Faço todo tipo de fio, para informar, para distrair, para tornar mais leve. Esse será o primeiro para alertar coisas como o tal Ric*rdo Poçobõ, que disse que poderia estapear a China que ela continuaria comprando da gente, porque supostamente não teria outra opção. Não é assim.
A primeira coisa é entender que a modernização conservadora da agricultura começou no Brasil há cerca de meio século. Já a prática da agricultura na China, tem mais de dez mil anos, e diferente de nós, eles conseguem produzir todos os insumos e maquinários de que precisam.
A Agricultura e a pecuária chinesas frequentemente são de altíssima tecnologia, e o país cultiva não apenas perto das cidades, como dentro delas, em verdadeiras indústrias.
Os chineses praticamente sumiram com metade do deserto de Kubuqi, que foi transformado em projetos de silvicultura, pastagens e campos cultiváveis. Antigas áreas desérticas da Manchúria, Mongólia Interior, Xinjiang-Uyghur e Gansu estão sendo transformadas em terras aproveitáveis
Cerca de metade de todas as novas florestas que surgiram no mundo nos últimos 20 anos é chinesa. O agronegócio brasileiro parece não saber q a China também está transformando desertos africanos em lavouras, pastagens e florestas e tecnologia têm para isso
Usando altíssima tecnologia e, quando necessário, até mesmo manipulação genética, eles têm criado variedades de grãos capazes de resistir a solos salgados, modo que até pântanos e mares são cultiváveis para os chineses.
Os chineses são capazes de plantar em cidades, montanhas, lagunas, charcos, pântanos, praias, desertos... E estão fazendo isso! Inclusive porque além de tecnologia, eles dispõe de muito dinheiro.
Eles respondem sozinhos por metade da produção de peixes do planeta:
Para tal, eles cultivam os mares, as lagoas, as lagunas, as represas, os rios os lagos, tanques...
Eles são o segundo maior produtor mundial de milho, produzindo 257 milhões de toneladas em 2018; só isso é mais do que todos os grãos que produzimos.
São maior produtor mundial de arroz produzindo só um ano de 2018, 212 milhões de toneladas.
Também são os maiores produtores mundiais de trigo, produzindo mais de 130 milhões de toneladas.
São os maiores produtores de batata, melão, tomate, pepino, batata doce, berinjela, maçã, repolho, cebola, espinafre, alho, vagem, tangerina, cenoura, amendoim, pera, uva, ervilha, melancia, brócolis, couve flor, abóbora, aspargo, ameixa, cogumelos, lima, morangos, girassol...
... chá, tabaco, nozes, kiwi, tarô, fava, abacaxi, trigo sarraceno e pomelo. Aumento destas coisas que eles são os os maiores maiores produtores, encontrar as primeiras que nos referimos em posts individuais, eles produzem mais de 700 milhões de toneladas.
São, além disso, os segundos produtores mundiais de canola, banana, laranja, manga e goiaba e o terceiro de milheto e limão. Valor da produção agrícola da China corresponde a metade da produção mundial. Imaginar que um país com essas presenciais aceitar a tomar um tapa na cara...
... por causa de um grão cuja origem é a própria China, não é só um erro. E também um perigo. por que existe outras coisas que a China produz.
Contra atitudes hostis, além de quase 2 trilhões de dólares em reservas, o Dongfeng-41, capaz de voar a mais de 30.000 km por hora, carregando 10 ogivas termonucleares independentes, por distância superior a 12.000 km. Aos que forem incapazes de respeito, recomenda-se prudência.
Alguns de nossos governantes, autoridades e fazendeiros parecem ter se esquecido que não é todo mundo que se impressiona com jagunços. Além disso, parecem não saber que o mundo hoje é globalizado: fala-se uma besteira aqui, mas nunca se sabe onde ela será ouvida.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
ACRE E LA NINA
O Acre, mais jovem território a ser incorporado ao Brasil, tem mais ou menos o tamanho da Tunísia ou do Suriname e nele vivem menos de 900 mil pessoas, 400 mil dos quais na capital, Rio Branco. No centro e no oeste o clima é equatorial, e no leste, monçônico.
