A gestão Doria Covas desmontou as políticas culturais na cidade de SP! Além de terem cortado o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura pela metade em 2017 e assim foi mantido, foram diversos absurdos ao longo dessa gestão.
Segue o fio...
Doria prefeito cortou 48% do orçamento da cultura em 2017, e começou um grande programa de desmontes de programas com o secretário André Sturm e mantido nas gestões de Ale Youssef e Hugo Possolo.
O PSDB desmontou programas importantes da cultura como os fomentos à dança, ao teatro, o VAI, o Vocacional, o PIÁ, a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) com redução de vagas e com mudanças pra pior na condução de programas previstos em leis.
Não realizaram o edital da música em 2019, nem o do Forró, nem do Reggae. Em compensação continuaram com a política de contratar grandes artistas com altíssimos cachês. Alguns com valores maiores do que o valor global desses editais.
Centralizaram todas as decisões no Gabinete do secretário que passou a tratar a SMC como uma grande produtora de mega eventos com grandes artistas
Não implantaram o Sistema e o Plano Municipal de Cultura, as 96 ações do plano não andaram, muito pelo contrário, desandaram.
Não realizaram a quarta Conferência Municipal de Cultura. E não aprovaram a lei do Conselho Municipal de Políticas culturais.
Perseguiram diversos coletivos e ocupações culturais inclusive com ameaças de agressão e interferências em resultados de editais por pura perseguição.
Apagaram 5 km de grafites e aparelharam ações de arte de rua, inclusive não levando a própria lei de arte de rua.
Desmontaram o mês do Hip Hop. Desmontaram os Conselhos eleitos das Casas de Cultura. Não respeitaram as decisões dos Foruns das Casas de Cultura.
Desmontaram os programas Aldeias, Jovem Monitor Cultural, Redes e Ruas, e demitiram os técnicos dos teatros dos CEUs! Priorizaram os eventos e esqueceram das políticas estruturantes de cultura!
Desmontaram até a SPcine deixando de lado o audiovisual expandido e o independente.
Reduziram ao mínimo o número de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura e exoneraram os especialistas em Gestão Pública de Cultura contratados por concurso em 2016.
Fizeram vista grossa à gestão fraudulenta da OS Odeon no Theatro Municipal de SP, reduziram o número de vagas para os cursos livres das Escolas Municipais de Música e Dança e não deram estrutura nenhuma para as crianças fazerem esses cursos de maneira digna.
Desmontaram a gestão do Centro de Referência de Dança, sem diálogo com os coletivos e entidades de dança de SP que construíram a programação por + de 4 anos.
Não contrataram novos servidores por concurso e reduziram o salário dos servidores da cultura ao aprovar o Sampa Prev.
Não quiseram aprovar a lei municipal de emergência cultural PL 343, proposta pelos movimentos culturais e demoraram mais de 5 meses para distribuir os recursos da lei Aldir Blanc, deixando trabalhadores da cultura e espaços largados à própria sorte durante a pandemia.
Não realizaram nenhuma nova edição do edital dos pontos de cultura mesmo tendo 2 milhões em caixa para isso. Não aprovaram a lei municipal Cultura Viva. E perseguiram coletivos na prestação de contas do edital anterior, fazendo os coletivos refazerem suas PCs várias vezes.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Inti Queiroz 🍀☀️🚩

Inti Queiroz 🍀☀️🚩 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!