Para quem não se lembra, Carissa Etienne é a senhora que assina embaixo dos documentos da @OPASOMSBrasil que serviram de fachada para enviar bilhões de reais para #Cuba, por meio da exploração de mais de 15.000 médicos cubanos no Brasil, nos governos de @dilmabr e @MichelTemer.
Um fio lá do longínquo 2018, em que conto um pouco da história de como o trio Cuba-Opas-PT atuou para ocultar o que o era escravidão moderna como fonte de receita para um regime amigo. Até a Opas tirava uma casquinha do salário dos cubanos, abocanhando 5%.
O negócio é tão rasteiro que dois petistas envolvidos na criação do Mais Médicos ganharam emprego na sede da Opas, em Washington. Já topei com eles em eventos oficiais no mundo pré-covid19. Demonstravam estar muito bem. Enquanto isso, os cubanos explorados com a ajuda deles...
A Justiça atendeu parcialmente a uma demanda do MPF e determinou que o Brasil pedisse de volta parte do dinheiro drenado pela OPAS. Mas, bizarramente a @AdvocaciaGeral preferiu deixar pra lá. Ou melhor, advogar em favor da OPAS e Cuba. No Brasil é assim tudo muda para nada mudar.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Leonardo Coutinho

Leonardo Coutinho Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lcoutinho

29 Mar
#1 Como previsto, @ernestofaraujo caiu. Ele se jogou do cadafalso montado pelos chineses. Araújo era perecível e se tornou ainda mais ao escolher o confronto frontal. Maldosamente chamado de cruzado pelos detratores, ele corria com espada em riste sobre um campo minado.
#2 Não entendeu a guerra. Quando ele acusou a senadora @KatiaAbreu de chantagem/lobby em favor dos chineses, ele chutou o balde. Expressão aliás que vem de quando as pessoas eram executadas em praça pública. Araújo foi enxovalhado e “morreu” diante de uma plateia eufórica.
#3 Acho útil relembrar que em fevereiro, a #China tirou o edital do 5G da gaveta da Anatel e de quebra emplacou a visita de uma comitiva de alto nível às instalações da Huawei. Como o Brasil havia se "comportado mal", precisava mostrar boa vontade para receber doses de vacina.
Read 6 tweets
29 Mar
#1 Dois pontos interessantes na @ForeignPolicy. Todo mundo errou na interpretação do que era a #COVID19. Se deu melhor quem conseguiu remodelar a leitura dos cenários. Trump pagou caro por erros de vários, mas sobretudo pelos próprios.
#2 Eu também errei feio. Aqui o ato de contrição.
google.com/amp/s/www.gaze…
#3 O segundo ponto que gostaria de remarcar é o que alerta para os erros. Para a razão de tantos erros. Eu acrescentaria a arrogância e a tentação de ceder à pressão de audiências ou clientes quem sempre querem respostas. Nunca perguntas.
Read 4 tweets
27 Mar
#1 Acabei de ler a nota abaixo. E me perguntei que diabos tem essa história de Ceagesp? Não é possível que o defensor dos interesses dos chineses no Congresso quer a cabeça do chanceler por causa de um entreposto de alimentos. Não fazia sentido. Nada como o Google para ajudar.
#2 A Ceagesp foi enredada em um baita escândalo de corrupção. Ao que consta ia de rachadinha do salário da copeira ao livre trânsito do PCC (não o chinês) em suas instalações. Os investigados são indicados de Pinato que "ganhou" a Ceagesp de @MichelTemer.
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019…
#3 Quando da intervenção na @Ceagesp_Oficial, o @DatenaOficial veiculou uma entrevista com uma série de acusações bem pesadas. Ao que consta, o MPF e a Polícia Federal estão envolvidos na investigação. blogdodatena.band.uol.com.br/seguranca/novo…
Read 14 tweets
25 Mar
#1 O mundo vai mesmo de mal a pior. Onanistas reunidos em fóruns de internet têm sido capazes de pautar da esquerda à direita. Rapazes e adultos, incapazes de estabelecer relações afetivas criam idiotices que vão do #QAnon ao Ok supremacista.
theguardian.com/world/2018/apr…
#2 A linguagem do 4Chan é a referência para acusar @filgmartin de supremacista branco. Categoria que inclui neonazistas. Se o assessor do @jairbolsonaro é ou não um racista moreno é algo que merece investigação. Mas vamos mesmo códigos criados por inceis abobalhados?
#3 Sendo assim, os malucões do QAnon teriam razão no que dizem? Não é razoável descartar ou acreditar, conforme a conveniência, em histórias que tem a mesma origem estapafúrdia. No Brasil, os inceis estão envolvidos racismo, violência e misoginia. ponte.org/lider-de-forum…
Read 6 tweets
6 Mar
#1 O #Peru abriu as portas para os chineses testarem duas vacinas produzidas pela Sinopharm - que NÃO é a mesma empresa que faz a CoronaVac. A imprensa peruana acaba de revelar que uma delas tem eficácia de 33% e outra de 11%. Como se você no vídeo.
#2 Mesmo sabendo que não serve para nada, os chineses venderam e os peruanos, cúmplices, compraram um milhão de doses. O carregamento já foi entregue. A diplomacia da vacina promovida pela China é letal. Só não implodiu por causa da corrupção, colaboracionismo e desespero.
#3 Não se trata de ser contra as vacina ou a origem delas. Já contei aqui como elas protegem e como fui beneficiado por uma. A questão que persigo é de fundo. Qual vacina queremos? Que vacina merecemos?
gazetadopovo.com.br/vozes/leonardo…
Read 5 tweets
2 Feb
#1 Um bom termômetro da saúde institucional no #Brasil vem da operação da @policiafederal que prendeu oficiais da @fab_oficial envolvidos com tráfico de cocaína em aviões oficiais. O sargento-traficante na comitiva presidencial foi o ponto de partida.
gov.br/pf/pt-br/assun…
#2 Parece pouco, mas não. A destruição institucional da #Venezuela passou pela transformação das forças armadas em um cartel de drogas. Lá, os casos não eram isolados. E quando descobertos, eram abafados e os investigadores perseguidos.
wsj.com/articles/SB100…
#3 Na Bolívia, por exemplo, não deu em nada a denúncia de uma ponte aérea de cocaína conectanto La Paz-Caracas-Havana. Os voos militares foram denunciados por um ex-piloto que atuou na rota. Por lá nem era necessário um militar corrupto atuar como mula. a.co/46ome9u
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!