Macacos adestrados em pleno século XXI

Post concitando à reflexão, com cumprimentos ao autor.

"SOBRE HOMENS, MACACOS E PANDEMIA
Desde o início da pandemia causada pelo vírus originário da China, governantes impuseram uma série de medidas restritivas
a pretexto de garantir o distanciamento social entre as pessoas e, assim, supostamente evitar a propagação do vírus. Quando observo as pessoas seguindo à risca certas medidas, lembro-me daquela experiência com macacos.
Conta-se que certa vez cientistas reuniram meia dúzia de macacos em uma jaula. No centro, deixaram uma escada e, acima da escada, um cacho de bananas. Cada vez que um macaco subia a escada, os cientistas lançavam um jato de água fria nos demais que ficavam no chão.
Em dado momento, os macacos perceberam a relação entre subir a escada e o banho de água fria, quando, então, começaram a bater no símio que insistisse em tentar alcançar as bananas pela escada.
A partir disso, os cientistas substituíram um macaco veterano na experiência por um macaco novato. O novato correu para a escada sem titubear, e os demais logo lhe aplicaram uma boa surra. Mais um primata novato foi colocado no lugar de outro veterano e o mesmo aconteceu:
o novato tentou subir as escadas e apanhou dos demais. Chegou ao ponto em que todos os macacos veteranos foram substituídos por novatos, os quais, mesmo sem nunca terem tomado uma ducha de água fria, continuavam batendo no macaco que tentasse subir a escada.
Conclusão: se fosse possível perguntar aos macacos novos por que eles batiam em quem tentava subir a escada, provavelmente eles responderiam: “não sei, mas aqui sempre foi assim”.
Essa experiência nos ensina que, como seres humanos dotados de racionalidade,
devemos sempre refletir sobre o que fazemos, a fim de entender o sentido das nossas ações. O medo de ser contaminado pela praga chinesa do novo coronavírus, em parte provocado pelo terror midiático, parece ter tolhido nossa capacidade de pensar, de modo que aceitamos
irrefletidamente as medidas que foram empurradas goela abaixo pelas autoridades públicas. Os nossos governantes dizem que todas as medidas adotadas estão baseadas em evidências científicas. Será mesmo?
Um dia desses fui em uma loja comprar um casaco.
Escolhi uma peça e dirigi-me ao provador para experimentar, quando a atendente me impediu dizendo que estava proibido o uso do provador (na hora, senti-me na pele dos macacos novatos da experiência científica, mas por sorte a atendente era gentil e não me bateu).
Eu teria que comprar o casaco e provar em casa e, se não servisse, poderia devolvê-lo. Eu perguntei para a moça: se o casaco fosse meu, poderia tirar e vestir novamente no interior da loja? Ela respondeu sim, claro. Então, fui até o caixa e comprei o casaco.
O atendente do caixa me entregou a sacola com o casaco, e eu perguntei para ter certeza: agora, o casaco é meu? Sim! Aí tirei o casaco da sacola e vesti na frente do caixa. Como o casaco não serviu direito, tirei o casaco, coloquei-o sobre o balcão e pedi para
experimentar outro tamanho.
Faz algum sentido proibir as pessoas de usarem o provador da loja? Se o sujeito pode circular na loja, por que raios não pode usar especificamente o provador? Ele já está no interior da loja! Vai dizer que o vírus fica concentrado só no provador?
Exemplos assim não faltam. Outro dia hospedei-me em um hotel. No check-in, o atendente me alertou que precisava reservar um horário para tomar o café da manhã. Decerto faziam isso para evitar “aglomero” no salão, pensei comigo mesmo. Não!
Era porque o café tinha que ser servido nas mesas, pois o município havia proibido o uso das mesas de buffet. Como servir o café nas mesas exigia certa quantidade de funcionários, era preciso limitar o número de hóspedes por horário. Para minha surpresa, nessa mesma cidade, os
restaurantes não estavam proibidos de servir almoço na modalidade buffet.
Que tipo de ciência é essa que não vê risco no buffet dos restaurantes, mas enxerga o fim do mundo no buffet dos hotéis? Por acaso, o vírus chinês circula apenas em hotéis e não em restaurantes?
Em algumas cidades, os cidadãos foram obrigados a usar máscaras dentro dos carros, mesmo estando sozinhos e com os vidros fechados! Teve prefeito que impôs distanciamento social até para veículos, que não podiam ser estacionados lado a lado! Dizem os “cientistas” que é para
evitar que as pessoas fiquem próximas quando entram e saem dos carros. Então, o sujeito sai de casa, vai até o shopping ou ao supermercado, cruza com dezenas de pessoas, senta na praça de alimentação e tira a máscara para comer, fica cara-a-cara com o caixa dos
estabelecimentos e nada disso é considerado arriscado demais. Mas Deus o livre estacionar os veículos lado a lado!
Ora, não é preciso ser um cientista nem um prêmio Nobel para perceber que essas e outras tantas medidas não fazem o menor sentido.
Mesmo assim as pessoas continuam cumprindo e algumas acham mesmo que todas essas restrições são absolutamente necessárias para salvar a humanidade do juízo final.
Se a pandemia não passa de um grande experimento social, como afirmam algumas teorias da conspiração, será
interessante descobrir quando foi que abdicamos da nossa faculdade de pensar e refletir sobre as nossas ações. Talvez seja o caso de começar a perguntar para as pessoas por que estão usando máscaras.
Quando elas começarem a responder “não sei, mas aqui sempre foi assim”, aí teremos uma boa pista do momento em que nos tornamos menos humanos e mais macacos."

