Hugo Fernandes Profile picture
Apr 4, 2021 8 tweets 4 min read Read on X
Uma bióloga anilhou uma passarinha linda e resiliente que só existe no Nordeste, especificamente em Noronha, e deu a ela o nome de @FreireJuliette . Analise a imagem e veja se há alguma dúvida nesse batismo 😅 Mas cuida nesse fio porque a Juliette corre risco de desaparecer!! ++
Eu conheço a bióloga que batizou a Juliette. Ela se chama Cecília Licarião, mas aqui em casa ela é conhecida como "meu amor". Sim, a julietter cacter é minha conja. 🌵💙
Ela é a diretora do Projeto Aves de Noronha, que liga Ciência e Conservação ao Turismo local no arquipélago, trabalhando desde a ponta da pesquisa até a capacitação de guias locais para o turismo de observação de aves, passando pela educação ambiental de turistas e moradores.
Das 75 espécies de aves de Noronha, duas só existem lá e em nenhum outro lugar do mundo. Elas estão ameaçadas e correm o risco de desaparecer do planeta. É a cocoruta (Eleania ridleyana) e o sebito (Vireo gracilirostris), espécie da nossa Juliette noronher.
Salvar espécies da extinção custa caro e o projeto precisa de mais apoio. Um dos sonhos da Cecília é publicar um livro sobre as aves da ilha. Pra isso, há um investimento inicial necessário. Você poderia dar uma forcinha pra isso se concretizar?

vakinha.com.br/vaquinha/guia-…
Dá pra ajudar também adquirindo qualquer produto na lojinha que fica na rede aqui ao lado. Tem camisa UV, canecas, bottons, adesivos.
Se não puder, tudo bem. Já valem demais o seu follow lá nas redes do Aves de Noronha, o compartilhamento desse projeto lindo e o seu carinho por um projeto de Conservação feito com extrema responsabilidade em prol da Ciência, da comunidade local e, claro, das espécies ameaçadas.
Querem conhecer mais? Segue aqui ó. Quero todos os cactos lá. instagram.com/avesdenoronha?…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Hugo Fernandes

Hugo Fernandes Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @hfernandesbio

Jun 29, 2022
Sete estados do Brasil correm alto risco de disparo de novas epidemias e pandemias de origem animal. É o que nós apontamos nesse estudo publicado na Science Advances. Segue o fio!
Utilizamos não só dados biológicos e ecológicos, como também socioeconômicos para rastrear os principais fatores de risco e possibilidades de mitigação de novos surtos de zoonoses.
Liderada pela @fiocruz e em parceria com pesquisadores da UECE e UFPB, o estudo aponta que todo o território brasileiro está suscetível a emergências ocasionadas por zoonoses, com uma maior probabilidade em áreas sob influência da Floresta Amazônica.
Read 5 tweets
Jun 29, 2022
Essas cenas de fogo que vcs estão vendo agora no Pantanal são do Lawrence Wahba, Bruna Luchese, Ernane Junior e Cesar Leite. Eu estava lá em algumas cenas. Mas não era novela. É tudo real. E ainda dói.
Compartilhei os 2.000 km de expedição dos incêndios de 2020 aqui na Piauí.
piaui.folha.uol.com.br/colaborador/hu…
Read 5 tweets
Sep 30, 2021
Um pica-pau foi extinto, mas não dá pra saber se foi "O Pica-pau". Entenda todos os pontos desse rolê. Desliza aí!
Primeiro, vamos ao real e triste fato. Uma espécie de pica-pau, Campephilus principalis, foi considerada como extinta agora pelos EUA. Mas sua extinção é discutida há décadas. Ela era conhecida sobretudo por registros de museu e o último era de 1944...
... Até que, em 2005, John Fitzpatrick e equipe publicaram na Science registros visuais e um vídeo indicando a persistência da espécie no sudeste dos EUA, único local de sua ocorrência global, fazendo com que ela saísse do status de extinta para "criticamente ameaçada".
Read 10 tweets
Jul 25, 2021
"Ai, mas tudo cês envolve política"... É porque tudo é política mesmo, queridão. Até o skate que hoje você comemora. Segue as rodinha 🛹
Na década de 80, São Paulo já convivia com o skate há cerca de 20 anos, mas skatista era sinônimo de marginal. O principal ponto de street skate era o Parque do Ibirapuera, só que tinha um probleminha. A Prefeitura de São Paulo funcionava lá, na época.
O prefeito era Jânio Quadros, que não gostava nada dos skatistas, mal vistos pela elite e considerados baderneiros. Ainda em 1986, a PM (ah não me diga?!) apreendeu 4 skates no Parque por ordem de Jânio.
Read 13 tweets
May 17, 2021
Vc não precisa saber que um leão comeu o outro lá na savana pra vc respeitar quem é homossexual. Você tem que respeitar, mesmo que fôssemos a única espécie a fazer isso. Entenda nesse fio sobre falácia naturalista, Biologia e Humanidades 🏳️‍🌈🦁
Sim, milhares de espécies apresentam comportamento homossexual. Isso até quebra argumentos de que seria algo essencialmente contra a Natureza, mas não serve pra garantir respeito. Pra isso, são as Humanidades que protagonizam o discurso com apoio das Biológicas e não o contrário.
O maior problema é a falácia naturalista. Dirão os críticos que incesto, pedofilia e canibalismo também são encontrados na natureza e nem por isso devem ser tolerados, o que é uma verdade. Mas também é verdade que tudo isso não pode ser comparado à homossexualidade...
Read 9 tweets
Apr 5, 2021
Como uma mesma postagem pode provocar interpretações completamente opostas mesmo dentro da sua própria bolha? Acompanhe a historinha e vem ser feliz 💙😉
Era uma vez um tweet sobre a importância de fotos de qualidade para melhorar a comunicação visual do(a) cientista/divulgador(a) com o público, facilitar a vida da pessoa que faz a arte de lives/entrevistas e de como diferentes poses podem engajar melhor.
Quase todo mundo da bolha inicialmente reagiu super bem, claro. Leu, entendeu, gostou e compartilhou.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(