien, o livro que criou a base de praticamente tudo o que se seguiu no séc 20 em termos de fantasia. Desculpem o OFF TOPIC mas sou muito fã da obra do Tolkien!! Image
O Tolkien era um filólogo (estudioso das línguas) e não se limitou a escrever uma história de fantasia, ele criou todo um universo incluindo lendas, história ancestral e até mesmo idiomas completos! Um gênio autêntico! Image
Uma curiosidade: a trilogia O Senhor dos Anéis foi escrita durante a 2ª GM e muitos dos seus elementos lembram o contexto geopolítico da época. Por exemplo, no livro ele refere muito "a sombra que cresce a partir do leste", numa clara referência ao nazismo alemão. Image
Read 4 tweets
9 Sep
Animação fantástica mostrando como os alemães derrotaram os franceses e os ingleses em apenas 1 mês e meio de guerra! Reparem na "manobra de foice" no início da campanha, c/os panzers alemães avançando no setor sul do front e cercando os aliados no norte.
Quando a Alemanha atacou no dia 10 de maio os franceses e ingleses achavam que seria uma repetição exata do que tinha acontecido na 1ª GM e por isso concentraram tudo o que tinham no setor norte do front. Como vemos nessa animação, essa decisão foi trágica para os aliados.
Os franceses tinham mais blindados do que os alemães e esses blindados eram superiores aos modelos alemães, mas os franceses empregavam os blindados apenas como apoio à infantaria, enquanto que os alemães os empregavam como pontas de lança em avanços rápidos, a famosa Blitzkrieg.
Read 4 tweets
1 Sep
A defesa dos policiais no caso do assassinato de George Floyd apresentou um vídeo no qual ele aparece ingerindo drogas antes da abordagem, talvez p/evitar um flagrante de posse de drogas. Eles dizem que a morte foi por overdose c/a autópsia não revelando lesões no pescoço.
De acordo c/essa reportagem (leiam antes de comentar), o George Floyd, que já tinha hipertensão e problemas cardíacos, ao ingerir essas drogas p/supostamente escapar de um flagrante, provocou uma forte arritmia e dificuldades respiratórias.
Nota: a autópsia não revelou danos no pescoço e na coluna que pudessem levar, por si só, à morte, mas revelou doses de fentanil, um tipo sintético de heroína, ou seja, a morte de George Floyd foi uma combinação de ação policial + ingestão de uma dose letal de drogas.
Read 6 tweets
23 Aug
Caros amigos, para animar um pouco mais o domingo de vcs hoje publiquei 3 vídeos, 2 no Hoje no Mundo Militar e 1 no Hoje na Segunda Guerra Mundial, o canal onde tudo isso começou! Se vc ainda não está inscrito lá, ainda vai a tempo! Os links estão aqui nos comentários. ImageImageImage
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!