AS LESTE DO MAR DE OKHOSTK
A maioria das pessoas jamais deve ter ouvido falar, visto ou lido sobre o mar de Okhotsk, mas ele banha algumas das regiões mais bonitas do planeta. Tanto que só vamos falar dá metade oriental: Kamtchatka, Sakhalina, Kurilas (Rússia) e Hokaido (Japão).
Kamtchatka é pouco maior que a Suécia, mas uma população menor que a de Cascavel, no Paraná. É uma área com 160 vulcões, sujeita a terremotos e com clima subpolar, onde o branco da neve se mistura com o vermelho da lava, dos salmões e das folhas da tundra outonal.
Apesar de estar na mesma latitude que a Escócia e até ao sul da Noruega, as condições climáticas são muito mais brutais, por pertencer a Sibéria e estar ao largo do mar de Bering. Todavia, do fim da primavera ao começo de outono, a maior parte da região não é coberta pela neve.
Contudo, no inverno, a temperatura fica abaixo de 20 graus negativos e a região é coberta de branco.
Quase 30 dos vulcões de Kamtchatka estão ativos e dificilmente pelo menos um deles não se encontra em erupção.
O maior predador da península é o urso pardo
Há comida em abundância para eles, no mar e nos muitos rios que cortam a região. Basicamente, Kamtchatka é uma espécie de Alasca russo, mas muito menos visado economicamente e também menos populoso, o que favorece a vida selvagem.
Há várias espécies de salmão, truta e peixe branco no litoral, lagos e rios, que se beneficiam de suas águas muito limpas, na medida em que praticamente não agricultura na península.
As raposas também são bastante comuns na península.
Há desde grandes animais, como alces e renas, até animais pequenos como marmotas.
A vegetação dominante é a tundra, mas também há áreas de floresta de coníferas e pradarias.
Petroplavovs'k-Kamtchatski, com 180 mil habitantes, comporta mais da metade da população da península, e é a capital do krai.
A Ilha Sakhalina fica a sudeste de Kamtchatka, é pouco maior do que o Rio de Janeiro ou Espírito Santo, mas tem uma população de quase meio milhão de habitantes.
A maior cidade da ilha é Yuzhno Sakhalinsk, com cerca de 200 mil habitantes. É um importante centro da indústria russa de gás e petróleo, enquanto Petroplavovs'k Kamtchatsky atua principalmente como base naval, concentrando o maior número de submarinos nucleares da Rússia.
Além de, evidentemente, russos, e de uma importante minoria de coreanos, bem como os a eles geneticamente aparentados, nivikhs, há na ilha oroks e havia ainus, que foram deportados para o Japão, depois da Segunda Guerra Mundial.
As Ilhas Kurilas são um arquipélago vulcânico de aproximadamente 10 mil Km² de área e cerca 20 mil habitantes, habitadas essencialmente por militares russos e pescadores.
Hokkaido é a segunda maior ilha do arquipélago japonês e concentra 4/5 da população das terras no entorno do mar de Okhotsk.
A ilha, a despeito dos invernos rigorosos, concentra a maior parte do cultivo de flores do Japão.
Além do cultivo de flores e legumes, aíl ilha também tem importantes plantios de arroz no verão.
A maior cidade da ilha é Sapporo, com 1.1 milhão de habitantes, seguida por Asahikawa com cerca de 330 mil e Hakodate, com 280 mil.
A ilha era originalmente habitada pelo povo ainu, os mesmos jomon que foram a primeira civilização japonesa. Eles têm uma aparência mais europoide e geneticamente são diferentes da cultura Yamato, originária da Coreia, e que é a base principal do povo japonês.
Quanto a fauna, inclusive por que a região era conectada com a Rússia no pleistoceno, ela não é muito diferente daquela que existe nas regiões mais ao sul do mar de Okhotsk.
A ilha e os ainu têm até mesmo a sua própria raça de cachorro, o Hokkaido Inu.
Embora ocasionalmente ursos polares e morsas sejam vistos nas ilhas da região, os animais marinhos mais comuns do mar de Okhotsk são baleias e focas, com destaque para os ursos marrons que, por algum motivo, estão se tornando prateados em algumas ilhas.
