Uma solução curiosa de socialistas para o problema do cálculo econômico sob o socialismo seria o sistema de tentativa e erro. Ou seja, os recursos seriam alocados para diferentes áreas da economia até haver um acerto em que local seria melhor alocar tais recursos.
Não é preciso pensar muito para ver que essa solução é bem ineficiente, pois teria que ser feito várias tentativas num processo bem demorado com um puta sistema de feedback enorme que iria abranger toda a economia.

Após um fase dolorosa de tentativas fracassadas até poderia+
+haver acertos na alocação de recursos, entretanto, isso não iria durar muito tempo, pois não iria demorar muito para que as preferências dos indivíduos mudassem e tornassem aquela decisão de alocamento de recursos obsoleta. Até porque a sociedade não se fixa em uma única+
+preferência de bens que ela possa usar para atingir seus fins.
Dessa forma, a sociedade passaria por mais processos dolorosos de tentativas fracassadas até obter um acerto.

Mas o ponto dessa thread não é nem a ineficiência desse sistema de tentativa e erro, e sim o fato dele+
+tentar recriar um sistema de livre concorrência imperfeito. Ora, numa sociedade de mercado, há uma livre concorrência entre os capitalistas sobre quais decisões eles vão tomar para conseguir mais clientes e lucro. O que tomar as melhores decisões, lidera o mercado.
O que o sistema de tentativa e erro tenta fazer é justamente colocar uma livre concorrência entre as instituições e burocratas que vão fazer a alocação de recursos. Onde cada um vai dar suas decisões e cada uma vai sendo aplicada até que uma dê certo.
A diferença desse sistema para o sistema de livre mercado é que os burocratas e instituições não estão em uma competição igual na de mercado, ao invés disso, cada um tem seu esquema de planejamento central baseado num sistema de feedback e a decisão de cada um vai ser tetada uma+
+de cada vez até alguma dar certo. Outra diferença é que só há um sistema de feedback para haver alguma consulta de onde alocar recursos, diferente do livre mercado onde a consulta é feita com base nos preços.
De todo modo, é interessante com essa solução tenta recriar, em+
+algum grau, um sistema de livre concorrência de planejamentos centrais baseados em uma longa cadeia de feedback's.
Há outras soluções para o problema do cálculo econômico que tentam, em algum grau, recriar um sistema de livre mercado. Havia a solução de computadorizar a economia, juntando dados para recriar preços de mercado dentro de um computador e então alocar os recursos conforme+
+os cálculos. Também há o mutualismo, que é literalmente um socialismo de mercado.

Enfim, eu pergunto ao socialistas, por que ao invés de abandonarem o socialismo e adotarem o sistema de livre mercado vocês insistem em defender o indefensável?
Se suas soluções ao problema do cálculo econômico são só tentativas de copiar a alocação de recursos dentro do mercado, porque não adotam logo o istema de mercado que nem fizeram os mutualistas?

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with W altrick

W altrick Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Waltricus

19 Nov
Carta à Minha Amada Imortal de Beethoven.

Quando Beethoven faleceu, em 1827, foi encontrado em seus papéis um documento que hoje é conhecido como "Carta à Minha Amada Imortal".
Não se sabe a idêntidade da tal amada, tampouco o porque da carta não ter sido entregue. Os debates sobre a carta seguem-se até hoje.

A carta em questão:
"Manhã de 6 de julho
Meu anjo, meu tudo, meu ser. Apenas algumas palavras hoje, à lápis (o seu). Até amanhã, a minha morada estará definida. Que desperdício de tempo. Por que [sinto] esta tristeza profunda quando a necessidade fala? Pode o nosso amor resistir ao sacrifício, em+
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!