No dia 3 de março, o UOL publicou artigo com uma manchete constrangedora: “Sem dados, Bolsonaro diz q isolamento pode levar a suicídios e depressão”. É de se perguntar em q buraco o autor de uma frase dessa vem se escondendo para ignorar algo que uma criança de 10 anos entenderia
"Bolsonaro estava certo em sua preocupação, claro, e quem diz isso não sou eu, mas o Jama, o Jornal da Associação Médica Americana, fundado em 1883."
jamanetwork.com/journals/jamap…
Veja só a ironia: ao ridicularizar Bolsonaro por algo perfeitamente racional, o jornalista d má-fé transforma aquele bom-senso banal em revelação divina. O q era simplesmente uma constatação lógica se transforma em profecia, e Bolsonaro, caolho, vira um oráculo com visão superior
O bom-senso, de fato, vem sendo uma das maiores vítimas da covid-19 e da politização da pandemia, e estamos tendo a oportunidade de presenciar ao vivo um dos fenômenos mais desconcertantes e intelectualmente vergonhosos da nossa era:
Um dos fenômenos mais desconcertantes e intelectualmente vergonhosos da nossa era: o diagrama de Venn em q exatamente quem mais duvida do que foi testado e aprovado pelo Tempo é quem mais facilmente acredita nos testes apressados da ciência corporativa de finalidade comercial.
Essa pandemia nos permite ver a maneira como a mídia e a ciência corporativa estão desprezando o conhecimento popular e abrindo mão daquela sabedoria inestimável depurada por experimentos de tentativa-e-erro, filtrados ao longo do tempo e purificados por diferentes gerações.
Na semana que vem vou tentar abordar ao menos duas coisas essenciais para a saúde, verdadeiros remédios para incontáveis tipos de doença, devidamente ignorados ou deliberadamente desprezados pela imprensa e pela ciência que ama patentes e royalties: o sol e o sal.
Faça um teste: vá na mídia social do seu jornalista favorito e veja o que ele ou ela falou sobre pessoas indo à praia durante a pandemia.
Em vários casos é possível perceber que quem fica em casa (cumprindo ordens que nunca se deu ao trabalho de questionar) tem uma certa raiva incontida daqueles que escolheram “viver perigosamente” e ir tomar uma cerveja na calçada ou pegar um sol na praia.
Note o tanto de pessoas que “fizeram tudo direitinho”, "tá fechado com o Atila" e seguiram "todas as orientações de distanciamento”, alguns se enfurnando em casa e evitando ameaças aos seus anticorpos, e mesmo assim pegaram a covid
.... –um fato interessante quando contrastado com a situação dos mendigos aqui do bairro, alguns com tuberculose, sem máscara, sem teto, sem álcool em gel e ainda assim vivinhos da silva. Claro que não estou recomendando nada, e minha observação é puramente empírica e sem método
poderíamos ter transformado essa observação no maior experimento e oportunidade científica já oferecidos a uma civilização: bilhões de pessoas que poderiam ter monitorado e anotado seus hábitos, alimentação e consumo de medicamentos, depois ter esses dados cruzados
e confrontados com aqueles q pegaram e não pegaram a covid-19, e os q sobreviveram e morreram dela. Essa teria sido a maior amostragem de dados já coletados, com a certeza de que teríamos número suficiente de mortes para chegar a uma conclusão robusta.
Que outro teste científico poderia contar com tamanha “sorte” e conjunção de fatores?
Eu sugeri um aplicativo p coletar essa informação, e cheguei a conversar c especialistas em blockchain etc, mas não parecia haver interesse comercial q superasse o lucro de uma vacina, feita por meia dúzia de empresas, com venda garantida para bilhões de pessoas de uma vez só.
É por causa desse mesmo princípio, o lucro, q dificilmente você vai ver na mídia brasileira reportagens sobre as recentes comprovações d que o iodo –um dos elementos mais presentes no mar– consegue matar o coronavírus em questão de segundos, topicamente e quando ingerido.
É também por isso que você provavelmente vai encontrar vários artigos falando que a covid-19 é “racista”, já que pessoas pretas estariam morrendo mais do que as brancas, mas dificilmente você vai ler reportagens mostrando que pessoas de pele escura precisam de muito mais [..]
pessoas de pele escura precisam de muito mais tempo de exposição ao sol para produzir a mesma quantidade de vitamina D na pele –outro remédio contra a covid-19 de eficiência confirmada, mas carente daquele incentivo imbatível para a sua divulgação: uma patente exclusiva.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Paula Schmitt