Para quem ficou curioso com que existe na parte oeste do mar de Okhotsk, é quase a mesma coisa, só que sem vulcões, muito mais taiga, tigres siberianos e leopardos de Amur.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leider 🇧🇷 🇨🇳 🇨🇺 🇻🇦 🇧🇴 🇦🇷

Leider 🇧🇷 🇨🇳 🇨🇺 🇻🇦 🇧🇴 🇦🇷 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @stadoanarquista

22 Feb
Faço todo tipo de fio, para informar, para distrair, para tornar mais leve. Esse será o primeiro para alertar coisas como o tal Ric*rdo Poçobõ, que disse que poderia estapear a China que ela continuaria comprando da gente, porque supostamente não teria outra opção. Não é assim. ImageImageImage
A primeira coisa é entender que a modernização conservadora da agricultura começou no Brasil há cerca de meio século. Já a prática da agricultura na China, tem mais de dez mil anos, e diferente de nós, eles conseguem produzir todos os insumos e maquinários de que precisam. ImageImageImage
A Agricultura e a pecuária chinesas frequentemente são de altíssima tecnologia, e o país cultiva não apenas perto das cidades, como dentro delas, em verdadeiras indústrias.
Read 14 tweets
22 Feb
ACRE E LA NINA
O Acre, mais jovem território a ser incorporado ao Brasil, tem mais ou menos o tamanho da Tunísia ou do Suriname e nele vivem menos de 900 mil pessoas, 400 mil dos quais na capital, Rio Branco. No centro e no oeste o clima é equatorial, e no leste, monçônico. ImageImageImage
A maior parte das terras do estado estão em reservas ambientais, indígenas ou extrativistas, principalmente em suas porções mais elevadas, próximas a fronteira com o Peru. Image
Diferente do que possa parecer, o Acre não é totalmente o plano pois a porção oeste do seu território está dentro dos chamados planaltos residuais oeste amazônicos, que não são continuação da cordilheira dos Andes, porque muito mais antigos, anteriores a formação da Cordilheira. Image
Read 32 tweets
20 Feb
FRANÇA: NATUREZA
A França é um país maior do que Minas Gerais que faz fronteira com Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Suíça, Itália, Mônaco, Espanha, Andorra e Brasil. É banhada por todos os oceanos e tem a maioria dos tipos de relevo, clima e vegetação.
Kerguelen é a porção mas ao sul e mais fria do território francês reconhecido internacionalmente. O clima oscila entre o polar e o subpolar, e a vegetação é de tundra.
As ilhas de Amsterdam e São Paulo se localizam ao sul do Oceano Índico, praticamente no meio do caminho entre Antártica, Madagascar e Austrália. Possuem um clima temperado oceânico muito ventoso e sua população não chega a 50 habitantes.
Read 31 tweets
20 Feb
CIÊNCIA OU MILITARES?
Sem entrar no mérito da competência (Bolsonaro e Pazuello), do compromisso com a Constituição, o Povo e a Pátria (Villas Boas e Heleno) ou da enormidade de dinheiro gasto com militares reformados e suas filhas "solteiras", a questão é, seriam as FFAA úteis?
Abaixo, o RS-28 Sarmat, russo. Este míssel é capaz de lançar ogivas de 40 megatons, consideradas 2.000 vezes mais potentes do que as bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, voar a 25.000 km/h por 18 mil quilômetros. De Moscou a Porto Alegre são 12.648 km.
Um único míssel desses seria capaz de destruir tudo o que houvesse entre o Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, incluindo São Paulo. Cada uma das bombas termonucleares que ela leva é capaz de produzir uma explosão cujo núcleo se encontra a 10 milhões de graus Celsius.
Read 20 tweets
19 Feb
MEU PAÍS, A BAHIA
Mais ou menos do tamanho do Quênia ou da Ucrânia e com uma população pouco menor que a do Camboja, a Bahia é o maior e mais populoso estado da metade norte do Brasil. Sua capital foi capital brasileira por cerca de 200 anos e a sua diversidade natural é enorme.
Por conta de sua diversidade geológica climática e paisagística a melhor maneira de entender a Bahia, aumento no seu aspecto físico é regionalizando suas principais paisagens em Oeste, Vale do São Francisco, Chapada, Litoral Sul, Agreste, Sertão, Litoral Norte e Recôncavo.
O oeste da Bahia, cuja "capital" é Barreiras, cidade com cerca de 150 mil habitantes, está na região do Cerrado e é uma das últimas fronteiras agrícolas a serem devastadas pelo agronegócio. Seu relevo é plano e seu clima, tropical continental, com verões chuvosos e invernos secos
Read 34 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!