Neste dia, a 8 abril 2013, morreu Margaret Thatcher, a ex-primeira-ministra conservadora britânica. Estouraram festas nas ruas em celebração por todo o Reino Unido, especialmente em zonas de classe trabalhadora e em comunidades mineiras que foram devastadas pelas suas políticas.
O seu legado é lembrado pela sua destruição do movimento laboral britânico após a derrota da greve dos mineiros de 1984-5, o que levou ao aumento drástico da desigualdade económica e do desemprego na década de 1980.
O seu governo cortou na habitação social, levando ao aumento dos preços das habitações e criando a atual situação em que ter habitação própria não é uma possibilidade para a maioria das pessoas, especialmente os jovens, medidas que Cavaco Silva tomou como exemplo para Portugal.
Thatcher também protestou que as crianças estavam "a ser enganadas" ao serem ensinadas que "têm o direito inalienável de ser gays", o que a levou a introduzir a lei seção 28 que proibia falar da homossexualidade como algo aceitável em instituições públicas, especialmente escolas.
No exterior, Thatcher foi uma poderosa defensora do aphartheid, recebendo o chefe de estado da África do Sul, enquanto denunciava o Congresso Nacional Africano (de Mandela) como uma "organização terrorista típica".
Foi também uma grande aliada e amiga íntima do ditador chileno, Augusto Pinochet, responsável pelo estupro, assassinato e tortura de dezenas de milhares de pessoas.
De volta à Grã-Bretanha, Thatcher protegeu vários políticos acusados de pedofilia, incluindo Sir Peter Hayman e os deputados Peter Morrison e Cyril Smith e ainda mais grave, +
+ nomeou o seu amigo Jimmy Savile como "cavaleiro do reino", o mesmo que usava caridade para esconder o facto de ter violado 300-400 vítimas entre os 5 e os 75 anos ao longo de 6 décadas, nunca tendo sido punido ou julgado.
Foto: Savile a dar as boas-vindas a Thatcher no inferno.
Margaret Thatcher acabou por ser forçada a renunciar após a derrota da odiada "poll tax" por uma campanha de não-pagamento em massa.
Fotos da brutalidade policial nos protestos contra a poll tax.
1/9 Neste dia, 30 de abril de 1962, inicia-se uma série de greves e protestos que poria fim ao trabalho de sol a sol com a conquista das 8 horas de trabalho no Alentejo, em Portugal, na qual participaram mais de 200 mil pessoas, mesmo com a forte repressão da ditadura portuguesa.
2/9 Irromperam-se greves e manifestações de camponeses por td o Alentejo, Margem Sul e centro de Portugal, mesmo nas aldeias mais pequenas e isoladas, com total adesão em muitas delas, organizadas em boa parte por militantes clandestinos do PCP e lideradas por António Gervásio +
3/9 + (um dos quadros comunistas que havia fugido da prisão de Caxias 5 meses antes). Num contexto de extrema pobreza, 500 latifundiários controlavam a esmagadora maioria das terras alentejanas, que eram também protegidas pela PIDE (policia secreta), GNR e PSP (policias civis).
Neste dia, a 25 de Abril de 1974, a ditadura fascista do Estado Novo em Portugal é derrubada por um golpe militar de capitães do exército, descontentes com a Guerra Colonial travada contra os movimentos de libertação dos povos de Angola, Moçambique e Guiné Bissau. (1/8)
Os “Capitães de Abril” constituem o “Movimento das Forças Armadas” (MFA) e vinculam o seu futuro ao fim do regime que oprimia e manipulava o seu próprio povo para manter, a preço de sangue, a opressão de outros povos. (2/8)
Depois de lançar um ataque tático sobre as estruturas militares e civis em Lisboa, fundamentais ao funcionamento do aparelho repressor do Estado, o MFA derruba o regime e, + (3/8)
1/4 Neste dia, a 17 de abril de 1958, a Bélgica abriu a Feira Mundial, que incluía um 'zoológico humano' exibindo homens, mulheres e crianças negras nas suas 'condições nativas' encontradas no Congo, então uma colónia belga.
2/4 As pessoas usadas foram maltratadas e insultadas por espectadores brancos, que jogaram dinheiro e bananas por cima da cerca de bambu para tentar provocar uma reação.
3/4 Os congoleses que participaram na mostra, assim como os congoleses da feira, ficaram alojados num edifício isolado, em alojamentos apertados com restrições para receber visitantes ou poder sair, até ao final da feira que duraria 7 meses.
Neste dia, a 15 abril 1968, começou uma greve ilegal massiva de pescadores em Portugal. Mais de 5000 pescadores da sardinha de Matosinhos iniciaram a greve, exigindo melhores salários, o descanso ao domingo e o fim dos despedimentos e da "exploração desenfreada dos patrões".
No inicio de Maio, a greve dos pescadores estende-se a quase todas as cidades costeiras do centro-norte do país como Aveiro, Figueira da Foz, Afurada, Espinho, Esmoriz e Ovar, aos quais se juntam os trabalhadores das fábricas de conservas e redes de pesca de Setúbal e Barreiro.
Aos poucos, devido à repressão, voltaram ao trabalho. No dia 1 de Julho inicia-se uma nova vaga de greves e face à prisão de alguns pescadores, 400 mulheres acompanhadas de crianças manifestaram-se em frente à sede da PIDE (polícia secreta da ditadura), exigindo a sua libertação.
Neste dia celebra-se o Dia Internacional da Mulher. A origem histórica do Dia da Mulher [Trabalhadora] está ligada às lutas das mulheres por melhores condições laborais, sociais e para alargar o espectro dos seus direitos, que se tornaram mais notórias nos séc. XIX e XX. 1/7 ⬇️
2/7 A decisão de celebração anual do dia surgiu de diversos grupos e contextos de esquerda radical, para inserir a mulher na luta por uma sociedade justa, e para honrar o papel que teve nas lutas emancipatórias, que foi constantemente negligenciado.
3/7 Numa dessas ocasiões, a 8 de Março de 1917, na Rússia, trabalhadoras têxteis iniciaram um protesto massivo contra a crise social e política vivida. Apesar da brutalidade com que foram recebidas, este protesto terá sido um dos fatores que desencadeou a revolução de fevereiro.
1/7 Neste dia, a 25 de dezembro de 1522, começou uma revolta em São Domingo, na República Dominicana, contra o filho de Cristóvão Colombo, Diego, na sua plantação de açúcar.
2/7 Armados c machetes, os rebeldes - especialmente pessoas muçulmanas escravizadas oriundas de África Ocidental - mataram vários colonos, até a insurreição ser travada. Muitos conseguiram escapar para as montanhas, formando comunidades independentes junto do povo indígena Taíno.
3/7 Após a "descoberta" das Américas em 1492, a coroa espanhola "ofereceu" a ilha de hispaniola (atual Haiti e Rep. Dominicana) a Cristóvão Colombo, que tomou posse da ilha, levando mais colonizadores.