Paula Schmitt Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @schmittpaula

18 Nov
Sinceramente, o @Poder360 é muito bom, pqp. Olha só esse gráfico sobre como as vacinas são feitas.
Fontes para a produção do gráfico: Morgan Stanley, NIH, Fiocruz etc.
Comparem com as fontes usadas pelo Financial Times: uma só, Pfizer ImageImageImageImage
Image
Read 4 tweets
12 Nov
Greenwald para juízes do Supremo: já avisamos que não vamos revelar nada dos juízes

Greenwald para jornalistas: temos um arquivo sobre jornalistas brasileiros maior que a NSA tinha sobre a Grã-Bretanha

Fearless journalism

poder360.com.br/opiniao/midia/…
Pra quem precisar de mais contexto, tem esse artigo aqui também:
poder360.com.br/opiniao/justic…
Em 2019, no Roda Viva, Glenn Greenwald mandou uma mensagem nada cifrada p os juízes da + alta corte da Justiça: “Já dissemos q não temos, por exemplo, documentos sobre os ministros do STF e não vamos publicar nada nem conversas entre, por ex, ministros do STF – já falamos isso.”
Read 17 tweets
19 Oct
"P quem não duvida da possibilidade de riscos técnicos, aqui está o lobby das vacinas na Europa dizendo que os riscos são “inevitáveis”. Essa história foi publicada no Financial Times, que teve acesso a um memorando da associação de fabricantes de vacinas"
ft.com/content/12f7da…
Traduzo aqui parte do artigo:

“’A velocidade e escala de desenvolvimento [da vacina] significa que é impossível gerar a mesma quantidade de evidência que normalmente estaria disponível através de extensos testes clínicos e a experiência acumulada de agentes de saúde,’
"diz um memorando que circulou entre membros do Vaccines Europe, uma divisão da Federação Europeia de Associações e Indústrias Farmacêuticas. O documento diz que isso cria riscos ‘inevitáveis’.
Read 5 tweets
18 Oct
Reinaldo Azevedo, como outros com ainda menos conhecimento do q ele, dizem q conspirações q duram muito tempo e envolvem muita gente são impossíveis d acontecer, pq nenhum segredo sobreviveria. Isso é um atestado de ignorância, porque a História já refutou essa afirmação várias x
Em 2010, por ex, veio à tona depois de décadas o experimento conduzido pelo governo norte-americano em que mais de 1.000 guatemaltecos, incluindo órfãos, foram infectados com sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.
O governo norte-americano foi auxiliado nessa atrocidade por médicos do governo da Guatemala e do então chamado Pan American Health Sanitary Bureau, uma divisão da Organização Mundial de Saúde
Read 16 tweets
17 Oct
"Em grande parte a verdade é móvel, gradual, progressiva, e depende essencialmente do tempo que se tem para se chegar a ela. Mudar de opinião não é apenas sinal de inteligência –em muitos casos, é condição essencial para a verdade ou para a solução mais inteligente."
"Eu baixei um jogo de xadrez em q eu podia jogar em vários níveis de habilidade, de “chimpanzé” a “Kasparov”. Mas o uso do CPU era o mesmo, e só existia uma diferença entre jogar com um macaco e com o gênio do xadrez: o tempo que o computador tinha pra calcular a melhor jogada"
"Quanto mais tempo o computador tem pra calcular a jogada, menos chimpanzé e mais Kasparov ele é. Essa relação da verdade com o tempo acontece mesmo quando se tratam de questões subjetivas. Pensem num julgamento em que o juiz tem que decidir pela culpa ou inocência de um réu."
Read 4 tweets
15 Oct
"Não me rendo a consenso, e não tenho medo de ser ridicularizada com a pecha fácil de “conspiracionista”. Dispenso com gosto a necessidade de que um jornalista mais respeitado fale antes o que eu só teria coragem de dizer depois"
poder360.com.br/opiniao/intern…
essa passagem deve ser contada pq ela indica, mais uma vez, q existem forças subterrâneas interferindo na política aparente, poderes velados que agem sem restrições exatamente porque não precisam passar pelo crivo impiedoso da luz do sol.
Esse entendimento está no cerne das crenças do Q-Anon, e essa história mostra que mesmo se os anons estão errados nas suas conclusões, eles não estão necessariamente errados nas premissas.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!