Ricardo Parolin Schnekenberg Profile picture
Nov 23, 2020 26 tweets 7 min read Read on X
Vacinas normalmente demoram uns 15 anos para serem desenvolvidas. Oxford criou a vacina para COVID19 em 10 meses. Como conseguiram? É segura? Segue o fio..
Na verdade o trabalho começou 10 anos atrás, muito antes da COVID19 surgir. O grupo de Oxford pesquisava vírus de chimpanzés que poderiam ser “hackeados” para expressarem uma proteína de outro agente infeccioso e assim induzirem imunidade em humanos. journals.plos.org/plosone/articl…
A beleza desse sistema (chamado ChAdOx1) é que ele permitiria o desenvolvimento rápido de vacinas para diferentes doenças, apenas trocando-se a proteína do agente infeccioso. Estudos prévios já haviam mostrado tolerabilidade e segurança no uso desse vetor. clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01…
Ao longo dos anos essa plataforma ChAdOx1 (Chimpanzee Adenoviral Oxford 1) foi utilizada no desenvolvimento de diversas vacinas (Ebola, Zika, Chickungunya, HPV, Hepatite B, Tuberculose, HIV), portanto há grande experiência e confiança em sua segurança. clinicaltrials.gov/ct2/results?co…
O surgimento em 2012 da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a segunda doença grave em humanos causada por coronavírus, assustou o mundo. Alguma semelhança? drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sint… Image
Felizmente o mundo conseguiu controlar a MERS e ela não se tornou uma pandemia, mas mesmo assim cerca de 800 pessoas morreram, e casos foram identificados em 27 países diferentes.
Pouco tempo depois, em 2014, a África teve o pior surto de Ebola da história, com mais de 11 mil mortos. Um vírus conhecido e negligenciado por muitas décadas voltou a assustar o mundo.
E um ano depois… Zika!
Ficou claro que a humanidade escapou raspando de várias epidemias que poderiam ter sido muito mais graves e disseminadas. E que nossa capacidade de resposta era lenta, fragmentada e ineficiente. Eram necessários novos métodos e preparação prévia para a próxima pandemia.
A tão criticada OMS começou então a se preparar antecipadamente para o que poderia ser a próxima pandemia. Em 2018, além de focar nos ‘usual suspects’, elencaram a “Doença X”. bbc.com/portuguese/ger…
A “Doença X” seria causada por um agente infeccioso novo ou imprevisto, algo para o qual não teríamos preparo ou conhecimento prévio. Dessa forma a OMS colocava em curso mecanismos de resposta acelerada a próxima pandemia, independente do que a causasse. who.int/activities/pri…
Na época, um representante da OMS disse que o objetivo era acelerar a pesquisa e desenvolvimento de plataformas “plug and play”, que permitiram rápida produção de vacinas contra um patógeno previamente desconhecido: exatamente o que Oxford estava fazendo. independent.co.uk/news/science/d…
Mas o trabalho laboratorial realizado por cientistas é apenas uma parte de todo o processo de desenvolvimento de uma vacina. Grande parte do tempo é gasta com burocracias intermináveis: escrever projetos de pesquisa, conseguir financiamento, passar por agências regulatórias ….
A preparação da OMS e do grupo de Oxford para a “Doença X” incluia antecipar quais seriam esses passos burocráticos lentos e de certa forma deixar tudo engatilhado… Mas o mais importante era: como conseguir dinheiro (MUITO dinheiro) rapidamente.
Nesse tempo, o grupo de Oxford estava trabalhando no desenvolvimento de uma vacina para MERS, usando a plataforma “plug and play” ChAdOx1. Mas sem uma emergência mundial, as pesquisas caminhavam no ritmo habitual.
sciencedirect.com/science/articl… Image
Eis que no reveillon de 2019/2020 o mundo acordou com a notícia de uma nova pneumonia viral na China. Assim que um coronavírus foi anunciado como causa, entendeu-se que a “Doença X” havia chegado. isglobal.org/en/healthisglo…
O grupo de Oxford ativou os planos previamente traçados para a “Doença X” e combinou a expertise em MERS com a plataforma ChAdOx1. Dessa forma conseguiram “pular” vários anos de pesquisa básica e tinham confiança na segurança da vacina para MERS em humanos thelancet.com/journals/lanin…
Com dinheiro praticamente infinito, puderam também correr riscos financeiros previamente considerados inviáveis. Enquanto em outras épocas as fases de pesquisa clínica seriam feitas sequencialmente (e separadas por meses ou anos entre elas), ….
… dessa vez as fases foram combinadas ou realizadas em rápida sucessão. As agências regulatórias já acompanhavam o processo no decorrer do estudo, e estavam prontas para permitir o início da próxima fase ao momento que a anterior terminasse.
Dessa forma o grande desperdício de tempo entre as fases foi eliminado, sem prejuízo algum aos participantes do estudo ou aos resultados. Os exatos mesmos critérios de qualidade e segurança de outras vacinas foram implementados no processo de desenvolvimento da vacina COVID19.
