Quer saber por que o #ibovespa está andando de lado há mais de dois meses? Segue a thread!
1) Desde março eu venho dizendo que a recuperação econômica global depende da descoberta da vacina contra coronavírus. Enquanto a vacina não vem, muitos setores não conseguem se recuperar totalmente como shoppings, eventos, shows, turismo, aviação, restaurantes, etc.
2) Além disso, a falta de vacina abre espaço para novos surtos do coronavírus como estamos vendo agora na Europa.
3) Eleições na maior economia do mundo sempre trazem volatilidade e instabilidade. Especialmente em um ano como 2020 em que as disputas internacionais estão cada vez mais intensas. E especialmente em um contexto de tensões entre EUA e a segunda maior economia do mundo, a China.
4) As duas maiores economias do mundo em tensão não pode ser algo tranquilo, né? Na semana passada, houve demonstrações militares da China perto de Taiwan. O Tik Tok se tornou a nova disputa entre os países. Essas tensões preocupam investidores e podem afetar empresas.
5) A decepção de investidores nesta semana com a falta de um novo estímulo econômico anunciado pelo FED mostrou que os investidores se tornaram dependentes e "viciados" em estímulos econômicos.
6) Os estímulos ficaram no primeiro semestre e explicam grande parte da valorização das bolsas. Agora, sem estímulos, falta otimismo para as bolsas subirem.
7) Especialmente no Brasil, as discussões sobre teto fiscal, gastos públicos e austeridade continuam preocupando. O que está em jogo? A capacidade de o Brasil ser visto como um país capaz de pagar suas dívidas, crescer economicamente e honrar seus compromissos fiscais.
8) O próprio Banco Central mencionou nesta semana que o Brasil precisa de reformas para voltar a crescer. A agenda de reformas e de privatizações está estagnada e Paulo Guedes não tem conseguido avançar com as propostas de redução do tamanho do estado brasileiro.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh