Em 2020, o dia 1º de outubro guarda duas datas especiais na China: vai combinar não apenas o Festival da Lua (#midautumnfestival), como também o aniversário da fundação da República Popular da China no dia 1 de outubro de 1949.
O Festival da Lua é bem famoso pela comida: os mooncakes, que incluem uma variedade de recheios - salgados ou doces. Famílias costumam se reunir e comer MUITOS mooncakes, que são extremamente populares.
E sobre o aniversário de fundação da República Popular da China, resgatamos esse vídeo sobre o famoso discurso de Mao Zedong em 1/10/1949, na Praça da Paz Celestial.
A semana do dia 1 ao dia 7 de outubro é feriado nacional na China, chamado de "golden week". Famoso período de viagens e fotos de estações lotadas, a golden week de 2020 traz o desafio da recuperação do setor turístico e de serviços em meio à pandemia.
Esse ano, o feriado vai até o dia 8 de outubro e as reservas de avião para viagens domésticas, por exemplo, estão altíssimas. Para estimular o setor, tarifas estão 10% mais baixas do que em 2019.
Em junho, Trump havia assinado o Uighur Human Rights Act, aprovado com grande maioria no Congresso dos EUA. Mas ele voltou atrás na imposição de sanções de oficiais de Xinjiang.
Agora, um projeto de lei (que ainda precisa passar pelo Senado) prevê a proibição de importação de produtos de Xinjiang. O Uygur Forced Labour Prevention Act recebeu também aprovação quase unânime na votação da Câmara.
Na edição de ontem, contamos sobre o lançamento do governo chinês de white papers reconhecendo a extensão dos campos em Xinjiang, que afirma serem para treinamento vocacional e desenvolvimento regional.
Trump anunciou o bloqueio de transações comerciais pelo WeChat e atualizações do TikTok no domingo. O TikTok terá até 12/11 antes de um banimento no serviço de nuvem do app, o que permite mais tempo de negociação com a possível compradora Oracle 👇
Os links mais clicados da edição da semana passada:
1. As imagens do fotojornalista Chen Ronghui que capturam com sensibilidade o senso de desencantamento de jovens em regiões às margens do desenvolvimento chinês.
A famosa Cidade Proibida (#ForbiddenCity) está completando 600 anos! Foi a residência de 24 imperadores e tornou-se museu público em 1926. Já foi palco de inúmeros eventos históricos e esteve em cena em vários filmes e programas de televisão.