Por último, era preciso considerar o tempo de produção da vacina caso os estudos funcionassem. Aí que entram contratos de governos, investimento de grandes agências financiadoras e investimento de companhias farmacêuticas. ox.ac.uk/news/2020-05-1…
Foram centenas de milhões de libras investidos na produção de dezenas de milhões de doses da vacina, mesmo antes dos estudos mostrarem quaisquer resultados. Lembrando que vacinas promissoras frequentemente falham em testes clínicos …
…era grande o risco de que milhões e milhões de doses seriam produzidas a enorme custo, apenas para serem descartadas caso os testes clínicos falhassem. Seria uma catástrofe imensa.. Felizmente isso não aconteceu.
O mundo criou vacinas efetivas e seguras em tempo recorde graças ao trabalho de cientistas, agências financiadoras, governos e da Organização Mundial da Saúde. O desenvolvimento extremamente rápido só foi possível com MUITO💰💰💰, um enorme esforço coordenado e um pouco de sorte.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Ricardo Parolin Schnekenberg

Ricardo Parolin Schnekenberg Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @parolin_ricardo

Nov 18, 2023
E depois da comoção toda da morte da fã no show da Taylor Swift... tá com jeito de que a causa não tenha sido de fato o calor e/ou desidratação.
Independente disso, é óbvio que grandes eventos precisam ter sistemas que permitam que sigamos nosso instinto básico de sobrevivência.
Para alguém *jovem* morrer *de calor* (heatstroke), espera-se uma progressão de sintomas e de aumento de temperatura corporal. Não é algo súbito. O relato de quem estava com ela vai contra o que seria o HABITUAL para um diagnóstico de heatstroke.
"Ela comeu, e a Ana e as amigas receberam água, beberam antes e durante o show. Estavam bem na frente", conta Gabriela. "Foi uma surpresa pra quem tava com ela, ela não parecia se sentir mal." f5.folha.uol.com.br/musica/2023/11…
Read 15 tweets
Jan 30, 2023
O youtuber americano Mr Beast fez um novo vídeo em que pagou a cirurgia de catarata de 1000 pessoas ao redor do mundo. No twitter tá trending, com várias críticas. Assistam o vídeo aqui e dêem mais dinheiro ainda pra ele.
Se tem uma coisa que deixa mto irritado é essa posição de que se algo bom não é feito por motivos bons/nobres, então deve ser criticado ou -- pior -- nem feito. Foda-se o motivo, o que importa é o efeito final (net effect).
Alguns momentos do vídeo eu pensei "ahhhh slightly insensitive", mas diante do resultado final isso é irrelevante. Duvido que qualquer um dos agraciados reclamaria disso.
Read 7 tweets
Jan 30, 2023
Boa matéria sobre auto-medicação. Sim, auto-medicação é algo que deve ser estimulado, e por isso estou compartilhando. Eu escreveria essa matéria de forma ligeiramente diferente, mas no geral está adequada.
uol.com.br/vivabem/notici…
"Como eu trato":
Maioria das dores de garganta eu não uso nada, gosto de evitar analgésicos o máximo possível. Faço uso de chás, sorvetes, pastilhas, etc. Se sintomas bem intensos, uso:
Read 14 tweets
Jan 30, 2023
Normalmente eu acho que a seção de comentários em portais de notícias não deveria existir, mas está bem claro que os sites notaram que comentários são benéfico$. O Times mudou a política e agora só assinantes podem comentar e devem usar seus nomes verdadeiros.
Mas em uma grande ironia, eu resolvi ler os comentários a essa matéria do Times. E.... vários me fizeram questionar meu próprio ponto de vista sobre o tema.
Alguns comentários em matérias do Financial Times são as vezes melhores que a própria matéria, com informações interessantíssimas de gente experiente no tema. Idem no Times. Mas também tem o habitual lixo virtual, embora o sistema de moderação exclua a maior parte da escória.
Read 4 tweets
Jan 29, 2023
Que imagem legal para educação científica. “Você observa isso. Quais são suas hipóteses? Quais perguntas devem ser feitas ? Como suas hipóteses poderiam ser testadas? “
“Se eu te desse R$10.000 e 12 meses para tentar descobrir a causa desse fenômeno, o que você faria para chegar o mais próximo possível da resposta ? “
Essa imagem daria uma aula interativa muito legal, tanto em escolas quanto em universidades (obviamente variando o grau dos questionamentos). Fica a dica, professores.
Read 8 tweets
Jan 28, 2023
A pandemia me fez perder grande parte do respeito que eu tinha por acadêmicos. Tenured professors de universidades top20 falando publicamente as coisas mais controversas com absoluta certeza. Será que o que leio sobre outras áreas do conhecimento vem de fontes como essas ?
Uma das características que espero de acadêmicos é o reconhecimento do que são fatos/dados e do que são hipóteses. Ler gente grande divulgando hipótese como fato me faz arrancar os cabelos.Ou é ignorância (inaceitável p/ acadêmico) ou é estratégia (ativismo disfarçado de ciência)
Pessoal está compartilhando esse fio e falando de médicos brasileiros ou estrangeiros defendendo Ivermectina ou cloroquina. Não é desses que estou falando. nenhum desses era acadêmico de prestígio. Falo de gente grande dos 🇺🇸 🇨🇦 🇬🇧 dizendo “COVID é AIDS transmitida pelo ar”.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(