Ciclista Fiscal Profile picture
Sep 19, 2020 8 tweets 2 min read Read on X
Fundos de sustentabilidade e governança têm mandado na postura "lacradora" das empresas (como gostam de chamar). Não muda a lucratividade do negócio em si e até causa alguma antipatia nas redes, mas é um ganha/ganha no valor de mercado. O consumidor médio não se afeta...
...uma minoria militante se engraça e a outra critica, mas nenhuma tem força pra promover um boicote capaz de abalar a estrutura do negócio. Ganha a empresa em valor de mercado e repercussão gratuita.
O que rola de grana nesses fundos de sustentabilidade hoje em dia... Virou pauta de tudo quanto é bilionário. São uma forma de mover o mercado pra esse "politicamente correto" injetando valor de mercado e poder de fogo numa agenda que até então não seria economicamente atrativa.
É como aconteceu com o greenwash desde meados dos 2000. Acredita-se que o consumidor médio vai aderir e aceitar pagar mais caro por um produto "certinho", mas isso não acontece de uma hora pra outra.
A cultura precisa ser criada e, enquanto não acontece, alguém tem que bancar os riscos e eventuais perdas - sem contar o lobby para alterações regulatórias - pra que todo o mercado se obrigue à conversão.
Sim, tem muito dinheiro em jogo por trás da "lacração". Quem lacra lucra, sim. E muito! E não vai ser o boicote de vocês que vai fazer alguma diferença. Pode espernear à vontade...
Inclusive, invistam em fundos ESG. A tendência é que recebam cada vez mais capital de bilionários e instituições financeiras do mundo todo. É uma boa forma de ganhar dinheiro na esteira de quem move o mundo porque quem não aderir vai ficar sem força pra não ser engolido.
É um movimento quase predatório que vai jogar os "rebeldes" numa situação de "presa", enfraquecidos perante seus pares anabolizados que aderiram.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ciclista Fiscal

Ciclista Fiscal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @aquelerebelde

Jan 4, 2023
O problema desse papo de "defesa da democracia" é combinar qual o conceito dessa democracia a ser defendida.

É liberdade plena de opinião?
É igualdade perante a lei, equidade de oportunidades ou igualdade de resultados?
É estatizar e controlar ou a lei é a exceção e não a regra?
Eu entendo que o conceito de democracia do PT seja muito parecido com o conceito do Mussolini:

"Tudo no Estado", com corporações (movimentos sociais/entidades sindicais e empresariais) controlando cada setor (os tais "conselhos populares"), um grande líder que representa a...
...a "democracia" incorporada em sua figura, a simbiose entre capital e estado, agora tem a perseguição pela lei e pelos órgão do estado além do já tradicional assassinato de reputações, o controle da linguagem, o aval acadêmico pras pseudociências...
Read 4 tweets
Jan 4, 2023
O Brasil é um alcoólatra que não consegue dar o "primeiro passo". A gente não consegue admitir que é pobre e precisa fazer certas concessões pra enriquecer. Pelo contrário, o Brasil é um pobre que acha que pode prover o bem-estar e os luxos que os ricos têm.
Não se vê político brasileiro se espelhando no modelo que fez os ricos se tornarem e se manterem ricos, nem nos que fizeram os pobres saírem da miséria. Os caras só olham pras consequências da riqueza e dizem "vamos ter aqui também".
País pobre tem que fazer concessões e isso inclui baixa carga tributária, regulações ambientais e trabalhistas eficientes, porém não tão rígidas quanto a de um país desenvolvido, e um salário mínimo compatível com a produtividade que os empregos geram. Esse é o ponto de partida.
Read 5 tweets
Jan 1, 2023
Só digo uma coisa: trouxa de quem acreditou nesse papo de golpe. Tanto quem ficou na frente de quartel, quanto quem foi vítima da narrativa petista.

Galera é emocionada demais, pelo amor de Deus...
Não existem mais golpes como em meados dos séc. XX num mundo que vive uma concepção de poder e sociedade como as de hoje. As democracias de hoje "morrem por dentro" pelas mãos das próprias instituições. Estamos vivendo um exemplo claro desse fenômeno bem no meio das nossas fuças
E é exatamente o fato de muita gente esperta não estar enxergando que mostra o quão bem sucedido é o processo. É um tipo de "golpe" que não precisa de ruptura porque, para todos os efeitos, ele ocorre "dentro da lei" e os responsáveis são autoridades legitimamente empossadas.
Read 11 tweets
Jan 1, 2023
Saldo de réveillon: briga 😬
FDP solta um rojão que cai na frente da casa do vizinho. Vizinho sai pra ver o que tinha acontecido e xinga o FDP. FDP e amigo vão pra cima do vizinho. Esposa do vizinho tenta apartar e apanha do FDP também.
Saio portão afora pra ajudar o vizinho que tá no chão. Vizinho levanta. Amigo do FDP começa no deixa disso. Chego no deixa disso também enquanto o FDP chama o vizinho de nazista (o vizinho é loiro de olho azul)
Read 6 tweets
Dec 31, 2022
Preços em 31/12/2022:

Selic: 13,75%
USD: 5,21
Inflação: 5,90%
PIB~: USD 1,75 bi ou R$ 9,16 bi
Per capita~ (considerando 207 mi hab. conforme prévia do censo): USD 8493,28 ou R$ 44250,00
Tx. Desemprego: 8,7% (PNAD-C 3º Tri)
Brent: USD 86,00

DXY:
Read 7 tweets
Dec 23, 2022
Esse é o DXY (o valor do Dólar frente às principais moedas do mundo). Percebam que a partir Outubro ele vem despencando. Isto porque os resultados da inflação nos EUA vieram melhores que o esperado e o prognóstico, portanto, é de o Fed (o Banco Central dos EUA) baixar juros...
...o que faz o interesse de investidores se voltar a outras moedas com melhor relação risco x rentabilidade.

Agora vejam o Real frente ao Dólar. A partir de Outibro ele deveria ter valorizado em proporção parecida à da desvalorização mundial do Dólar. Por que isso não aconteceu?
A economia brasileira termina 2022 com desemprego baixo, a 4ª menor inflação entre as 20 maiores economias do mundo, um superávit de ~35bi e um crescimento de ~3%. Um cenário que, em condições normais, faria o Dólar se desvalorizar ainda mais frente ao Real.

Ou seja...
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(