Nunca disse que os jogadores precisam estar livres de uma ideia de jogo. O que eu defendo é que primeiramente deve-se considerar as características dos jogadores, a cultura do clube e os objetivos a serem alcançados, só depois é que a comissão técnica deveria pensar em um jogar.
Para desenvolver qualquer ideia de jogo é necessário montar treinamentos onde haja estímulos e a partir da expressão destes pelos jogadores nas diferentes ordens de interação (individual, grupal e coletiva) é que será formada a identidade de jogo da equipe (modelo de jogo).
O objetivo do treinamento é gerar estímulos, agora a expressão é bem variada entre cada indivíduo e cada grupo e subgrupo de jogadores, sem a estimulação necessária não há construção de identidade alguma.
Então o que defendo é muito diferente de deixar os jogadores livres por si só ou de mudar tudo a cada jogo, todo time precisa ter um jogar, uma direção a ser seguida, mas os ideais pessoais de um comandante nunca devem ser o norte para tal.
Porque futebol não é videogame e o treinador não tem o controle remoto nas mãos para controlar os elementos como bem entende, o jogo é do atleta, é ele quem entra em campo, são suas as ações que vão decidir ou não uma partida.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with entrelinhasdojogo

entrelinhasdojogo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @entrelinhasdoj1

7 Apr
Quando digo dar liberdade de expressão ao jogador não significa necessariamente praticar um ataque funcional...
Tudo depende de onde o trabalho será realizado se for nas canteras de La masia não devo trabalhar da mesma maneira que trabalharia no Vasco de Romário, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Euller...
No primeiro exemplo os próprios atletas sentem-se mais à vontade esperando a bola no setor, sendo mais pacientes com a posse, em gerar desequilíbrios no momento certo. Isso vai totalmente de encontro com o desenvolvimento da cidade de Barcelona e da história do clube azul-grená.
Read 9 tweets
6 Apr
A fala de Alex casa muito bem com o que venho falando há muito tempo. CONNTEXTO.
SEGUE A THREAD ⬇️⬇️
É comum uma resposta como “prezo pelo jogo bonito” “meu time precisa ser ativo” “pensamos muito mais no campo do rival que no nosso”, dando pistas que dali sairá mais um modista do jogo de posição que colocará a sua ideia de jogo pessoal acima de qualquer outra coisa.
Mas Alex, assim como eu, pensa diferente, “Existe aquilo que a gente deseja e aquilo que é necessário ser feito”, ele sabe que o papel do treinador é extrair o máximo das peças que possui, e dificilmente isso será possível apenas seguindo ideias já pré-concebidas.
Read 9 tweets
27 Mar
Informação não é o mesmo que conhecimento, a primeira é acumulativa não depende da experiência interior da pessoa para fixação; já o segundo é seletivo e não existe sem vivência. Portanto estar bem informado não quer dizer que temos conhecimento sobre algum assunto.
No Brasil temos muitas pessoas que falam de futebol estando bem informadas, mas que não possuem conhecimento algum. Vamos a um exemplo bem prático para entendermos isso...
Suponhamos que você esteja lendo na sua casa um livro sobre o jogo de posição, e chegou na parte da amplitude, e ali é dito o que é, como aplicar e imagens de jogos reais sobre o conceito, pronto você está bem informado, basta repetir o que leu.
Read 9 tweets
23 Mar
É um incômodo quando um profissional diz em conversas frase como "O meu modelo funciona assim", " Eu não abro mão disso ou daquilo", como se fosse possível jogar da maneira desejada em todos os contextos, sem adaptação alguma.
Pela primeira vez na história do futebol brasileiro o método/sistema introduzidos pelo treinado tornou-se mais importante do que a característica dos jogadores de determinado elenco.
Isso é uma pena, porque o que tornou o treinador brasileiro tão nômade pelo mundo era justamente a capacidade de adaptação em diferentes contextos.
Read 7 tweets
25 Jan
POR QUE O SÃO PAULO E FLAMENGO DEVERIAM MANTER DINIZ E ROGÉRIO CENI, RESPECTIVAMENTE, PARA A PRÓXIMA TEMPORADA?
SE QUEREMOS UM TRABALHO SÓLIDO E DE RESULTADOS CONSTANTES PRECISAMOS DAR TEMPO AOS TREINADORES!

CASO CONTRÁRIO SÓ SE VAI CONSEGUIR RESULTADOS SE:
1- HOUVER UM INVESTIMENTO ALTO EM JOGADORES QUE SATISFAÇAM DETERMINADA FILOSOFIA (JESUS É UM GRANDE EXEMPLO DISSO).
Read 6 tweets
22 Jan
Não existe um estilo de jogo que vai vencer sempre, e mais do que os outros em todos os contextos, como se fosse uma fórmula para o sucesso. Até a temporada passada, a Champions League estava há 10 anos sem ter um campeão que fosse praticante do jogo de posição.
Posso ter a bola de diversas maneiras, se faço um jogo mais direto, como Felipão, preciso da bola para tal, se eu verticalizo ao máximo minhas ações de ataque, como faz Klopp, também preciso da redonda para tal.
O que me incomoda é as pessoas falando em ter a bola como se isso só fosse possível através de como Guardiola vê o jogo.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!