10 5 6 5 Profile picture
8 Apr, 20 tweets, 4 min read
1/20) UMA PEDRA CHAMADA CHAPECÓ.

LOCKDOWN É INSTRUMENTO DE PREPARAÇÃO PARA ADOÇÃO DAS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO E NÃO A MEDIDA EM SI.

A QUESTÃO QUE O PREFEITO DE CHAPECÓ PÔS NA MESA É O QUE INCOMODA.

Isto é realmente importante?

Vamos caminhar um pouco.⤵️ Image
2/20) Estados e municípios deveriam ter adotado medidas restritivas que permitissem a administração pública preparar ambiente adequado ao devido enfrentamento do COVID-19 e suas variantes.

O que observamos?⤵️
3/20) Muitos governadores e prefeitos, com apoio da oposição e grande parte da mídia, adotaram as medias restritivas como fossem parte das medidas de enfrentamento.

O que mais se ouviu foram as frase:

"Estamos salvando vidas".

"Estamos ouvindo/seguindo a ciência".⤵️
4/20) Enquanto o planejamento de governadores e prefeitos, alguns apresentados ao público por meio de coletivas à imprensa, demonstrava escolha do lockdown e medidas restritivas como fossem as medidas de enfrentamento não de preparo para o enfrentamento.

Erraram e muito.⤵️
5/20) Como resultado do erro cometido, o número de mortos só cresceu - distanciando o discurso da realidade.

É neste ponto que Chapecó torna-se um grande problema para quem transformou medidas restritivas em política de enfrentamento e não de preparação.⤵️
6/20) Se você vêm a publico e diz "estamos salvando vidas" e os números não diminuem, há um problema de concordância.

Problema que agrava-se muito diante do que os números comprovam.⤵️
7/20) Cidades que adotaram medidas restritivas como fossem as medidas de enfrentamento tiveram crescimento no número de óbitos decorrentes da COVID-19.⤵️
8/20) Chapecó demonstrou, em números, que foram as medidas adotadas após período de preparação.

Período este que incluiu adoção, parcial, de restrições como preparação para o enfrentamento com as medidas, de fato, que possibilitariam conciliar saúde e economia.⤵️
9/20) Chapecó não defendeu tratamento A ou B, pôs à disposição da sociedade todos os meios disponíveis ao enfrentamento da pandemia e que servissem de meios com os quais fossem enfrentados os dois problemas - os doentes e a atividade econômica prejudicada pela pandemia.⤵️
10/20) Diferente das medidas adotadas por governadores e prefeitos que insistiram nas restritivas sem ofertar outros meios com os quais o cidadão pudesse contar além de impor decretos de LOCKDOWN ou ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS.⤵️
11/20) Tais governadores e prefeitos ofertaram, na prática, o que recomendava o ex-ministro Mandetta quando do início da pandemia - ir para casa, ficar em LOCKDOWN e procurar atendimento caso a situação se agravasse.⤵️ Image
12/20) Uma demonstração clara de que apostaram, de forma equivocada, que LOCKDOWN, ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS ou as medidas restritivas eram a resposta para o enfrentamento desta pandemia.⤵️
13/20) Para piorar, ignoraram os inúmeros esforços do presidente @jairbolsonaro para conscientizá-los que estavam equivocados.

Não abandonaram a oposição política em favor da vida.⤵️
14/20) Chapecó surge como um divisor de águas a demonstrar que o presidente estava correto e as medidas restritivas, quando adotadas, deveriam refletir preparação do ambiente onde ocorreria o devido enfrentamento sem politização e com a valorização da vida.⤵️
15/20) Dentre as medidas de enfrentamento adotadas pelo prefeito de Chapecó está a garantia de liberdade aos médicos para escolherem como deveriam abordar, caso a caso, a terapêutica adotada para pacientes acometidos pelo vírus.⤵️
16/20) Um exemplo de valorização da vida e coragem para enfrentar os dois problemas - a pandemia e as adversidades econômicas dela decorrentes.

Tudo isto faz de Chapecó um grande problema para quem apostou, de forma equivocada, na pandemia como um instrumento político.⤵️
17/20) Ainda que governadores e prefeitos tenham grande parte da mídia compondo o bloco da oposição política escondida por trás da falácia do "estamos salvando vidas", Chapecó trouxe uma verdade que a todos incomoda:⤵️
18/20) Medidas restritivas como LOCKDOWN, ANTECIPAÇÃO DE FERIADOS não são AS MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO; são parte das ações preparatórias para adoção de tais medidas - dentre as quais está a liberdade para que médicos possam exercer a nobre missão de ajudar a salvar vidas.⤵️
19/20) Que cada governador e prefeito apresente as medidas que adotaram para o enfrentamento, confrontem com os números e reflitam se o resultado confere a tais medidas conformidade com:

"Estamos salvando vidas".

