Algoritmos de reconhecimento facial falham muito mais em identificar rostos negros. Por que isso é um problema (e muito grave)?
Thread traduzida: #algoritmos#racismo
No tweet acima, @colinmadland explica que um dos seus colegas pesquisadores estava pedindo ajuda porque o Zoom ficava cortando o rosto dele quando usava um background virtual. Sugeriram pra ele trocar o fundo, a iluminação, mas não funcionou. Veja porque:
Acontece que o @zoom_us tem um algoritmo ruim de detecção facial que não consegue entender que um rosto negro é um rosto. Ele "preferiria", por exemplo, achar que o globo atrás do professor seria seu rosto do que a resposta óbvia.
Mas o buraco é muito, muito mais embaixo. Nessa reportagem, testes do governo dos EUA mostram que mesmo os softwares de reconhecimento facial mais avançados ainda erram (identificam incorretamente) de 5 a 10 vezes mais com rostos pretos do que com brancos.
Se até aqui você ainda estiver pensando "e daí?" ou "não entendi a gravidade", acontece que pessoas inocentes já foram pra cadeia por causa de reconhecimento facial incorreto. Pessoas brancas? Não né.
Basicamente, esses algoritmos funcionam através de aprendizado com bancos de dados. Você mostra um conjunto de imagens de rostos para o programa, ele aprende que aquilo é um rosto, e cria a sua própria definição de rosto humano a partir do que você ensinou pra ele.
Então, algoritmos computacionais não são "neutros", só por envolverem máquinas. Eles podem sim refletir as estruturas socialmente definidas de racismo, machismo, LGBTQ+fobia, xenofobia, etc, porque aprendem através de pessoas e bancos de dados, que estão dentro dessas estruturas.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Em 1987, uma orca foi avistada empurrando um salmão morto com a cabeça. Em 6 semanas, esse comportamento se espalhou pela comunidade e quase todas as orcas passaram a usar chapéus, até que de repente todo mundo parou.
O que explica isso?🧶
(1/8)
Assim como a gente, as orcas possuem diferentes comunidades, cada uma com a sua cultura, comidas típicas, comportamentos e até sotaques diferentes. E elas também são muito boas em aprender e copiar outras orcas!
(2/8)
E tem mais! As orcas são conformistas - ou seja, elas têm uma tendência a adotar o comportamento mais comum na população.
Em outras palavras, é o famoso maria vai com as outras: quanto mais orcas usavam o chapéu de salmão, maior era a chance de outras usarem também
(3/8)
Morar em prédio é sempre uma aventura, mas hoje foi diferenciado então vou deixar a fofoca completa aqui pra vocês, em ordem cronológica:
1) por volta das 22 eu tava cozinhando um arroz/assistindo série e de repente comecei a sentir um cheiro de queimado vindo da cozinha +
pensei puta queimei meu arroz
Fui ver não tinha nada queimando não, terminei de cozinhar o arroz e esqueci o cheiro
2) às 23 e pouco acabo de assistir a série e já tô pronta literalmente só com as roupa que Deus me deu pra ir dormir nesse calor
3) de repente batem na porta+
e eu penso QUEM OUSA BATER NO MEU LAR A ESTE AVANÇADO HORÁRIO DA NOITE
depois penso ah não porra será que é a véia racista do 508 vindo reclamar mais uma vez dos barulhos inexistentes que ela cria em devaneios da sua mente perturbada
Orcas cuidando de filhotes de outras espécies?
Já é a segunda vez que baleias-piloto são registradas nadando bem próximas a orcas fêmeas, o que está intrigando pesquisadores: seria esse o primeiro registro
de adoção inter-espécies em orcas? (1/11)
📷: Filipa Samarra
Em Agosto de 2021, um filhote de baleia-piloto foi avistado junto a uma orca fêmea no litoral oeste da Islândia, nadando em posição de "echelon" - onde o filhote fica bem próximo, junto à lateral do adulto. (2/11)
📷: M.T. Mrusczok
A posição de "echelon" ajuda o filhote a nadar, porque exige menos esforço físico e permite que ele pegue carona no movimento do adulto. Para mamíferos aquáticos, é o equivalente de uma mamãe carregando seu bebê. (3/11)
Esse vídeo viralizou em 2020, 22 e agora está de volta 😂 Então vamos explicar! Primeiro de tudo: 1) Baleias não conseguem engolir pessoas 2) A distância recomendada pra observar baleias é no mínimo 100n 3) As duas moças saíram ilesas
Primeira coisa, pra deixar bem claro: baleias não “engolem” pessoas do nada, esse acidente aconteceu porque as moças estavam observando as baleias muito de perto, a 9 metros - a uma distância não recomendada (sim, elas sabiam que havia baleias por perto: theguardian.com/us-news/2020/n…)
Acontece que a baleia já estava se alimentando no local, dá pra ver pela agitação da água, as bolhas e peixes subindo e as aves se agrupando ao redor.
Tudo isso são sinais de que ela está prestes a subir com a boca aberta pra capturar o seu alimento, e não é seguro ficar perto!
Cílios: @deus
Selagem: q isso?
Corte: faço sozinha
Unhas/pés e mãos: uai já tenho
Sobrancelhas: tbm faço sozinha
Limpeza de pele: sabonete & água
Micropigmentação das sobrancelhas: bactérias que vivem nas minhas sobrancelhas?
Academia: de graça na uni