bla Profile picture
20 Nov, 29 tweets, 13 min read
@WagnerThomazoni Wagner, eu estava comentando justamente horas antes do ocorrido, eu só entro nessa seara quando alguém vocaliza isso, pois se não a gente vai entrar numa armadilha que quase não tem como sair.
@WagnerThomazoni E vamos lá a thread pode ser longa, também acho difícil que se fosse um branco loiro de olhos azuis acontecesse isso, porém também acho difícil se ele estivesse de terno acontecesse isso, não que ele tenha que andar assim por ser negro, mas existe uma linha aí
@WagnerThomazoni Possivelmente se fosse uma pessoa que venha a ser branca porém com algum buraco na camisa, algum detalhe que sinalizava mal cuidado no cabelo provavelmente receberia o mesmo tipo de tratamento, vocês acham que este homem receberia tratamento diferente?
@WagnerThomazoni Provavelmente não, antes que digam sobre o nariz, repare que o cabelo dele é liso(mesmo sem cuidado), a pele é mais queimada por estar constantemente no sol, provavelmente ele teria os mesmíssimo tratamento, então não se trata de cor aí(não a principio).
@WagnerThomazoni O negócio que se tem aqui no Brasil é muito mais ou medo de alguém que aparenta ter dinheiro ou desprezo ou má vontade para quem não tem, isso é fato, como os caucasianos em geral se segmentaram como tendo mais dinheiro...
@WagnerThomazoni E aí tem 2 fatores para isso, a escravidão(de fato), porém já fazem mais de 120 anos que isso aconteceu e nos EUA não se tem essa segregação social clara, o negão pode ter dinheiro para cacete, lá você tem lojistas em bairros negros com lojas gigantes, advogados, médicos e etc
@WagnerThomazoni E isso "só" com 60 anos de diferença da perseguição racial que eles tiveram, o que acontece que com liberdade econômica eles cresceram, montaram seus comércios, e tiveram condição de dar as filhos escola particular, faculdade, formando um médico, advogado e etc
@WagnerThomazoni Isso fora o próprio comércio com aquelas lojas grandes, aqui desde Getúlio eles impediram que os pobres saíssem da pobreza através de várias regras(regulações), como os negros e pardos eram os que tinham menos dinheiro na época... estamos há 90, 80 anos nessa e nada mudou...
@WagnerThomazoni Pelo menos não em quantidade...daí se criou essa estratificação clara, ninguém que é pobre consegue pagar CLT, os democratas nos EUA aumentando o salário mínimo vão fazer a mesma coisa praticamente, daqui a 10, 20 anos veremos o resultado se conseguirem passar isso.
@WagnerThomazoni Outro fator é que existe uma NÃO notificação quando algo é relacionado com brancos, simplesmente a notícia não existe, no máximo vira notícia de bairro e quando vira notícia...percebi isso no caso do homem que foi retirado pela polícia da Caixa.
@WagnerThomazoni Bom, até agora eu não tenho veredito do que que foi, pois as imagens da filha foram editadas, as imagens retornam segundos antes do rapaz ser levado e tomado um mata leão da polícia, ele parecia ser calmo mas não sei se ele ameaçou alguém antes pois o vídeo é cortado...
@WagnerThomazoni Partindo do princípio que ele tenha ameaçado alguém e este trecho convenientemente não está no video, vamos para um segundo tópico, este o mais importante, o imaginário. Quando houve essa discussão no twitter o que as pessoas falavam? "Que isso nunca aconteceria com um branco"
@WagnerThomazoni Bom, e aí a gente tem que traçar da onde vem o nosso imaginário, bom, ele vem da suas próprias experiências, notícias, filmes, séries e etc, e eu pensei "realmente eu nunca vi pessoalmente acontecer isso com um branco mas também nunca vi com um negro"

Eu só soube por NOTÍCIAS
@WagnerThomazoni E quando eu falava com as pessoas elas nunca me traziam relatos pessoais e sim NOTÍCIAS (BINGO x2)

Ou seja as pessoas que mais falavam isso estavam falando por notícias.
@WagnerThomazoni Daí voltando ao exemplo
Partindo do princípio que ele tenha ameaçado alguém e este trecho não está no video, num país de 200 milhões de habitantes você acha que nunca um branco foi retirado de algum lugar por fazer confusão?Seja balada, bares, restaurantes, condomínios ou bancos?
@WagnerThomazoni Eu consigo imaginar uns 5 mil no ultimo mês, a pergunta é vira notícia? E se vira notícia qual é a notícia?
Para tirar qualquer dúvida na época eu fui perguntar pro titio google, eu pesquisei por "homem branco preso" na época, a gente sabe que existem muitos homens brancos presos
@WagnerThomazoni Sabe qual foi a ÚNICA matéria que encontrei?

Esta
g1.globo.com/mundo/noticia/…
@WagnerThomazoni O que tem nessa matéria? Bom, numa cidade bem caipira dos EUA, os policiais sem viatura levaram o criminoso a cavalo ao estilo velho oeste, aí a partir disso eles já fazem alusão a "racismo" como se os caras não fossem caipiras e existisse essa cultura de cavalo no lugar.
@WagnerThomazoni "Enquanto o Departamento de Polícia de Galveston disse que a prisão foi conduzida DENTRO das diretrizes de treinamento, as autoridades disseram que o departamento encerraria a prática de prisão de usar corda."

abc13.com/galveston-poli…
@WagnerThomazoni Ou seja o próprio Departamento de polícia de Galveston disse que essa prática de prisão por corda era comum, a ÚNICA e exclusiva repercussão foi o fato dele ser negro.
@WagnerThomazoni Ou seja quando você tenta buscar notícia sobre "homem branco preso" a única notícia que tem é uma situação normal numa cidade caipira para dizer que branco é filha da puta, ou seja você sempre será tratado como filho da puta.
@WagnerThomazoni Será que nenhum homem branco foi preso no Brasil?

"...Já em 2012 havia 292.242 negros presos e 175.536 brancos..."

Ou seja, você tem 175 mil homens brancos presos no Brasil e de acordo com as notícias você tem NENHUM, ou seja não existe homem branco preso para o noticiário.
@WagnerThomazoni E aonde você forma seu imaginário? De acordo com dados oficiais ou com notícias pululadas 24 horas na sua cara?

Você está sendo manipulado.

As únicas notícias em que um homem branco pode ser vítima de algo, são notícias estrangeiras e pouquíssimos canais falam disso.
@WagnerThomazoni Até sei lá os anos 80, existia uma bio em todo jornal criminal,
"Fulano, 25 anos, caucasiano, casado"

"Ciclano, 25 anos, negro, casado"
@WagnerThomazoni Hoje só é relevante a raça para você implicar que foi racismo contra negro.

A notícia é "homem NEGRO..."
Enquanto no branco é "Homem..."

Negro morre "Homem NEGRO morre em..."
Branco morre "Homem morre em..."
@WagnerThomazoni @threadreaderapp E é exatamente como acontece nos dados de violência homem x mulher

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with bla

bla Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!