A maior parte das terras do estado estão em reservas ambientais, indígenas ou extrativistas, principalmente em suas porções mais elevadas, próximas a fronteira com o Peru.
Diferente do que possa parecer, o Acre não é totalmente o plano pois a porção oeste do seu território está dentro dos chamados planaltos residuais oeste amazônicos, que não são continuação da cordilheira dos Andes, porque muito mais antigos, anteriores a formação da Cordilheira.
AS LESTE DO MAR DE OKHOSTK
A maioria das pessoas jamais deve ter ouvido falar, visto ou lido sobre o mar de Okhotsk, mas ele banha algumas das regiões mais bonitas do planeta. Tanto que só vamos falar dá metade oriental: Kamtchatka, Sakhalina, Kurilas (Rússia) e Hokaido (Japão).
Kamtchatka é pouco maior que a Suécia, mas uma população menor que a de Cascavel, no Paraná. É uma área com 160 vulcões, sujeita a terremotos e com clima subpolar, onde o branco da neve se mistura com o vermelho da lava, dos salmões e das folhas da tundra outonal.
Apesar de estar na mesma latitude que a Escócia e até ao sul da Noruega, as condições climáticas são muito mais brutais, por pertencer a Sibéria e estar ao largo do mar de Bering. Todavia, do fim da primavera ao começo de outono, a maior parte da região não é coberta pela neve.
FRANÇA: NATUREZA
A França é um país maior do que Minas Gerais que faz fronteira com Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Suíça, Itália, Mônaco, Espanha, Andorra e Brasil. É banhada por todos os oceanos e tem a maioria dos tipos de relevo, clima e vegetação.
Kerguelen é a porção mas ao sul e mais fria do território francês reconhecido internacionalmente. O clima oscila entre o polar e o subpolar, e a vegetação é de tundra.
As ilhas de Amsterdam e São Paulo se localizam ao sul do Oceano Índico, praticamente no meio do caminho entre Antártica, Madagascar e Austrália. Possuem um clima temperado oceânico muito ventoso e sua população não chega a 50 habitantes.
CIÊNCIA OU MILITARES?
Sem entrar no mérito da competência (Bolsonaro e Pazuello), do compromisso com a Constituição, o Povo e a Pátria (Villas Boas e Heleno) ou da enormidade de dinheiro gasto com militares reformados e suas filhas "solteiras", a questão é, seriam as FFAA úteis?
Abaixo, o RS-28 Sarmat, russo. Este míssel é capaz de lançar ogivas de 40 megatons, consideradas 2.000 vezes mais potentes do que as bombas nucleares lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, voar a 25.000 km/h por 18 mil quilômetros. De Moscou a Porto Alegre são 12.648 km.
Um único míssel desses seria capaz de destruir tudo o que houvesse entre o Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, incluindo São Paulo. Cada uma das bombas termonucleares que ela leva é capaz de produzir uma explosão cujo núcleo se encontra a 10 milhões de graus Celsius.
MEU PAÍS, A BAHIA
Mais ou menos do tamanho do Quênia ou da Ucrânia e com uma população pouco menor que a do Camboja, a Bahia é o maior e mais populoso estado da metade norte do Brasil. Sua capital foi capital brasileira por cerca de 200 anos e a sua diversidade natural é enorme.
Por conta de sua diversidade geológica climática e paisagística a melhor maneira de entender a Bahia, aumento no seu aspecto físico é regionalizando suas principais paisagens em Oeste, Vale do São Francisco, Chapada, Litoral Sul, Agreste, Sertão, Litoral Norte e Recôncavo.
O oeste da Bahia, cuja "capital" é Barreiras, cidade com cerca de 150 mil habitantes, está na região do Cerrado e é uma das últimas fronteiras agrícolas a serem devastadas pelo agronegócio. Seu relevo é plano e seu clima, tropical continental, com verões chuvosos e invernos secos