O BTC atingiu o valor de mercado de US$ 1 trilhão. Com o aumento das posições dos investidores em BTC, emerge a questão:
O retorno das principais moedas do mundo causam o retorno de BTC? Essa questão @rafaelpalazzi, eu e @KlotzleMarcelo tentamos responder. (1) 🧶
No paper (link abaixo) investigamos se o BTC tem uma relação não linear com seis moedas: euro, libra esterlina, franco suíço, renminbi, iene e rublo, cada uma denominada em dólares americanos. (2)
sciencedirect.com/science/articl…
Nós empregamos o teste de causalidade não paramétrico proposto por Diks e Panchenko (2006) e aplicamos uma abordagem de filtragem multivariada usando resíduos BEKK-GARCH para controlar a heteroscedasticidade condicional.(3)
Nós coletamos os preços de fechamento diários da taxa de câmbio entre julho de 2010 e abril de 2020 para BTC, EUR, GBP, CHF, CNY, JPY e RUB da plataforma Bloomberg. Todos os dados foram transformados no log-retorno.(4)
Também dividimos o conjunto de dados de BTC em dois amostras, uma antes e outra após uma quebra estrutural. Os resultados revelam um impacto direto do euro em BTC. No entanto, na amostra pós-intervalo, há apenas um efeito do renminbi para o BTC.(5)
As descobertas lançam luz sobre a dinâmica do relacionamento não linear entre as moedas e se as moedas fiduciárias podem ajudar a prever o comportamento do BTC. Portanto, os mercados de câmbio europeu e chinês se tornaram mais integrados ao mercado do BTC.(6)
Uma explicação se dá pelo volume de transações e a aceitação do BTC como moeda na China, estas razões podem causar o impacto do CNY nos retornos do BTC, dado que o mercado chinês é um participante significativo nas transações de compra de criptomoedas (Kristoufek, 2015). (7)
Estas descobertas fornecem uma melhor compreensão da dinâmica não linear entre moedas e BTC, uma vez que a melhoria na previsibilidade pode orientar investidores, gestores de carteira e negociadores de câmbio estrangeiro para desenvolver estratégias de hedge ideais. (8)
Além de informar reguladores e legisladores sobre a alta volatilidade no mercado, que tem implicações para a política monetária. No entanto, ainda não está claro se o BTC atenderá às condições necessárias para se tornar uma moeda no futuro. (9)
Até agora, não há uma clara definição se o BTC se comporta como um ativo em vez de uma moeda; assim, uma investigação mais aprofundada nos próximos anos é crucial para identificar uma possível mudança em curso. (10)
Visão pós-paper:
Com o aumento do QE realizado pelos Bancos Centrais, e pela sinalização de empresas aceitarem o BTC como pagamento (e.g Tesla), aumenta-se a probabilidade do BTC virar um meio de pagamento. (11)
O preço do BTC se fundamenta principalmente com a probabilidade do BTC virar moeda. Os últimos eventos fizeram com que essa prob aumentasse, logo, tendo a achar que o preço tem q ser reajustado, não sendo apenas um movimento aleatório, com uma reversão ao fundamento. (12)
O que eu acredito que os governos irão criar regras bem rígidas para os banco centrais realizarem QE, haverá uma mudança institucional no meio. (13)
Se gostaram da thread, me avise, estou pensando em criar mais threads de papers academicos. @femisapien_z @samydana @leosiqueirabr @arubesam
@LucasCostaAT @lucasschwarz @rod_coliveira (14)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Gerson Júnior

Gerson Júnior Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_GJunior_

9 Feb
"Tesla buys $1.5 billion in bitcoin, plans to accept it as payment". That was the highlight of Feb 08, 2021. We might be asking:
Do cryptocurrencies improve the performance of stocks portfolio? Is it possible to use traditional tools in the cryptocurrency market? (1)🧶#Crypto
Is it possible to obtain gains by applying portfolio selection methodologies to the crypto market?? Ricardo, João Caldeira, and I tried to answer these questions in the following paper. (2) #cryptocurrency #AcademicChatter #phdlife
The paper intended to analyze whether the inclusion of cryptocurrencies improve the performance of the stock portfolios and whether the portfolio selection methodologies would bring gains to the investors of the crypto marketing (3)
tandfonline.com/doi/abs/10.108…
Read 15 tweets
8 Feb
"Tesla buys $1.5 billion in bitcoin, plans to accept it as payment" e o assunto foi o hype do 08/02/21. Portanto emergem as questões:
Criptomoedas melhoram o desempenho de portfolios de ações? É possível usar ferramentas tradicionais no mercado de criptomoedas? (1) 🧶
Há ganhos em utilizar estratégias de portfólio management para o mercado de criptomoedas? Essas questões Ricardo, João Caldeira e eu tentamos responder nesse Paper. (2)
O paper (link abaixo) analisou se a inclusão de criptomoedas melhora o desempenho dos portfólios de ações e se a aplicação de metodologias de seleção de portfólio traria ganhos para os investidores no mercado de cripto. (3)
tandfonline.com/doi/pdf/10.108…
Read 18 tweets
22 Dec 20
THREAD-
Como analisar se um pesquisador é sério? Quais sinais indicam que um professor está expropriando o aluno ou vice-versa? O desenho brasileiro é bem construído?
Disclaimer: As opiniões são minhas e exemplificam principalmente a minha área (eco/adm) . (1)
A pesquisa acadêmica vem ganhando espaço no debate público. E como doutorando vejo que a sociedade ainda tem uma visão superficial sobre o assunto. Queria, nessa thread, apresentar diversos pontos que, na minha visão são importantes a serem debatidos. (2)
O primeiro ponto é sobre o mito da quantidade de artigos. Eu, como fui professor em nível de graduação e MBA, vejo que muitos alunos ainda relacionam a qualidade de um pesquisador à quantidade de artigos que este publicou. (3)
Read 37 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!