Tem uma tentativa de golpe que aconteceu com vários conhecidos meus recentemente. Acho que tem a ver com o vazamento daquela grande base com dados de todos os brasileiros algum tempo atrás.
Em suma, um camarada com um número completamente aleatório criou uma conta no WhatsApp com a mesma foto que eu uso. Ele, então, mandou uma mensagem para o celular da minha mãe, pedindo dinheiro. "Mãe, troquei de número, mas descobri uma dívida na linha antiga. Pode me ajudar?"
Minha mãe não caiu, mas só porque o trambiqueiro pediu uma quantidade esdrúxula de dinheiro. Até então, ela tinha acreditado na história.
Algumas semanas demais, aconteceu a mesma coisa, só que dessa vez outro golpista fingiu ser minha mãe e mandou mensagem para a minha avó.
Minha foto de WhatsApp era pública, então não tem muito mistério nisso. Ele adicionou meu número e simplesmente copiou a foto. A pergunta é outra: como esses caras conseguiram o telefone da minha mãe e, principalmente, como sabiam que ela era minha mãe?
Imagino que tenham, primeiro, acessado meus dados naquela grande base que vazou. Com isso, conseguiram meu telefone e o nome da minha mãe. Com o nome da minha mãe, fazem mais uma consulta e descobrem o telefone dela. E aí tentam aplicar um golpe que consegue ser bem convincente.
Pelo menos mais dois amigos me contaram que passaram por uma situação parecida, quando contei a história.
Pode ser também que a fonte de dados seja outra e que não tenha nada a ver com o vazamento. Entretanto, a coincidência de tempo é bem grande.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rodrigo Menegat

Rodrigo Menegat Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @RodrigoMenegat

7 Apr
Furar a fila é imoral em si, mas tem algo mais insidioso nesse plano de deixar empresários comprarem e distribuírem vacinas para os funcionários: condicionar a vacina à condição de empregado. Não é mais direito, mas privilégio concedido para quem produz para a classe empresarial.
A ideia é que funcionários sejam vacinados para que logo voltem a trabalhar e produzir para seus chefes – afinal, nesse regime, só eles e seus familiares imediatos serão imunizados. Não é saúde como direito básico e universal. É saúde como benefício condicionado ao serviço.
A discussão mais profunda, pra mim, não é sobre a fila e sobre quem tem o dever de trazer vacinas para o Brasil. É sobre essa ideia de fazer com que acessar a vacina só seja possível, em grande medida, para quem está "produzindo". É uma visão viciada, anti-1988. E está se impondo
Read 4 tweets
6 Apr
Opiniões perigosas: os times do Guardiola pós-Barcelona são absurdamente chatos
Como é lindo ver um contra-ataque punir esses times chatos que só rodam rodam rodam rodam e rodam 🥰
Deus nos abandonou
Read 4 tweets
6 Apr
O Windows inventou de atualizar sozinho, mas a bateria do notebook acabou no meio. Agora, parece que o HD compartilhado entre ele e o Ubuntu tá corrompido de algum jeito estranho e só funciona no Windows 🤡
QUANDO QUE VAI TER PACOTE ADOBE NO LINUX, DEUS?
Obrigado, Microsoft Image
Read 4 tweets
5 Apr
Será que não tem nenhum assessor inteligente ou corajoso o bastante pra avisar os chefes na Prefeitura que fazer isso aqui não funciona?

d.arede.info/ponta-grossa/3…
Os caras usaram DEZOITO MIL LITROS DE ÁGUA para lavar a calçada dos terminais de madrugada e acham que estão combatendo o coronavírus. Enquanto isso, vida e circulação normal, mesmo com hospitais lotados.
Ah, não tá normal, esqueci: os parques públicos estão fechados. 🤡
Read 4 tweets
27 Jan
Agora tá todo mundo descobrindo os portais da transparência. Incrível! Era meu sonho que esses dados fossem investigados por mais pessoas. São ferramentas super importante para qualificar nossa democracia. Como jornalista que trabalha com isso, porém, queria dar umas dicas 🧶👇
Não vou falar nada sobre as melhores formas de analisar esses dados, ferramentas legais de usar ou coisas assim. É sobre como evitar cascas de banana comum e mostrar de forma responsável as coisas que descobrimos nesse labirinto sem fim da burocracia estatal.
A primeira coisa, a coisa mais importante, a coisa mais fundamental: reporte contra as suas convicções. Tente derrubar sua própria descoberta. Procure o contrafactual. Existe alguma explicação para o que você descobriu que não seja o escândalo, o desvio, a notícia?
Read 13 tweets
26 Jan
Já que estamos falando de LEITE CONDENSADO, vamos falar de CHURRASCO. Há alguns anos, fiz essa matéria sobre gastos de cartão corporativo em churrascarias de luxo. A maior parte vinha de órgãos do Exército.

vsueiro.com/data-stories/a…
Se alguém for olhar os portais da transparência, tenho certeza que gastos assim ainda vão estar acontecendo. Baixem o CSV, usem CTRL-F e se divirtam.
Ah, tá em inglês porque era um projeto da minha pós. Tem botão pra traduzir pra português na matéria. :)
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!