É um incômodo quando um profissional diz em conversas frase como "O meu modelo funciona assim", " Eu não abro mão disso ou daquilo", como se fosse possível jogar da maneira desejada em todos os contextos, sem adaptação alguma.
Pela primeira vez na história do futebol brasileiro o método/sistema introduzidos pelo treinado tornou-se mais importante do que a característica dos jogadores de determinado elenco.
Isso é uma pena, porque o que tornou o treinador brasileiro tão nômade pelo mundo era justamente a capacidade de adaptação em diferentes contextos.
Veja quantos títulos no mundo árabe possuem Zé Mário, Abel Braga, Candinho para não citar tantos outros, veja quanto técnicos brasileiros já conquistaram a J- League do Japão...
Sebastião Lazaroni treinou em três países diferentes na Europa, Parreira foi campeão turco, inúmeros outros treinaram times portugueses, inclusive a seleção!
O que fechou as portas para os treinadores brasileiros então?
Duas coisas: Platini fez acordos com federações desses locais para que a licença europeia fosse obrigatória para trabalhar; a mudança de paradigma na identidade do treinador brasileiro, perdemos o senso de adaptação!
@threadreaderapp "unroll"

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with entrelinhasdojogo

entrelinhasdojogo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @entrelinhasdoj1

25 Jan
POR QUE O SÃO PAULO E FLAMENGO DEVERIAM MANTER DINIZ E ROGÉRIO CENI, RESPECTIVAMENTE, PARA A PRÓXIMA TEMPORADA?
SE QUEREMOS UM TRABALHO SÓLIDO E DE RESULTADOS CONSTANTES PRECISAMOS DAR TEMPO AOS TREINADORES!

CASO CONTRÁRIO SÓ SE VAI CONSEGUIR RESULTADOS SE:
1- HOUVER UM INVESTIMENTO ALTO EM JOGADORES QUE SATISFAÇAM DETERMINADA FILOSOFIA (JESUS É UM GRANDE EXEMPLO DISSO).
Read 6 tweets
22 Jan
Não existe um estilo de jogo que vai vencer sempre, e mais do que os outros em todos os contextos, como se fosse uma fórmula para o sucesso. Até a temporada passada, a Champions League estava há 10 anos sem ter um campeão que fosse praticante do jogo de posição.
Posso ter a bola de diversas maneiras, se faço um jogo mais direto, como Felipão, preciso da bola para tal, se eu verticalizo ao máximo minhas ações de ataque, como faz Klopp, também preciso da redonda para tal.
O que me incomoda é as pessoas falando em ter a bola como se isso só fosse possível através de como Guardiola vê o jogo.
Read 5 tweets
18 Jan
O Inter do Abel tem ideias simples, mas que extraem ao máximo dos elementos da equipe...(+)
-Bola parada: Não tem jogada ensaiada nem nada, a regra é sempre buscar o Dourado.
-Defesa: Devido a estruturação dos encaixes o time leva bola entrelinhas o tempo inteiro, mas há 3 "Volantes" com excelente capacidade de recuperação e que acabam com o problema...(+)
- Ataque: Jogo direto bem estruturado para explorar a profundidade de Caio ou Yuri Alberto, às vezes o time busca ter a posse para aglomerar no setor, mas não na maior parte do tempo.
- Transição ofensiva: Contra- Ataque buscando Caio e Yuri...(+)
Read 5 tweets
27 Nov 20
Vamos falar de Modos de marcar no futebol?
Existem 3: Zona, Individual e mista.
⬇️SEGUE A THREAD⬇️
Começamos com esse quadro, veja as referências e as perseguições em cada tipo de defesa.
ZONA: A bola é sempre a referência para a movimentação do bloco defensivo. Aqui o foco é fechar espaços e linhas de passe para que o rival não progrida. Para isso os 10 jogadores de linha devem portar-se como um único organismo e não como peças independentes.
Read 6 tweets
18 Nov 20
Precisou eu assistir ao jogo de ontem para eu ter clareza do quanto Arthur é bom jogador e o motivo pelo qual ele não deu certo no Barcelona... Vamos responder, taticamente Por que isso aconteceu? Por que ele vem tendo dificuldades na Europa?🤔
Diferentemente da primeira partida das eliminatórias a seleção estava mais móvel contra o Uruguai, várias tabelas foram feitas, principalmente pelos lados, muitos deslocamentos que permitissem com que houvesse chegada ao espaço ao invés de já estar ali para receber.
Arthur se enquadra exatamente aqui, ele é um volante de passe e deslocamento, não de passe e manutenção de posição. É assim que ele foi criado, foi assim que se destacou no Grêmio e foi por isso que não deu certo no Barcelona.
Read 6 tweets
18 Nov 20
A verdade é uma só: Não querem que você entenda do jogo.
Pense comigo, quanto menos as pessoas entendem do jogo mais fácil fica para as grandes emissoras manipula-las e então o produto é menos construtivo e mais barato do que poderia e deveria.
Pensem comigo, é mais fácil encontrar para colocar na TV: Um ex jogador que de nada entende do jogo e um fofoqueiro que cria polêmicas ou alguém bem instruído e estudado?
Pois é, a lógica aqui nada tem a ver com o espectador e é apenas uma: PRODUTO BARATO=MAIS LUCRO E MAIS PODER SOBRE A OPINIÃO DAS PESSOAS. Você é um marionete e não sabe!
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!