Liam Bourn Profile picture
17 Oct, 17 tweets, 3 min read
Por que o COMUNIDADE NERD é quase unanimemente esquerdista?

1. É cediço que o meio da cultura pop, a partir do séc. XXI, ganhou uma veia política de esquerda com obras ostensivamente proselitistas. Sabe-se também que comumente o nerd se julga intelectualmente superior a outros.
2. Como uma camada social que é, a comunidade nerd sempre sofreu influências do zeitgeist (espírito da época), mas nunca de modo tão grosseiro, cínico e agressivo quando dos idos de Obama para cá, com os seus ideais esquerdistas, eufemisticamente batizados de "progressistas".
3. Se existe um exemplo perfeito do Efeito (ou Síndrome de) Dunning-Kruger é o do entusiasta da cultura pop. O efeito acontece com notoriedade nesta comunidade porque o conteúdo informativo e intelectual, que os sujeitos são saturadamente submetidos, tem natureza holística.
4. Holística porque tanto o profissional (o criador de conteúdo) quanto consumidor, imperiosamente, são forçados a navegar por todas as áreas do conhecimento no exercício de seu respectivo papel. Toda obra de criação precisa de um suporte intelectual para ganhar vida.
5. Para criar a obra, o profissional nerd precisa acessar as mais diversas áreas do conhecimento, além de suplementá-la com as idiossincrasias. Os éticos, primariamente, focam na qualidade e coesão. Já os histriônicos são imbuídos de incutir a sua personalidade no consumidor.
6. Mas, por limitações óbvias, a informação enciclopédica que é enxertada pelo criador de conteúdo é incompleta, superficial e, principalmente, enviesada por influências político-empresariais, pela visões pessoais do criador, sobretudo daqueles suscetíveis às forças do egrégoro.
7. Os consumidores, por sua vez, são bombardeados por todo esse conteúdo. Alguns percebem o pessoalismo doloso. Os frágeis de parca experiência de vida e os pedantes de baixa instrução deixam emoldurar a personalidade segundo a moral embutida como informação paralela à trama.
8. O fato é que, por ser uma abordagem que navega por quase todas as áreas do conhecimento, ambos os sujeitos passam a se admirar consigo mesmos diante do (falso) conhecimento enciclopédico que possuem em comparação aos demais que não compartilham do nicho do entretenimento pop.
9. O indivíduo já acredita estar dotado de conhecimento superior, digno de ouvidos em comparação à maioria do seu circulo social e familiar. Pois, diferentemente do "homem médio", ele já arranhou o tema de eventual discussão no videogame, na HQ, no seriado, no filme, etc.
10. E esse estado de pedantismo piora quando a veia esquerdista (mentalidade revolucionária, a lógica do conflito social) é financiada no entretenimento nerd. A ostentação da moral sofisticada e o discurso do monopólio da virtude da Esquerda junta-se à tudologia clássica do nerd.
11. Crer no conhecimento enlatado e simplório da cultura pop gera o estado de falsa erudição. Uma falsa cultura construída sob jargões desconexos e pseudo-piedosos, de modo que, via um preconceito juvenil, passa-se a ter como tacanha e deturpada a boa ordem do conservadorismo.
12. Alguns nerds são muito vulneráveis para cair na armadilha. São carentes que querem aprovação dos pares; inseguros que precisam se mostrar inteligentes; imaturos que precisam se mostrar engajados politicamente. Nerdismo-esquerdismo é juntar a fome com a sede de comer.
13. Ao fim, o nerd esquerdista se revela um arrogante que se autodeclara com a autoridade para definir conceitos morais e regras de conduta. Ousam até arbitrar verdades científicas, quanto mais de política. HQs, seriados, filmes e games não são fonte exclusiva de conhecimento!
14. Obs.: Em complemento, é importante citar que Stan Lee e outros argumentistas lançaram mão de pautas inclusivas nas HQs. Como profissional, Lee estava submetido ao tempo da New Left sessentista, de tal forma que não haveria como ignorar em absoluto as tendências culturais.
15. A virtude de Lee e outros foi que não perverteram a coesão das criações. É dizer, as obras existiam por si mesmas, com vida e identidade própria, primariamente destinadas ao entretenimento. Não se desnaturaram em um instrumento de algo para afrontar a inteligência do leitor.
16. Certos temas de ações afirmativas eram abordados, mas sempre com elegância, de modo a dar-lhes um teor acidental, sem deixar de prestigiar o principal - a trama. Hoje, porém, as obras servem, essencialmente, como meros acessórios catequistas de ideias revolucionárias.
17. Tudo está submetido ao espírito do tempo. Os anos 80 estavam sob o reaganismo. Mas nada se compara ao furor e à grosseria proselitista da atualidade. Personagens e histórias estão destinados a promover toda sorte de divisionismo odioso, do racialista ao antiatlanticista.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Liam Bourn

Liam Bourn Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LiamBourn

20 Sep
1. Um pouco de história para os histéricos e iletrados que são afoitos para ostentar a sua virtude moral, influenciados por forte senso de pertencimento, regado de extrema ignorância e parco raciocínio lógico-imaginativo para compreender as implicacões historicistas.
2. Toda doutrina política de caráter autoritário, divisionista e revolucionário que mancharam a história da humanidade teve como pressuposto para o seu processo de destruição humanitária, do nascedouro, para afirmação, à obra final, o endosso coletivo da maioria.
3. O endosso da maioria da população só ocorreu porque encontrou, invariavelmente, terreno fértil (momento político-social) apropriado para a germinação da semente (doutrina). Eis o exemplo do Nazismo que, quando surgiu, ganhou crédito não só na Alemanha, mas em todo o mundo.
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!