É você que está usando o ponto de fuga. Não deixe o ponto de fuga usar você. Menos linha, mais ESPAÇO! Faz sentido? Não? A thread sobre perspectiva linear:
Eu tenho que admitir, eu não sou a mais capacitada pra falar sobre perspectiva linear. Ainda tenho muito a aprender... Mas posso dar dicas que me ajudaram muito a superar a barreira mental que temos sobre o assunto. Perspectiva não devia ser um bicho de sete cabeças!
Perspectiva linear é uma TÉCNICA, uma ferramenta que pode te auxiliar a representar tridimensionalidade em um espaço bidimensional. Ela foi desenvolvida no Ocidente, durante o Renascimento. (Existem registros dos usos em períodos anteriores, mas foi tudo compilado nesse período)
Basicamente uma pessoa muito mais inteligente que a gente descobriu COMO o ser humano enxerga as coisas, e instituiu nomes e convenções que facilitariam essa interpretação no papel: o Ponto de Fuga, o ponto de convergência entre as linhas que causam a ilusão de profundidade.
Isso serviu super bem aos renascentistas, e vemos muitos exemplos de usos primordiais do ponto de fuga em pinturas na época.
A questão é que essa técnica evoluiu, mas parece que o MÉTODO geral de ensino meio que ficou nisso aí... pelo menos na maioria dos tutoriais de desenho que vejo. Vou usar uma palavra que eu odeio.........perspectiva não é apenas as linhas. É uma questão de MINDSET (sério) kkkkkk
Eu aposto que você já viu tutoriais dessa natureza: temos aqui a "Linha do horizonte"
Temos aqui o "ponto de fuga"
Temos aqui as "linhas guias"
Seguindo as "linhas guia", você vai distorcer as linhas horizontais do cubo pro ponto de fuga. Familiar?
Eu acho esse um jeito muito travado de explicar esses elementos e pra que eles servem. Seguindo essa explicação, por exemplo, você se sentiria confiante para ROTACIONAR esse "cubo" no espaço?
Quando você fala que o horizonte é uma linha, imediatamente eu penso em algo bem na minha cara ou perto de mim.
Eu gosto de pensar na linha do horizonte como o limite do que pode ser visto naquele contexto. Mantenha SEMPRE em mente de que ela está DISTANTE. Quando eu estou com dificuldades, eu imagino uma praia. A linha do horizonte na água, lá longe
Sem falar que eu não penso nela como uma linha: ela é mais como uma definidora de um PLANO. Se vai ser o "chão" de fato ou não vc decide (as vezes é mais fácil pensar como chão). E é esse plano que vai interagir com os objetos no espaço.
Tá, definimos o que é o horizonte. E agora, e o ponto de fuga? A primeira coisa que você tem que ter na cabeça é: VOCÊ que escolhe onde está o ponto de fuga, e ele não precisa necessariamente estar na linha do horizonte. CLARO, a maioria deles vai acabar lá, mas não é regra:
O ponto de fuga te ajuda a determinar em qual direção o seu objeto vai deformar em relação ao observador. Ele te diz o quanto das faces/elementos a gente de fato vê.
E na real eu posso botar ponto de fuga pra definir qualquer tipo de coisa em qualquer tipo de posição em relação ao PLANO! O efeito vai funcionar desde que você siga a ideia de conectar o volume a uma direção específica.
O que acontece é que a gente se pega as vezes escapando dessa lógica, e acaba conseguindo aquele efeito de um cubo amassado: que não sabe se é isométrico ou em perspectiva, de tão preocupados que ficamos em fazer a diagonal
Aqui por exemplo, eu usei duas lógicas diferentes pra essa cadeira. As linhas da base são paralelas (vermelho), enquanto em cima tem um outro ponto de fuga (azul). Isso Deixa o resultado esquisito, como se o assento estivesse rotacionado de forma diferente.
