1. CLASSIFICAÇÕES

Vc pode escolher o critério que quiser para classificar uma empresa listada na bolsa. Pode ser tamanho: small, mid ou large cap. Pode ser liquidez: líquida ou ilíquida. Exposição em mercados geográficos: domésticas ou exportadoras. Enfim, fica a seu critério.
2. As classificações existem apenas para categorizar ou facilitar algum entendimento, ou especificar algum risco. Exportadoras ganham em dólar, por exemplo, ilíquidas são difíceis de se entrar ou sair, small caps podem oferecer a chande de crescimento mais acelerado, etc.
3. Gostamos de um tipo de classificação simples, nossa, p/ categorizar nossas empresas. Não é baseado em nenhum critério quantitativo sofisticado, mas é uma invenção que ajuda a entender a história e qual a natureza do retorno futuro que uma determinada empresa nossa pode dar.
4. Separamos nossas empresas investidas em 2 grupos:

Grupo 1: empresas com resultados muito fortes, q o mercado não acredita serem sustentáveis, mas q nós achamos que serão sim fortes por muito tempo.
5. E o Grupo 2: empresas que estão com resultados muito ruins, q o mercado acredita q permanecerão péssimos por muito tempo, mas nós achamos que não serão por muito mais tempo. São resultados ruins circunstanciais, temporários, e q melhorarão substancialmente no longo prazo.
6. Os dois grupos são difíceis de se identificar. Tanto o bom negócio q permanece dessa forma por muito tempo, qto o ruim q tenderá a melhorar.

Temos tantos investimentos do grupo 1, quanto do grupo 2.

O maior ganho ocorre qdo uma empresa sai do Grupo 2 e se torna do Grupo 1.
7. Curiosamente, temos visto uma quantidade anormal de casos do tipo 2, mesmo em setores e empresas em que nós não temos investimento. Essa situação pode estar nos dizendo q a economia do Brasil, no agregado, tem a natureza do tipo 2.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Henrique Bredda

Henrique Bredda Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hbredda

14 Oct
1. O BOM COMBATE

Como vc combate os daytraders de elite de croissant? Censurando-os? Ñ resolve. Piramideiros surgem aos montes. Como vc combate notícias falsas e desinformação? Censura? Não dá. Quem teria o poder de decidir o q é falso ou verdadeiro? Quem seriam os checadores?
2. E então? O q fazer para combater o q é ruim e o q é errado? Só tem uma forma não autoritária: com inundação de coisa boa. Pra cada moleque bochecha rosa magic trader q surgir, q tenhamos muito mais investidores honestos divulgando e ensinando filosofias sérias de investimento.
3. Vc combate o mal afogando-o com coisa boa. Ao invés de surtar qdo vê um prédio todo torto, gritando pra todo mundo, se escandalizando q o prédio está torto, vai lá do lado e construa um prédio reto, aprumado. O seu prédio reto evidenciará o do lado torto sem vc dar um pio.
Read 5 tweets
12 Oct
1. DE MISES PARA AYN RAND

Quando foi lançado, o livro deixou Ludwig von Mises tão impressionado, que ele fez questão de escrever a seguinte carta para Ayn Rand:

"Prezada senhora Rand:
2. "Eu não sou um crítico profissional e não me sinto capaz de julgar os méritos desse livro. Portanto, eu não quero retê-la aqui com a informação q gostei muito de ler A Revolta de Atlas e q fiquei extremamente admirado com a magistral maneira como a senhora construiu o enredo."
3. "Porém, A Revolta de Atlas não é simplesmente uma novela. É também (e principalmente) uma análise persuasiva dos males que assolam nossa sociedade, uma rejeição embasada da ideologia dos nossos pretensos "intelectuais" e um impiedoso desmascaramento da insinceridade..."
Read 7 tweets
11 Oct
1. BOLSA EM DÓLARES? PQ?

Muitas pessoas me dizem q é idiotice ver a nossa bolsa em dólares, pq as empresas tem receita em Reais, nossos somos brasileiros, ganhamos em Reais, etc. À primeira vista, o argumento parece ok, mas olhando com calma, nem tanto.
2. Algumas coisas pra pensar:

A receita da Vale é em Reais? Não. É em dólares, afinal de contas o minério é cotado em dólares? Tbem não. O mais correto seria dizer q a receita vem de uma cesta de moedas ponderada pelos consumidores, com gde influência da moeda chinesa.
3. O mesmo da Vale, vale para qualquer outra exportadora, e todas essas empresas tem grande influência no ibovespa. Mas e todas as outras empresas totalmente dependentes do mercado doméstico, é melhor ver em Reais, certo? Depende. Olha como complica:
Read 12 tweets
9 Oct
1. ZOOM OUT

3 fundos diferentes q apresentam comportamentos diferentes, e continuarão a manter essa natureza. O BDR (fig1) c/ volatilidade alta, vários ativos além de ações. O Institucional (fig2), ações puro. O Alaska 70 PREV, 70% ações e 30% CDI (fig3). Cada um desde o início:
2. O Alaska Black BDR, inevitavelmente, mexe com as emoções das pessoas. Nem tanto ao céu qdo está voando, e nem no inferno qdo está afundando. Sempre reforçamos que o prazo mínimo para se pensar num fundo de ações é de 5 anos. Falo 5 pq tenho vergonha de dizer a vida inteira.
3. Olhando as janelas móveis de 5 anos do Black BDR, desde o início em 1/1/12, temos a seguinte distribuição de retornos. Repare q nenhuma janela de 5 anos retornou negativo. Nenhuma menor q 40%. As análises de janelas móveis longas p/ ativos de risco, como o ibov, ajudam muito.
Read 5 tweets
20 Sep
1. UMA REFLEXÃO E UMA EMPRESA TENTANDO AJUDAR

40 mil funcionários, milhares treinando num dos melhores laboratórios de tecnologia do país, não demitiu ninguém no covid qdo milhares de cias colocaram milhões nas ruas.

Milhões em doações pela família controladora em plena crise.
2. Gera emprego e renda, não pára de crescer e contratar. Gera bilhões de reais em impostos para a União, ganha consistentemente entre as melhores empresas do país para se trabalhar e gerou um valor enorme para os acionistas.
3. Mas agora, com um programa de trainee para contratar 20 a 30 pessoas negras e pardas, gerou revolta. Parece q tudo se resume a apenas esse programa. Todo o resto não interessa mais? Não importa quantas milhares de oportunidades para todos a empresa gera e gerou em 60 anos?
Read 21 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!