SecomVc Profile picture
18 Oct, 10 tweets, 2 min read
Otto Maria Carpeaux não está apenas no seleto grupo do que se pode chamar Mestres do Brasil; ele está no panteão dos grandes intelectuais de todos os tempos.

No mundo todo, não são muitos os mestres de educação literária da ordem de Carpeaux.
02. De vasta formação acadêmica e variada atuação profissional, possui também extensa e valiosa lista de obras publicadas.

Mas nada se compara à monumental "História da Literatura Ocidental", na qual repassa, organiza e analisa com maestria todo o cânone literário do Ocidente.
03. Carpeaux nasceu na Áustria em 1900 e andou pela Europa por quase 40 anos, estudando e atuando como crítico de Literatura, Arte e Música, jornalista e historiador.

No Brasil, não apenas aprendeu nossa língua e cultura, como se tornou um escritor de raro talento em português.
04. O polímata austríaco buscou refúgio no Brasil aos 39 anos de idade, fugindo do nazismo que tomara conta de seu país natal.

Naturalizado brasileiro, viveu aqui exatamente metade da vida. E foi aqui que floresceram sua vocação de escritor e educador e suas maiores obras.
05. Havendo trabalhado como jornalista na Europa, começou a atuar no Brasil no Correio da Manhã ao lado de figuras como Aurélio Buarque de Holanda e Graciliano Ramos. Foi diretor da biblioteca da Faculdade Nacional de Filosofia e da biblioteca da Fundação Getulio Vargas (FGV).
06. Em 1959, lança o monumental “História da Literatura Ocidental”, em língua portuguesa. Em algumas edições, os volumes chegam a juntar três mil páginas ao todo.

É uma das maiores obras de História da Literatura já produzidas em todo o mundo.
07. Publicada também pelo Senado Federal, a “História da Literatura Ocidental” ocupa o topo de listas das maiores obras de não ficção do século 20.

E é uma das grandes referências universais, em todos os tempos, da educação cultural pela leitura dos grandes clássicos.
08. Como se vê, Carpeaux é figura de enorme importância e imponência, mas é também uma daquelas personagens cuja história de esquecimento causa estranheza e lamento. A vasta bibliografia e a genialidade de Otto Maria Carpeaux não devem repousar nas sombras.
09. Segundo Gilberto Freyre, um dos maiores historiadores de nosso país, Carpeaux não era apenas um erudito de raro conhecimento enciclopédico, mas "um autêntico mestre".

No caminho da verdadeira educação e formação do conhecimento, o austro-brasileiro é indispensável.
10. Otto Maria Carpeaux, como tantos, não tem sido valorizado nas últimas décadas de obnubilação da intelectualidade brasileira. Cabe, enfim, todo destaque a esse grande mestre universal e, definitivamente, um dos maiores Mestres do Brasil.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with SecomVc

SecomVc Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @secomvc

18 Oct
"O gigante acordou" virou um clichê, um lugar-comum. E, como tal, a despeito da vulgaridade do uso, é carregado de significados verdadeiros.

Como um todo, o Brasil é perfeitamente comparável a um gigante adormecido, dentro do qual vários outros gigantismos também repousam.
02. Pois Mário Ferreira dos Santos é um dos melhores exemplos de gigantes adormecidos no Brasil.

Um gigante do pensamento, do ensino e da produção intelectual que por décadas, por motivos que merecem ser investigados, foi jogado nas sombras do esquecimento.
03. Nascido em São Paulo em 1907, mas criado no Rio Grande do Sul, Mário começou sua profícua trajetória atuando como crítico cultural e cronista político em jornais de Porto Alegre. Ainda nesse seu início, foi tradutor e escritor (sob pseudônimo) de obras literárias.
Read 10 tweets
18 Oct
Imagine você aos 17 anos renunciar completamente ao mundo para dedicar-se a uma vida de devoção, estudos e serviço ao próximo.

Imagine você, descendente de nobres e políticos, sair do conforto de uma aprazível e bem desenvolvida ilha na Europa para jogar-se no desconhecido.
02. Imagine que esse desconhecido é, de fato um Novo Mundo: com gente, costumes, ambientes e línguas dos quais você não sabe absolutamente nada. E você vai sozinho.

Pois este é o Padre José de Anchieta. Espanhol de nascimento. Brasileiro de missão, de coração e de maestria.
03. - Autor de inúmeras peças teatrais e obras poéticas.
- Um dos primeiros autores da Literatura Brasileira.
- Autor da primeira gramática da língua tupi.
- Educador de milhares de indígenas.
- Um dos fundadores das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
CONTINUA ⬇️
Read 13 tweets
18 Oct
O combate ao crime organizado e o enfraquecimento e a descapitalização das organizações criminosas bateram recorde de arrecadação com a venda de 2,7 mil produtos apreendidos desde 2019.
Decreto da Presidência da República ampliou a competência da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, que passou a regular a venda de bens apreendidos também em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
A venda ágil dos bens apreendidos de criminosos devolve esses recursos à sociedade em forma de investimentos na área de segurança pública.
Read 5 tweets
17 Oct
Roberto Campos (1917-2001) foi uma das melhores produções da educação econômica no Brasil.

Mas o contrário é ainda mais verdadeiro: a área que o formou deve muito a este pensador, estudioso e homem público. Um verdadeiro mestre; na teoria e na prática.
02. Autor de dezenas de obras sobre diversas abordagens da Economia, Campos é um dos luminares de ideias políticas que
- valorizam as pessoas como indivíduos livres e autônomos;
- detentores de suas faculdades e potencialidades;
- e produtos de seus esforços pessoais.
03. Roberto Campos abriu ao Brasil todo um leque de conhecimento histórico acerca do papel do Estado, sua natureza e seus deveres, seu alcance e seus limites diante do indivíduo.

Um gigante no campo intelectual, fez também importantes contribuições à política brasileira.
Read 5 tweets
17 Oct
Um educador clássico. Poucos merecem tanto essa elogiosa descrição quanto José Monir Nasser.

De formação cultural tradicional, à base de grandes clássicos Literatura e de sabedoria humana, cedo descobriu a chave para uma vida plena: a sólida estrutura cultural e espiritual.
02. Dizia que os clássicos da literatura não são explicados por nós, mas eles que nos explicam a nós. Com essa base e a própria potência de seu espírito de mestre, fundamentou uma vida dedicada à educação de uma multidão, desencantado com a negligência geral à cultura.
03. Para Nasser, é exatamente a constituição de uma estrutura cultural que leva o homem ao avanço, seja ele individual ou social, espiritual ou econômico — sendo essa, portanto, justamente a base para a formação de uma nação próspera, de um povo consciente.
Read 10 tweets
17 Oct
Devemos muito aos mestres. Quando se fala isso, o que vem à mente é o professor na sala de aula. Mas há mestres com quem convivemos diariamente, sem, porém, jamais vê-los: os que nos ensinam pelos livros. O escritor, editor e tradutor Monteiro Lobato é um dos maiores desses.
02. Praticamente toda criança brasileira teve (e segue tendo) seu imaginário influenciado diretamente por Monteiro Lobato, por sua obra, por suas personagens.

De fato, apesar do grande reconhecimento, a literatura infantil de Lobato compõe "apenas" metade de sua obra.
03. Sua obra apresenta uma extensa lista de críticas, artigos, crônicas e livros temáticos (sobre o petróleo, por exemplo), além de um romance.

Porém, para além da autoria de literatura infantil, é na tradução desse mesmo gênero que o autor deixou grande legado.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!