Isso acontece muito quando você está mais preocupado em fazer a coisa diagonal do que entender a relação entre o objeto, o espaço/plano/horizonte! Pode chegar um momento em que você pode fazer isso sem nem encher a tela com tanta linha :D
Só de corrigir vc já sente a diferença:
Enfim. Se você não perceber o espaço e como as coisas se deformam em relação ao observador, não vai ter linha no mundo que te salve de ter a imagem "achatada" por um elemento ou outro. É questão de treino e perseverança! Um site que me ajudou muito foi o Quickposes:
Na parte de treino cronometrado, eles tem a opção de colocar URBAN e LANDSCAPES, que dão várias fotos para você praticar (tataaam) desenho de gesto de ambientes! Existe também a perspectiva relativa ao corpo, mas não adianta nada se não pegar o jeito com formas mais simples
Bom treino e espero ter ajudado. Acesse o Quickposes aqui, e deem dicas abaixo de outros sites com boas referências para treino de perspectiva! A vida é o nosso maior professor ❤️quickposes.com/en/gestures/ti…
Se quiserem mais dicas como essa ou algo mais pessoal, estou começando um Discord onde poderemos compartilhar conhecimento~ estou pensando em fazer um Workshop de alguma técnica legal em algum momento também! discord.gg/vnKwwNmRqY
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Eu preciso muito dividir essa informação com vocês.
É sobre essa pintura de uma bunda feita pelo artista Hieronymus Bosch
Vamos lá 👇
Essa bundinha faz parte de uma obra bem maior: O Jardim das Delícias Terrenas é uma das obras mais conhecidas de Bosch, um artista holandês do final do medievo!
A obra é um tríptico, representando o Jardim do Éden a esquerda, e o Inferno a direita. No meio estão cenas de "prazeres terrenos", sexo, bebida, etc.
"Ah porque tanta gente que quer pagar de artista gosta tanto de Van Gogh"?
Antes de tudo, isso nada tem a ver com Van Gogh em si!
Tal como outros artistas, Van Gogh foi escolhido para virar uma "marca", e é pesadamente promovido por museus e lojas como um produto. Aqui mora+👇
+ o problema: dentro do capitalismo marcas são,infelizmente, referências na construção da identidade pessoal de todo mundo, pra mais ou pra menos.
Então tem gente q acha q se "apresentar" com esses simbolos os dá algum nivel de identificação em relação ao q eles querem ser,+
+ e principalmente uma ideia de que se usar esses símbolos a pessoa será aceita pela "comunidade". O negócio é que a comunidade artística não funcionam exatamente como outros tipos de áreas de trabalho.
Eu tinha 30 anos quando descobri que existe um poeta romano chamado Gaius Valerius Catullus, que escreveu o que é considerado O POEMA MAIS OBSCENO JÁ ESCRITO EM LATIM. A coisa é tão séria que esse poema só foi traduzido oficialmente na sua integridade no SÉCULO 20 🤡👇Vem ver
Pelo que entendi, esse poeta tinha um namorado, um tal de Juventius, que traiu ele com um outro poeta chamado Marcus Furius Bibaculus. Esse Marcus, junto com um outro cara chamado Aurelius, criticaram os poemas do Gaius dizendo que eram "leves demais". Gaius ficou puto, +
+ não sei mais se pela crítica ou pela traição, e resolveu lançar esse poema que é catalogado como CATTULUS 16. Eis o poema traduzido em português 👁️👁️ O cara lançou o equivalente a "vou comer teu c& com farinha" antes de cristo sabe, uma lenda
Esse é "O Homem Chinês", um busto esculpido pelo francês Jean Baptiste Carpeaux, em 1872! E existe uma história bastante bizarra relacionado a ele, que foi apontado pela minha colega Teri Hu, em um grupo sobre descolonização:
Pelo que pude pesquisar, Carpeaux fez esse busto a partir de um modelo vivo! A escultura foi posteriormente usada como molde para um de seus trabalhos maiores, a "Fonte das Quatro Partes do Mundo", feita em colaboração com outro escultor, Eugene Legrain
A escultura tem quatro mulheres, que representam 4 partes do mundo. Inicialmente a escultura que representava a Ásia deveria ser um homem, mas por razões de "equilíbrio e harmonia" foi alterado para um corpo feminino. E é aí que mora a bizarrice: