Era uma vez um presidênte que criou o Plano real e esse presidênte baixou uma portaria nas forças armadas que só promoveria generais e a cúpula do comando das forças armadas através de decreto presidencial bienualmente ( a cada dois anos)
Desde então somente militares próximos e pactuais de ideologias partidárias passaram serem promovidos...
Explicarei a seguir para que entendam:
O governo Fernando Henrique e as Forças Armadas.

Para FHC e ex presodentes essa prerrogativa pairava como uma espada de Dâmocles sobre a cabeça dos poderes constitucionais, permanecendo como constante fonte de crises.
Além desse aspecto legal, a própria estrutura do poder ministerial favorecia a influência militar, ao permitir que cinco ministérios sejam reservados às Forças Armadas.
Um outro fator institucional de preservação de influência militar no interior do regime civil era o controle castrense das principais agências de inteligência, com parca fiscalização parlamentar.
Por último, FHC abriu os olhos para a tendência de comprometimento dos militares em missões estranhas à defesa nacional, como o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas (fonte: Zaverucha, 1997).
Em perspectiva, este tipo de análise não enfrentavq de forma adequada a possibilidade de que os militares cedessem espaços institucionais importantes, sem deixarem de exercerem novas formas de autonomia.
De tal modo, em seis anos de governo, o presidente Fernando Henrique Cardoso foi capaz de extinguir os cinco ministérios militares, uma das mais importantes prerrogativas na análise de Zaverucha.
Com a criação do Ministério da Defesa, as pastas das três forças e a do chefe do Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) desapareceram, sendo substituídas pelos cargos não ministeriais de comandantes e de chefe do Estado-Maior da Defesa.
Finalmente, com a extinção do Gabinete Militar da Presidência, em cujo lugar surgiu o Gabinete de Segurança Institucional, seu chefe continuou a ter status 2 de ministro, mas a pasta não pode mais ser ocupada por um militar da ativa.
A ênfase nas transformações institucionais constitui justamente o elemento distintivo da terceira posição acima mencionada.
Defendida com mais persistência por Eliezer Rizzo de Oliveira (1998; Oliveira e Soares, 1999), esta visão reconhecia, ao contrário de Hunter, a apatia do Legislativo no enfrentamento das questões de segurança e defesa.
Assim mediante a portaria assinada por FHC acabou a promoção a General, brigadeiro e Almirante diretamente por tempo de serviços e por mérito, cabendo a esses se sujeitarem ao Ato de Promoção Via Decreto Presidencial.
Cabendo a esses a promoção diante de aceitação de ideologias políticas partidárias, e logo em seguida Lula e Dilma colocaram a frente militares no Comando que estavam de acordo com seus mandosne demandos...
Por esse motivo vemos hoje generais presos a ideologias positivistas em vez do dever cívico militar de obediência a Constituição Federal e a Pátria...
Não veremos mais generais como Heleno enquanto não for revogado tal portaria...

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