🧶 "NÃO PODEMOS POLITIZAR A COVID E AS MORTES!!!"

Será mesmo? Vou tentar sintetizar algumas ideias nesse fio, com o objetivo de fazer justamente o que é criticado: política. E assim, talvez, ajudar a todos nós a nos entendermos como seres sociais e portanto, políticos (1/12)
Em 1o lugar: política é o nome de uma série de textos escritos por Aristóteles p/ Alexandre, o Grande.

Nesses textos ele divide a política em dois elementos: a Ética (busca da felicidade individual em sociedade) e Política, propriamente (busca da felicidade coletiva) (2/12)
"NOSSA MAS QUE CONTRADIÇÃO, HOJE EM DIA POLÍTICA E ÉTICA SÃO OPOSTOS"

A confusão da Ética com a integridade moral (sempre amarrada à obediência ao pode estabelecido) é proposital e útil, mas não errada em si.

Existe felicidade individual às custas dos seus iguais? (3/12)
Eu acredito que não. Por isso eu acho muito cabível cobrar dos funcionários públicos eleitos soluções políticas p/ problemas reais.

Já é lugar comum apontar como irresponsáveis e genocidas as medidas tomadas pelo Sr. Presidente #ForaBolsonaro, por isso vou me ater a POA (4/12)
No início da pandemia o RS adotou um sistema de cores, o "distanciamento controlado", que basicamente afrouxa as medidas restritivas nas regiões que diminuírem as internações (fazendo com que elas aumentem imediatamente após o relaxamento, é tapar o sol com a peneira). (5/12)
Pois bem, eis que essa semana a região metropolitana de Porto Alegre, e outras, entraram no estágio de bandeira preta, o mais grave cenário de adoecimentos na escala de cores. Nesse esquema, as restrições já são insuficientes, mas nada é tão ruim que não possa piorar. (6/12)
Na noite de hoje, o Sr. Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, publicou um decreto sobre as medidas de segurança e prevenção à COVID-19, em face do estado de calamidade que nossa cidade se encontra. Mais verba? Contratações emergenciais? Lote de vacinas? Claro que não. (7/12)
Ele publicou um decreto dizendo que Porto Alegre iria adotar as medidas da bandeira vermelha. Sem nenhuma alteração na lotação das UTIs, nenhum parecer médico ou científico atestando a segurança dessa medida. Não teve nem explicação econômica pra essa brincadeira macabra. (8/12)
Ou seja: o Governador Eduardo Leite e o Prefeito Sebastião Melo estão brincando de geografia da primeira série e colorindo mapinha. Enquanto nos últimos 14 dias Porto Alegre teve QUARENTA MIL infecções de seus cidadãos, de uma doença letal e altamente contagiosa. (9/12)
Mas eles não tem compaixão? Empatia? Humanidade? Não sei, pode ser que tenham pesadelos, que esses fantasmas os assombrem. Mas existe uma enorme pre$$ão do empresariado gaúcho, principalmente da Fecomércio e da FIERGS contra o fechamento dos serviços não-essenciais. (10/12)
Como quem paga a banda escolhe a música, estamos reféns do questionamento de Aristóteles, mais antigo que Cristo: existe felicidade individual às custas dos iguais? O problema é que lá de cima, eles não nos veem como iguais. (11/12)
Dito isso: "A política é a arte do possível" (Otto Von Bismarck), e "Quem não gosta de política é governado por quem gosta" (Platão).
Ou definimos prioridades, ou não vai ter pós-pandemia.
Fim da Thread, obrigado quem leu até aqui. Vacinação ampla, geral e irrestrita! (12/12)
Ah, e antes que eu me esqueça:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Vítor Martinez

Vítor Martinez Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!