História na Wiki Profile picture
Sep 17, 2020 13 tweets 4 min read Read on X
[THREAD]

No post de hoje, vamos dissecar uma das páginas mais acessadas da Wikipédia: a página inicial!

Vamos explicar como cada uma das seções da página funciona e como elas são atualizadas.
1.) Artigo em Destaque
Nós já fizemos um post há algum tempo explicando o que são e como são escolhidos. Você pode acessar em:
Em resumo, este é o lugar da página inicial onde aparecem os verbetes escolhidos pela comunidade como sendo um dos melhores da plataforma, seguindo uma série de critérios de qualidade.

A cada 3 ou 4 dias, um novo artigo destacado aparece na página principal.
2.) Eventos Atuais
Conforme a própria descrição da Wikipédia, "O portal de eventos atuais apresenta uma relação de verbetes que tenham sido substancialmente atualizados para refletir acontecimentos recentes de amplo interesse".
Apesar de não ser uma seção de notícias (para isso existe o projeto irmão da Wikipédia, o Wikinotícias), essa seção reflete eventos que ocorreram recentemente e cujos verbetes vem sendo atualizados conforme os fatos ocorrem. A seção traz também pessoas mortas recentemente.
3.) Sabia que...
Esta é uma seção de curiosidades, tiradas diretamente de artigos existentes na Wikipédia lusófona. Todas as curiosidades que aparecem nela são propostas numa página própria (pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%…), podendo ser sugeridas por qualquer usuário.
4.) Hoje na História
Esta seção traz todos os dias uma série de fatos e eventos relacionados àquele dia e mês. Para cada dia, há uma página com uma série de efemérides, que podem ser editadas por qualquer usuário autoconfirmado (usuários registrados e com mais de 10 edições).
5.) Imagem do Dia
Semelhante aos Artigos em Destaque, esta seção traz imagens que foram escolhidas pela comunidade como imagens de extrema qualidade e relevância para os projetos Wikimedia.
6.) Sobre a Wikipédia
Essa seção é uma breve descrição sobre a plataforma:
"A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.
O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença (mesmo para fins comerciais) desde que respeitando os termos e condições de uso."
7.) Projetos-irmãos
Por fim, na parte inferior da página, há uma lista com vários dos projetos-irmãos da Wikipédia, como o Wikicionário, WikiCommons, Wikispecies, entre vários outros.
Nas próximas semanas, começaremos com uma série de posts para explicar direitinho cada um dos projetos-irmãos e os seus objetivos!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with História na Wiki

História na Wiki Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historianawiki

May 11, 2021
🎉Hoje o conhecimento livre está em festa! Feliz 20 anos à Wikipédia lusófona.🎉
🧁Feliz 20 anos a todas/es/os que fazem a maior enciclopédia do mundo acontecer! 🧁
👇👇👇
Num sábado, dia 31 de março de 2001, às 15h37min, uma mensagem assinada pela portuguesa Helena Guimarães foi enviada à administração Wikipédia. O email convidava à tradução da enciclopédia para o português.
A autora da mensagem ainda se habilitou em fazer ela mesma as traduções das versões francesa e do inglês.

Alguns dias depois, numa sexta-feira, dia 11 de maio de 2001, o domínio de língua portuguesa da Wikipédia foi criado.
Read 16 tweets
Nov 20, 2020
Neste 20 de novembro, trazemos este breve post para comemorar e sublinhar a importância do Dia da Consciência Negra - para além de divulgar o trabalho dos grupos e pessoas que vêm buscando ampliar o conteúdo sobre pessoas pretas e combatendo os vieses de raça dentro da Wikipédia.
Quem abrir a página principal da Wikipédia hoje encontrará a comemoração, com a ligação ao verbete do Dia da Consciência Negra, na seção "Hoje na História".

Acompanhada da data está a pintura de Zumbi de Palmares feita em 1927 pelo artista fluminense Antônio Parreiras.
Como aponta o verbete sobre a comemoração, o dia 20 de novembro foi escolhido por ser a data atribuída à morte de Zumbi de Palmares, em 1695.

Idealizada nos anos 70 pelo poeta gaúcho Oliveira Silva, a data se nacionalizou a partir de 1978 através do Movimento Negro Unificado.
Read 13 tweets
Sep 10, 2020
[THREAD]
Hoje vamos dos possíveis usos da Wikipédia e de seus projetos irmãos como ferramentas pedagógicas, tanto no ensino básico quanto no superior, e para além da História!
Vamos nos basear numa série de documentos que foram produzidos pela comunidade wikimedista internacional, e em especial aqueles que estão disponíveis em português.
O primeiro documento, "Wikimedia na Sala de Aula" (upload.wikimedia.org/wikipedia/comm…) é um compilado de diversos planos de aula e propostas de atividades para as mais diferentes áreas, indo do ensino fundamental II ao ensino superior.
Read 12 tweets
Sep 8, 2020
[THREAD] Arquivamento e curadoria digital nas Plataformas Wikimedia!

Um debate cada vez mais recorrente no campo da história digital é a curadoria, manutenção e arquivamento de dados na internet. Hoje vamos comentar como as plataformas Wikimedia podem nos ajudar nesse debate!
A linguagem Wiki das plataformas Wikimedia nos permite tratá-las como um “palimpsesto infinito”, numa figura apresentada por Liam Wyatt, em um texto que já apresentamos aqui nessa thread:
Nas wikis podemos arquivar, rever históricos, comparar edições e verificar informações. Então, como podemos utilizar as plataformas Wikimedia para o arquivamento de informação na internet? Segue o fio!
Read 19 tweets
Jun 16, 2020
Thread sobre a disputa de narrativa na Wikipéda!
George Floyd: assassinato ou morte?
No dia 09 de Junho, foi publicada no portal Slate uma matéria, relatando a união de parte da comunidade da Wikipédia em inglês em torno de temas relacionados ao assassinato de George Floyd.
Intitulada "Como a Wikipédia se tornou um campo de batalha pela Justiça Racial", a matéria tem como tema principal o Princípio da Imparcialidade, um dos cinco pilares da Wikipédia. slate.com/technology/202…
Read 17 tweets
Jun 12, 2020
THREAD: Nos dias que se seguiram ao assassinato de George Floyd nos EUA, a pauta da luta antirracista trouxe ao centro da discussão uma antiga pauta do movimento #VidasNegrasImportam : a retirada de estátuas que homenageiam figuras históricas escravagistas.
No dia 7 de junho de 2019, na cidade de Bristol, na Inglaterra, manifestantes derrubaram uma estátua (construída em 1895) de Edward Colston, proeminente membro da "Royal African Company" durante o século XVII.

Apenas no período em que Colston esteve vivo, foram 84,000 pessoas
escravizadas e subsequentemente transportadas através do Atlântico pela companhia.

Pedidos pela remoção da estátua de Colston na cidade de Bristol existiam desde a década de 1990, com petições em favor chegando à 11 mil assinaturas.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(