(Leandro G.M. Govinda é Promotor de Justiça em Santa Catarina - artigo publicado em 07.10.20)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with MFFL 🇧🇷 Deus Pátria Lealdade LIGHT Q 🇧🇷🇺🇲

MFFL 🇧🇷 Deus Pátria Lealdade LIGHT Q 🇧🇷🇺🇲 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @MarleneFFL

16 Oct
O nível do ignorância do povo europeu principalmente em altas posições, é grande! Eles acreditam em coisas surreais Tipo "Amazônia é o pulmao do mundo", "estamos destruindo o planeta", "Vacina com chip é teoria da conspiracao", "A Greta é ótima",
"Criancas chegaram sozinhas à conclusao de que precisamos preservar o planeta"... É chocamte a Europa escolheu a pílula azul! Fico sempre HORRORIZADA com o nível de IGNORÂNCIA!
É por isso q a Europa está sendo corroída pelas entranhas... Sinto muito mas será devastada novamente
Desta vez por vontade própria!!! Tanta história, tanto conhecimento.... Como pode haver tanta ignorância do momento que vivemos ?

A Europa investiu pesado em implantar a agenda da NOM pois acreditava que a UE seria o polo emanador de poder no mundo!!
Read 6 tweets
16 Oct
Toda ideologia política possui três elementos: uma visão do inferno com um inimigo que precisa ser esmagado, uma visão de um mundo mais perfeito e um plano de transição de um para o outro. Os meios de transição geralmente envolvem a tomada e o uso da ferramenta mais poderosa da
sociedade: o estado. Por isso, as ideologias tendem ao totalitarismo. Elas dependem fundamentalmente da superação das preferências e escolhas das pessoas substituindo-as por sistemas de crenças e comportamentos roteirizados e planejados.
Um caso óbvio é o comunismo. O capitalismo é o inimigo, enquanto o controle operário e o fim da propriedade privada é o céu, e o meio para atingir o objetivo é a expropriação violenta. O socialismo é uma versão mais branda do mesmo: na tradição fabiana,
Read 11 tweets
16 Oct
XP POLÍTICA

XP/Ipespe- Russomanno e Covas mantêm empate técnico na disputa pela prefeitura de São Paulo

Os candidatos Celso Russomanno (Republicanos) e Bruno Covas (PSDB) mantiveram 5 pontos percentuais de diferença na disputa, com o candidato do Republicanos
à frente do prefeito, de acordo com a segunda rodada da pesquisa XP/Ipespe para a Prefeitura de São Paulo, com divulgação exclusiva pelo jornal Valor Econômico. Russomanno passou de 27% na semana passada para 28%, enquanto Covas foi de 22% para 23%.
Como a margem de erro máxima é de 3,5 pontos percentuais, Russomanno pode ter de 24,5% a 31,5%, enquanto Covas pode variar de 19,5% a 26,5% -- os dois se mantêm, portanto, tecnicamente empatados.

Na sequência, destaque para Guilherme Boulos (PSOL), que saiu de 10%
Read 17 tweets
16 Oct
A imprensa brasileira não escreve uma linha sobre o escândalo de proporções oceânicas para a campanha de Joe Biden, com e-mails do laptop do seu filho Hunter Biden sendo revelados pela NY Post, demonstrando indícios de corrupção, com a matéria censurada pelo Twitter e Facebook
@leandrorushel

Basicamente o filho de Biden deixou o laptops para consertar, o dono da loja fez backup dos HDs entregou para o Giuliana.Que entregou para o New York Post. Tem tudo, até fotos do cara na banheira, e meio de ucranianos tudo que o Biden tinha negado.
@cardoso
A desculpa do Twitter para censurar os primeiros do filho do Biden é que a imprensa não permite a distribuição de material rádio hackeado na sua rede.
1) O material não foi hackeado.
2) O Twitter bloqueou material hackeado de autoridades brasileiras e distribuído pela intercept?
Read 6 tweets
16 Oct
ELEIÇÕES 2020 – Conservadores concorrem ao Legislativo em São Paulo

Hoje o quadro mudou. O maior líder conservador do país declarou apoio a Celso Russomano, elevando seu status de candidato obscuro a opção menos pior, graças ao acordo com o governo federal.
Contudo, o nexo entre seu nome e o eleitorado conservador se deve ao raciocínio do voto útil, não havendo entre ambos relação de representatividade autêntica.

O quadro é totalmente distindo em se tratando dos candidatos a vereador.
Na acirrada disputa a uma vaga na Câmara Municipal, a representatividade é garantida.

“Tríplice Aliança”

Enquanto os partidos tradicionais injetam dinheiro na candidatura de vereadores que buscam se reeleger, nomes que nunca ocuparam um cargo eletivo se arriscam a deixar o
Read 4 tweets
15 Oct
As audições da juíza Amy Coney Barret são um excelente laboratório para exemplificar na prática como funcionam as mentes conservadoras e as revolucionárias.

A mente conservadora busca a verdade em fatos, estatísticas, tradição (no caso das leis, a jurisprudência)
e moderação da alma.

Já a mente revolucionária busca a mentira no terreno da narrativa emocional, da distorção da verdade e no comportamento histriônico em busca de uma justiça ideologizada.
Ao ser informada sobre outros candidatos à Suprema Corte americana usarem notebooks e múltiplas anotações durante suas sabatinas no Senado e perguntada o que ela estava usando, a Juíza Amy Comeu Barrett mostrou uma bloco de notas do Senado em branco.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!