"Estamos ouvindo/seguindo a ciência".⤵️
20/20) Até o momento salvar vidas significa literalmente salvar vidas enquanto medidas restritivas um instrumento de preparação para adoção das reais medidas de enfrentamento num estado de emergência.

Parabéns ao prefeito de Chapecó por deixar isto tão claro e evidente. Image

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with 10 5 6 5

10 5 6 5 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @10_5_6_5

9 Apr
1/21) Tudo começou quando o STF abriu um inquérito onde é, ao mesmo tempo a vítima, o promotor e o julgador.

Deveríamos ter dado devido destaque quanto a grave ameaças ao estado democrático nesta atitude?

Tal atitude mudaria o rito constitucional para outras ações?
2/21) 04/2021, o min. Luís Roberto Barroso determinou seja aberta uma CPI no Senado para apurar as ações do governo federal na pandemia de covid-19.

Dentro dos limites da constituição, quem pode criar CPI?
3/21) O pedido de instauração de uma CPI constitucionalmente deve nascer no Congresso, podendo ser feito por um terço dos Senadores ou um terço dos Deputados Federais.

No Senado, por exemplo, composto por 81 senadores, são necessárias 27 assinaturas.
Read 21 tweets
9 Apr
1/23) A lei Moro/Mandetta 13.979/2020 foi criada para estados e municípios.

Em 15/4/2020, o Plenário do STF, por unanimidade, confirmou o entendimento de que as medidas adotadas pelo governo federal na Medida Provisória (MP) 926/2020 para o enfrentamento do novo coronavírus, Image
2/23) não afastam a competência concorrente nem a tomada de providências normativas e administrativas pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios.
3/23) A decisão foi tomada, em sessão realizada por videoconferência, no referendo da medida cautelar deferida em março pelo ministro Marco Aurélio na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6341, movida pelo PDT.
Read 23 tweets
8 Apr
O presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, nos últimos dias na cadeira do comando da estatal, anunciou um salgado aumento de 39% no preço do gás natural no início da semana.
Segundo nota do estadão, as atualizações dos preços dos contratos são trimestrais, ou seja, para o período e maio, julho e julho a referência são os preços dos meses de janeiro, fevereiro e março, quando o petróleo teve alta de 38%.
O aumento anunciado passará a vigorar a partir de 1º de maio.

Roberto Castello Branco parece mostrar que segue firme na sua atuação contra o bolso do brasileiro e consequentemente impondo dificuldades ao gov. do presidente Bolsonaro.

Ao que parece, cai mas continua atirando.
Read 4 tweets
8 Apr
1/12) Na thread que postei refletindo sobre o que representa o exemplo de Chapecó, teve um compartilhamento com o questionamentos que devem ser o de outras pessoas.

Questionamentos justos, mas que podem passar uma visão superficial sobre o caso.

Eis os questionamentos :
2/12) "Porto Feliz implantou desde maio de 2020.

Búzios zerou com implementação.

Mirandópolis implantou há tempos.

Itajaí implantou em fevereiro.

Mais dezenas de cidades desde o ano passado...

Por que agora essa propaganda em cima de Chapecó?
3/12) A Secom do governo pode ter 2ª intenção?

Bom, somente a SECOM pode responder por ela.

De minha parte descreverei a resposta que julgo ser adequada, do ponto de vista do observador comum.

A partir deste ponto destaco minha resposta para as questões levantadas.
Read 12 tweets
7 Apr
28 de novembro de 2016 - O Brasil inteiro chorava sentindo a dor dos chapecoenses...

2021 - Chapecó retribui ao país provando ser possível colocar a vida em 1º lugar permitindo que profissionais médicos exerçam, sem temor, a nobre missão de tratar de imediato os que adoecem.
A cidade lembrada pela dor que tocou profundamente o país, agora também será lembrada pela coragem de identificar o vírus como o inimigo a ser combatido.

Ganha o povo de Chapecó e ganha o Brasil por saber que saúde e economia podem ser tratadas com o devido respeito às vidas.
Parafraseando o profeta Isaías 9:1,2

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida[...]

O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.

Parabéns ao prefeito de Chapecó-SC, João Rodrigues (PSD)
Read 4 tweets
7 Apr
1/5) Alguém sabe explicar como pode um presidente que a oposição política e midiática acusa de NEGACIONISTA estar na frente dos que seguem a ciência?

Será que aplicar é mais difícil que disponibilizar as vacinas?

Assim vai ficar difícil chamá-lo de genocida.

JB Entrega >
2/5) JB Entrega >
3/5) JB Entrega >
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!