Mário Adolfo Filho Profile picture
Sep 17, 2020 14 tweets 6 min read Read on X
Manaus tem 11 candidatos ao cargo de prefeito nas eleições que acontecem em novembro. Eles disputarão o voto de aproximadamente 1 milhão e 300 mil eleitores. Alguns postulantes são velhos conhecidos - outros tentam se consolidar na política. Segue o fio desta thread.
1. Alberto Neto (Republicanos) é deputado federal pelo Amazonas e tem como vice o empresário Orsine Jr (PMN), que chegou a se lançar candidato, mas desistiu. Aos 38 anos, Alberto Neto disse que a parceria tem tudo para dar certo, pois ambos são “bolsonaristas e de direita”.
2. Amazonino Mendes (Podemos) tem como vice o deputado estadual Wilker Barreto, do mesmo partido. Com 80 anos, já foi governador quatro vezes e prefeito em três oportunidades. Para esta eleição se aliou ao senador Eduardo Braga, de quem já foi aliado e inimigo. Lidera pesquisas.
3. Alfredo Menezes (Patriotas) tem como vice o delegado da Polícia Civil Costa e Silva. Foi superintendente da Suframa e aos 56 anos tenta se eleger para um cargo político. Se apoia no discurso de Bolsonaro, de quem é fiel seguidor. Participou de protestos contra a quarentena.
4. Alfredo Nascimento (PL) tem como vice a ex-deputada federal Conceição Sampaio (PSDB). Já foi prefeito duas vezes, senador, deputado federal e ministro. Aos 68 anos, apoia a candidatura em seu passado popular. Tem o apoio do atual prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
5. Chico Preto (DC), 51 anos, forma chapa puro sangue com o Coronel Augusto ‘Pitbull’, já foi presidente da Câmara Municipal, deputado federal e secretário do governo Eduardo Braga. Exerce mandato de vereador com forte oposição a Arthur. É mais um fiel seguidor de Bolsonaro.
6. David Almeida (Avante) fechou chapa com o atual vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (DEM). Se elegeu pela primeira vez em 2006. Teve 3 mandatos de deputado estadual e foi governador ‘tampão’ do AM em 2017. Aos 51 anos, é o 2º colocado nas pesquisas, mas acredita na vitória.
7. Gilberto Vasconcelos (PSTU) forma chapa com Maria Auxiliadora Oliveira de Castro. O partido lançou um manifesto para as eleições intitulado ‘Por uma Alternativa Revolucionária, Socialista e Antirracista para Manaus’. Ele tem 53 anos e é professor da rede municipal.
8. José Ricardo (PT) disputa ao lado de Marklize Siqueira (PSOL). Ex-vereador e ex-deputado estadual, foi o deputado federal mais votado do Amazonas em 2018, com 197 mil votos, e tem 56 anos. É crítico ferrenho de Arthur Virgílio e de Bolsonaro. Ganhou vídeo de apoio de Lula.
9. O advogado Marcelo Amil (PCdoB), 37 anos, tem de vice a professor Dôra Brasil. O partido chegou a ser cobiçado por outros de esquerda para uma grande coligação, mas preferiu se lançar só. A ex-senadora Vanessa Grazziotin terá um papel central: a de 'general de campanha'.
10.Ricardo Nicolau (PSD) e George Lins (PR) são médicos e acreditam que vão crescer. A chapa reúne forte adesão de outros partidos, como o PSB e o PDT, siglas que tendem a se aliar à esquerda. Aos 44 anos, Nicolau é deputado estadual pelo quinto mandato e diretor do Grupo Samel.
11. O engenheiro Romero Reis (NOVO), 58, tem como vice o empresário Eduardo Costa. É bolsonarista e diz que não fará campanha milionária. Recentemente trocou farpas com Menezes pela internet para saber quem teria o apoio de Bolsonaro. Criticou a quarentena em defesa da economia.
Espero que tenham gostado da thread sobre #eleicoes em Manaus. Mais informações ao longo do dia em blogdomarioadolfo.com.br e todahora.com.br.
Só uma correção: Ricardo Nicolau é administrador. Mas ao lado do pai, o médico neurocirurgião e ex-deputado federal Dr. Luiz Fernando Nicolau, começou a trabalhar aos 16 anos, na administração do antigo Hospital e Pronto-Socorro dos Acidentados e, posteriormente, no Pró-Saúde.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(