O racismo no Brasil transcende a clivagem entre esquerda e direita. Um dos maiores avanços institucionais da luta antirracista no país foi a criação da SEPPIR no governo Lula. E um dos maiores retrocessos foi sua extinção,no gov.Dilma.Tratei disso num curso que dei essa semana👇🏾
Em 1946, o Senador Hamilton Nogueira, da UDN, apresentou à Assembleia Nacional Constituinte um projeto pioneiro de lei antidiscriminatória. O PCB foi contra e a primeira Lei do gênero seria aprovada somente em 1951, após um caso de racismo envolvendo uma bailarina norte-americana
A mais importante entidade do movimento negro na primeira metade do século XX, a Frente Negra Brasileira, flertava com o integralismo e o fascismo. Chegou até mesmo a formar milícias armadas semelhantes às do fascismo italiano. A FNB chegou a contar com 20 mil associados/as.
Apenas com o surgimento do Movimento Negro Unificado, o MNU, é que a esquerda passou a ter hegemonia junto aos movimentos negros no país. A antiga Convergência Socialista exerceu forte influência sobre o MNU, defendendo a combinação das lutas antirracista e anticapitalista.
O MNU foi responsável por uma profunda mudança no perfil de atuação dos movimentos negros no Brasil. Foi pela ação do MNU que passamos a celebrar o 20 de Novembro no lugar do 13 de Maio. Zumbi passou a ser reverenciado e houve uma revalorização das religiões de matriz africana.
Mas as relações entre o MNU e a esquerda sempre foram tensas e contraditórias. Somente nos últimos anos, com a emergência de novas formas de ativismo negro, é que os partidos de esquerda iniciaram um lento processo de incorporação do protagonismo negro, ainda muito aquém do ideal

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Vinícius Wu / 吳

Vinícius Wu / 吳 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @vinicius_wu

11 Jun
Sou o autor da notícia-crime contra Weintraub por racismo. Não pretendia falar sobre isto. A denúncia foi motivada, unicamente, pelo desejo de justiça. Os jornais creditaram sua autoria a”um cidadão que não quis se identificar”. E era esta a ideia (segue)
google.com.br/amp/s/www1.fol…
Mas os recentes protestos antiracistas e a postura do Min. da Educação, que resolveu transformar em palanque um processo no qual é acusado por racismo, me fizeram repensar sobre o silêncio. Conclui que devia falar a respeito. E, então, a Folha, publicou hoje esta matéria (...)
Sou negro, afro-descendente, e igualmente descendente de chineses. Com bastante orgulho, pertenço a uma família multicultural. O respeito à diversidade compõe nosso DNA, está presente em nossas vidas, em nossos hábitos, nossas referências culturais (...)
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!