☆Acefobia: 7 exemplos de atos ou falas acefóbicos que foram banalizados.
1. "Eu não namoraria ume assexual"
Este tipo de fala é algo extremamente comum e, principalmente, acefóbico. Por que deveria ser aceitável negar alguém por esta pessoa ser assexual, se não é aceitável com nenhuma outra orientação?
Este tipo de pergunta machuca e leva pessoas assexuais a crerem que nunca serão amadas ou, até, que não são merecedoras de receberem qualquer tipo de amor e carinho, coisa que de modo algum poderia ser verdade.
2. "É opção/preferência"
A assexualidade é uma orientação sexual tal qual as outras. Não é opção, não é castidade, não é personalidade. Nossa sexualidade nasce conosco e é muito mais do que válida, independente do que você pense.
3. "É doença"
Só porque você não entende algo, não quer dizer que é errado. Assexualidade não é falta de hormônios, líbido ou sentimentos. A homossexualidade era considerada como doença até algum tempo atrás (ainda que, hoje, ainda haja muito preconceito com a comunidade), +
mas parando para pensar sobre é claro ver o absurdo nesse discurso. Então, mais uma vez, se não é aceitável com outras orientações, porque deveria ser com a assexualidade?
4. Achar que são apatiques/sem sentimento
Assexualidade é sobre especificamente a atração sexual, ou seja, não há qualquer relação com outros sentimentos. Pessoas assexuais, tal qual arromânticas e assensuais, possuem, sim, sentimentos. Afinal, apatia é um termo psicológico.
5. Dizer que são gays/lésbicas não assumides
Dizer que alguém se diz ace para não se dizer homossexual é problemático em n níveis.
Uma pessoa assexual ainda pode ter uma orientação, ou seja, ume ace pode ser gay/lésbica, hétero, bi, pan, poli, omni ou qualquer outra orientação, e isto não anula a sua assexualidade.
6. Dizer que gostaria de virar assexual
Ninguém vira assexual. A assexualidade é uma orientação válida, e nós não sofremos menos em questões amorosas por sermos aces.
Dizer que gostaria de se tornar assexual ou que está quase se tornando por estar há algum tempo sem atividades sexuais dói em nós, que passamos o tempo inteiro ouvindo que somos quebrades, estranhes ou doentes.
7. Dizer que ace não sofre opressão (AVISO: menção a abuso sexual)
Os tópicos anteriores são exemplos de acefobia, mas existe muito mais por trás disso. Assexuais sofrem de insultos e piadas mascaradas a estupros corretivos, simplesmente por sua orientação.
Somos machucades e invisibilizades, e negar isso contribui para que continue acontecendo.
Esta thread contém relatos de pessoas assexuais. O objetivo é falarmos sobre descoberta, vivência e (auto) aceitação assexual, buscando ajudar pessoas que ainda estão neste caminho de autoentendimento.
MITO. Nem tode assexual odeia sexo. Existem espectros aces que sentem a atração sexual, e existem aces que até curtem fazer por se sentirem confortáveis com ês parceires!
•Assexuais são frigides?
MITO. Frigido segundo o dicionário popular é alguém apático, distante, que não se envolve. Existem assexuais que não gostam de contato físico, mas isso não faz delus frigides, visto que a assexualidade não tem relação com apatia, que significa falta +
O ás de tornou símbolo assexual por causa do trocadilho com a palavra ace, abreviação fonética de assexual, e algumas pessoas na comunidade usam o ás pra representar sua identidade no espectro assexual.
•Ás de copas:
Representa ês assexuais que sentem atração romântica.